Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Seja um naturalista: passeios e workshops para respirar ar puro

Seja um naturalista: passeios e workshops para respirar ar puro

Sabia “que cada pedra, planta ou criatura/está viva e tem alma”? Abrace a natureza com estes passeios e workshops em Lisboa.

Por Raquel Dias da Silva |
Publicidade
Mata da Machada
Mata Nacional da Machada

A vida na cidade não tem de se resumir às manhãs com brunches da moda, a tardes intelectuais de roteiro literário ou a jantares prolongados com banda sonora. Para além da beleza celestial, também a natureza está disponível durante o ano inteiro, para meter as mãos na terra ou os olhos no céu.

Enquanto os responsáveis pelo urbanismo não encontram o ponto de equilíbrio entre a construção humana e os espaços verdes naturais, o desafio de conciliar a cidade e a natureza é de cada um de nós. Não precisa de começar a criar uma horta na varanda, nem de se tornar (muito menos do pé para a mão) guru do zero desperdício, mas passar mais tempo ao ar livre é remédio santo para vários males.

Em Lisboa, há tantos cursos zen para deixar de stressar, como passeios e workshops na natureza. Entre aulas de jardinagem, observações astronómicas e passeios botânicos ou micológicos, o difícil é escolher. Respire fundo (onde o ar for mais puro) e prepare a lista para o fim-de-semana ou para as próximas férias em família.

Recomendado: Os melhores parques e jardins em Lisboa

Para meter as mãos na terra

Crochet
©DR
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Nutrir o corpo e o espírito

icon-location-pin Mata Nacional da Machada, Grande Lisboa
icon-calendar

É o segundo ano consecutivo que Cristina Mira Santos, em nome da Associação dos Amigos da Mata da Machada, promove hábitos de vida saudáveis para “nutrir o corpo e o espírito”. Um sábado por mês, de Janeiro a Dezembro, o dia começa às 10.00, no Espaço Machada, com uma meditação guiada, seguindo-se um almoço em conjunto, preparado pelos próprios participantes. A partir das 15.00, é para conversar sobre “temas que fazem bem à mente”. Por fim, pelas 16.00, poderá juntar-se ao clube de croché para tecer as alegrias da vida. Este grupo, de participação livre, foi criado para passar o testemunho sobre a importância desta actividade tão antiga como um poderoso instrumento terapêutico. Para participar (15€ com almoço incluído), é indispensável inscrever-se, através de e-mail, até à quinta-feira anterior à data do evento.

Jardim Zoológico de Lisboa
Jardim Zoológico de Lisboa
Coisas para fazer

Clube da Natureza

icon-location-pin Jardim Zoológico de Lisboa, Sete Rios/Praça de Espanha
icon-calendar

Vencedor do prémio da Associação Mundial de Zoos e Aquários, o projecto do Jardim Zoológico de Libosa pretende desenvolver eventos gratuitos nos espaços verdes da Freguesia de São Domingos de Benfica, através de um passaporte que incentiva as famílias a contactarem directamente com a natureza e a apoiarem a sua conservação. A iniciativa termina a 16 de Fevereiro de 2020, com a entrega de prémios para distinguir as famílias com o passaporte mais preenchido, com a oferta de bilhetes, descontos e "sábados selvagens", um programa com percursos temáticos que permite visitar os bastidores do Jardim Zoológico de Lisboa e aprender mais sobre os processos diários de tratamento e alimentação dos animais.

Para meter os olhos no céu

astronomia
Fotografia: NASA/ Unsplash
Coisas para fazer, Aulas e workshops

Curso Outros Mundos – A Nova Grande Aventura Está a Começar

icon-location-pin Observatório Astronómico de Lisboa, Alcântara
icon-calendar

Como serão os oceanos de Europa? De que são feitos os lagos de Titã? Como estudamos as atmosferas dos planetas do Sistema Solar? Existirá vida noutros planetas? Neste curso (100€), para maiores de 15 anos, será feita uma viagem pelo Sistema Solar enquadrando o conhecimento actual com as técnicas utilizadas e a evolução do conhecimento. Serão ainda abordados aspectos da Astrobiologia e da descoberta de Exoplanetas, dois temas quentes da actualidade astronómica.

Mais actividades para naturalistas

Santuário da Peninha
Fotografia: Ricardo Salvo
Coisas para fazer

Os melhores sítios para ver as estrelas em Lisboa

Custa admitir, mas tem de ser: é raro darmos conta da paisagem lá em cima, a não ser quando as notícias sobre fenómenos astronómicos pontuais – como chuvas de meteoros, eclipses e super luas – invadem as redes sociais. De repente, não há ninguém que não queira olhar para o céu, mas a beleza celestial está disponível o ano inteiro, com as suas estrelas, planetas, galáxias e cometas. 

Lima Escape Camping, Gerês
©DR
Hotéis

Nove parques de campismo em Portugal para dormir à luz das estrelas

Quando pensamos em acampar, a indecisão ataca entre enumerar os lugares bonitos onde o podemos fazer e entrar em pânico com a parte chata de ter de o fazer, como termos de andar com o papel higiénico atrás ou demorarmos dias a lavar o pó do corpo. Mas, a verdade é que passar férias num parque de campismo já não é o que era. Há cada vez mais e melhores opções. E são muitos os encantos em dormir no meio da natureza, do ar puro à oportunidade de adormecer com uma banda sonora natural

Publicidade