A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

'Castle Rock' de Stephen King chega sábado ao TVSéries

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Castle Rock, a vila imaginária do Maine onde se passam muitas das histórias de Stephen King, é agora também uma série de televisão, que se estreia este sábado no TVSéries. 

Se querem fazer salivar um fã de Stephen King, digam-lhe só duas palavras: “Castle Rock”. É uma parte essencial da topografia imaginária do universo literário do escritor, uma vila do estado do Maine onde, desde 1979, este tem situado vários dos seus romances, contos e novelas, caso de Cujo, O Corpo (filmado por Rob Reiner como Conta Comigo), Needful Things, Zona Morta, The Dark Half ou Elevation, este a publicar em breve. 

Castle Rock surge também de forma tangencial em muitas outras obras de King, como Doutor Sono, Pet Sematary ou It. E passa agora a ser o nome de uma série de televisão produzida por J.J. Abrams e pelo próprio King, ambientada nesta vila e nos seus arredores, entrelaçando locais, temas e personagens do mundo ficcional do autor de Carrie.

Castle Rock começa a ser exibida no TVSéries este sábado, e apesar do nome de King aparecer no genérico apenas como um dos produtores (é escrita por Sam Shaw e Dustin Thomason, os seus criadores), torna-se óbvio, logo no primeiro episódio, que o escritor deve ter metido aqui e ali a mão na massa da intriga, de tal modo ela está, em termos de construção narrativa, de gestão das atmosferas de medo e da ambiência geral, geminada com o mundo que construiu no papel.

A série oferece ainda aos doentes de Stephen King um brinde extra: detectar a miríade de referências, cotoveladas e piscadelas de olho à obra do escritor que estão polvilhadas na história, por vezes de forma óbvia, noutras vezes de relance, e que vão deCujo aos contos de O Turno da Noite, de Dolores Claiborne a Os Condenados de Shawshank, entre muitos outros.

E é precisamente na Penitenciária de Shawshank que tudo começa, após o estranho suicídio do seu director, e a descoberta, numa ala há muito abandonada, de uma jaula de ferro onde está preso um rapaz sem nome nem identidade. Entre os intérpretes de Castle Rock estão André Holland, Sissy Spacek, Terry O'Quinn, Scott Glenn e Bill Skarsgard. O convidado especial é sobejamente conhecido da obra de Stephen King: o Mal.

+ Orange Is The New Black está de volta, agora noutra prisão

+ What is America?: Sacha escondido com Baron Coen de fora

Últimas notícias

    Publicidade