A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Eugénio de Andrade
Ilustração de Cristina Valadas gentilmente cedida pela própria ao CCB para o Dia Mundial da Poesia 2023Eugénio de Andrade

CCB homenageia Eugénio de Andrade no Dia Mundial da Poesia

O programa, gratuito, inclui leituras de poesia, conversas, cinema, exposições e até uma Feira do Livro. Entre as 15.00 e as 19.00 de 25 de Março, tem muito com que se entreter.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de Março. Em 2023, o Centro Cultural de Belém marca a efeméride no dia 25, com um programa dedicado ao centenário do nascimento de Eugénio de Andrade. Além de leituras de poesia, haverá uma conversa à volta da obra e vida do poeta, a exibição do documentário Eugénio de Andrade, de Jorge Campos, e muitas outras actividades para toda a família.

“Nasceu José Fontinhas, mas adoptou o nome artístico de Eugénio de Andrade, pelo qual ficou conhecido. Adolescente foi o seu primeiro livro, editado em 1942, tendo ganho grande visibilidade com a obra As mãos e os Frutos [publicada em 1948]. Foi também autor de livros infantis e tradutor, tendo traduzido García Lorca. Em 2001, foi agraciado com o Prémio Camões”, lê-se no site do CCB, onde poderá encontrar a programação completa do evento.

Com entrada livre, entre as 15.00 e as 19.00, são várias as iniciativas previstas. Por exemplo, no Centro de Congressos e Reuniões, o público será convidado a dizer os seus poemas favoritos e até os de sua autoria, entre as 15.30 e as 18.30; haverá ainda a exibição do documentário sobre Eugénio de Andrade de Jorge Campos, às 16.00; uma conversa em volta da vida e obra do poeta, moderada por Federico Bertolazzi e José Mário Silva, entre as 17.00 e as 18.00; e uma Feira do Livro.

Já no Espaço Fábrica das Artes, poderá aproveitar a actividade “Entre a Poesia e a obra”, onde os mais novos serão desafiados, a partir das 10.30, a relacionar excertos da poesia de Eugénio de Andrade com fragmentos de obras da Colecção Berardo, criando uma composição plástica; e a visita guiada à exposição “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, às 11.00, 11.30, 12.00 e 12.30, seguida de uma oficina sobre cinema e animação com o realizador Bruno Caetano (produtor de Ice Merchants, o primeiro filme português nomeado aos Óscares).

Centro Cultural de Belém. Sáb 25. 15.00-19.00. Entrada livre

+ Feira do Livro de Poesia ocupa Jardim da Parada durante seis dias

+ Leia já, grátis, a edição digital da revista Time Out Portugal deste mês

Últimas notícias

    Publicidade