A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
planeta
Paige Cody

Podcasts sobre sustentabilidade para uma vida mais verde

Somos cada vez mais inundados pelo apelo a um consumo mais consciente e à adopção de hábitos sustentáveis. Estes podcasts são uma boa forma de começar.

Escrito por
Joana Moreira
Publicidade

Nunca a palavra sustentabilidade esteve tanto na ordem do dia. Já sabemos que os sacos de plástico são para reutilizar, que tudo o que é descartável é de evitar e que, na dúvida, mais vale deixar o carro em casa e ir para o trabalho de transportes públicos. Mas ainda há muitas questões e incertezas sobre o que é mais ou menos ecológico e as conversas estão longe de parar por aqui. Se anda à procura de uma vozinha – literalmente – no ouvido para mudar os seus hábitos, fique a saber em que podcasts pode mergulhar de cabeça para começar a ajudar o planeta.

Recomendado: Dezanove podcasts portugueses para ocupar os dias

No Instagram, Catarina Barreiros é uma verdadeira autoridade em matéria de sustentabilidade. O seu podcast Do Zero (uma referência à importância de controlar o desperdício) já conta com duas temporadas e tem episódios dedicados a temas como a pegada carbónica e o greenwashing, mas também a outros mais inesperados como a depilação ou o óleo de palma. 

Neste podcast do Público, feito com o apoio da Gaiurb, fala-se de cidades do futuro. São dez episódios com entrevistas a arquitectos paisagistas, investigadores e sociólogos sobre matérias como o combate às alterações climáticas, a mobilidade, a sustentabilidade ou a habitação.

Publicidade

No âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, o programa semanal Terra a Terra, da TSF, percorreu o país, de Trás-os-Montes ao Algarve, a mostrar (e a contar) o que o país faz de melhor em termos de preservação e conservação do ambiente e da biodiversidade. Paisagens protegidas, debates sobre a reabertura de linhas ferroviárias, a história da raia e das rotas de contrabando são apenas alguns dos temas que pintam os 22 episódios. 

Sabia que é possível atrair morcegos para comerem pragas e assim usar menos pesticidas? É apenas uma das coisas que vai descobrir neste podcast da revista Visão em que se fala sobre veículos eléctricos, painéis solares, aterros sanitários ou o impacto do nosso consumo na desflorestação. Há quase 30 conversas para ouvir, com investigadores, activistas e outras figuras ligadas ao ambiente e à sustentabilidade. 

Publicidade

Diz-se muitas vezes que as marcas são parte do problema, mas também parte da mudança. Neste podcast da Deco Proteste fala-se com empresas e sobre empresas, com foco nas boas práticas, estratégias e exemplos necessários para a preservação do planeta.

Lisboa verde

  • Coisas para fazer

Não há desculpas para não vestir a camisola verde, mesmo no conforto do lar. Damos-lhe aqui dicas para ser sustentável em casa que podem ser aplicadas em cada momento do seu dia, seja enquanto está na cozinha de volta dos tachos (não há desperdício, ouviu?), na varanda com as plantas ou na casa de banho, na hora da rotina de beleza. Pedimos ajuda a quem anda nestas andanças faz tempo e a quem carrega consigo a bandeira da sustentabilidade, seja em movimentos comunitários ou marcas.

  • Coisas para fazer

Há quem atire a toalha ao chão, quem questione mesmo o aquecimento global (não vamos apontar nomes), mas também há quem não desista e faça a sua parte na luta por um mundo mais verde e, por arrasto, com uma esperança de vida mais longa. Conheça algumas das ideias sustentáveis, muitas nascidas e criadas em Lisboa, uma cidade cada vez mais ecológica.

Publicidade
  • Compras

É importante mudar consciências e rotinas, e nesse leque de pequenos detalhes para levar uma vida mais sustentável, está o simples acto de escolher a dedo o cabeleireiro onde vai. Sugerimos-lhe uma lista de cabeleireiros sustentáveis em Lisboa onde só entram marcas vegan ou orgânicas – já pensou na quantidade de produtos tóxicos que vão por água abaixo sempre que lava o cabelo?

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade