A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
jardinagem
Foto: Istockphoto

Conhece o Dia Mundial do Fascínio das Plantas? Descubra-o com estas actividades grátis

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Este ano, Lisboa volta a despertar para o papel das plantas na conservação do ambiente e bem-estar das pessoas com actividades – a maior parte gratuitas – em vários locais da cidade. Entre workshops, exposições, visitas guiadas e conversas com cientistas, o difícil vai ser escolher.

O Dia Mundial do Fascínio das Plantas, lançado em 2012 sob a égide da European Plant Science Organisation, é comemorado a 18 de Maio por investigadores de todo mundo que querem promover o interesse pela natureza. Em Portugal, a data será assinalada com actividades relacionadas com plantas, desde passeios por jardins botânicos a visitas temáticas. Se estiver perto de Lisboa, há muitas festas onde poderá conectar-se com a natureza ou entreter os miúdos.

As comemorações começam já a 15 e 16 de Maio, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com visitas guiadas às colecções de oliveiras e árvores de nogueira-pecã, a partir das 09.00, e a apresentação das Colecções de Madeiras e Cortiças Portuguesas, das 10.00 às 11.30. Ainda em Oeiras, no Palácio do Marquês de Pombal, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier promove um amplo programa com bancas de ciência e exposições de desenho e fotografia, no dia 18 de Maio, das 10.00 às 17.00. Destaca-se por exemplo a actividade “À Descoberta das Árvores”, com sessões para as famílias, e uma conversa sobre melhoramento de plantas com o professor Pedro Fevereiro.

No dia 18 de Maio, que é também o Dia Internacional dos Museus, poderá visitar o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que estará a promover actividades gratuitas, mediante inscrição através de e-mail, a partir das 11.00. Além de uma sessão de reconhecimento de plantas no Jardim Botânico de Lisboa, há um percurso até à Galeria Subterrânea do Loreto do Museu da Água e visitas orientadas a exposições, incluindo à exposição “Plantas e Povos”, das 19.00 às 20.00.

Se quiser aprender como não ser um serial killer de plantas, a plataforma Generosa estará a dar um workshop na Academia Organii, na Lx Factory. Entre as 10.15 e as 11.30, vai aprender quais são os critérios a ter em conta na selecção de uma planta de companhia, as regras básicas para manter uma planta saudável e os principais erros a evitar. Mas terá de desembolsar entre 15€ a 25€ (sem ou com planta).

Para saber mais sobre o Dia Mundial do Fascínio das Plantas, basta consultar o site português dedicado ao evento, onde estão a ser registadas todas as actividades programadas de norte a sul do país.

+ Seja um naturalista: passeios e workshops para respirar ar puro

Últimas notícias

    Publicidade