A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Podcast, online, programa
© DR

Dezanove podcasts portugueses para ocupar os dias

Precisa de alguma coisa para ocupar os seus dias? Comece a ouvir um destes 19 podcasts portugueses.

https://media.timeout.com/images/105796494/image.jpg
Escrito por
Margarida Ribeiro
Colaborador
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Todos temos aquelas listas infinitas de coisas que queremos fazer e que deixamos sempre para depois. Se é o seu caso, aproveite este Verão para riscar alguns artigos da lista. Por exemplo, é uma boa altura para ouvir um destes 19 podcasts portugueses. Vai encontrar nesta lista um pouco de tudo, desde podcasts dedicados a política e história a outros de comediantes bem conhecidos. Precisa de coisas para fazer em casa? Espreite as melhores sugestões para o seu Time In.

Recomendado: Os melhores discos portugueses de 2020

70% dos casais em Portugal divorciam-se. O humorista David Cristina juntou-se à influencer digital (e antiga jornalista da Time Out) Ana Garcia Martins, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce, para partilharem em episódios bem-humorados o facto de estarem os dois Separados de Fresco. Falam de filhos, finanças, dating e tudo o que lhes apetecer.

Afinal, como é que se faz vinho? O que é isso do terroir? De onde vêm os aromas? Madalena Vidigal responde a estas e a muitas outras perguntas no seu novo podcast, 5 Minutos de Vinho. Todas as quintas-feiras, há um novo episódio, acompanhado de uma sugestão vínica. E pode enviar as suas próprias dúvidas por e-mail (madalena@entrevinhas.com) ou através de mensagem de Instagram.

Publicidade

Não é bem um podcast, é uma podsérie, do humorista Luís Franco-Bastos, que conta as peripécias que acontecem no maior hotel da Marateca, um hotel único — até porque só há este na União das Freguesias de Poceirão e Marateca, localidades rivais no concelho de Palmela.

Dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal é o objectivo deste premiado programa de rádio da Antena 1. Os episódios têm, como o nome indica, apenas 90 segundos e os radialistas são os próprios cientistas, de exactas ou humanas, que em tempo recorde contam o que fazem e por que o fazem.

Publicidade

Miguel Luz, apresentador e criador do Janela Aberta, aproveita os episódios para “pensar alto” sobre qualquer assunto – desde coisas banais, como cortes de cabelo, a outras mais pessoais, como relações amorosas. Normalmente, está sozinho, mas de vez em quando tem um convidado a fazer-lhe companhia.

Publicidade

Às sextas-feiras, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, um dos fundadores da Time Out Lisboa, juntam-se para o Governo Sombra, moderado por Carlos Vaz Marques, onde se fala da actualidade política portuguesa e internacional. O programa é transmitido em directo na SIC Notícias, mas também é partilhado em formato de podcast, no site da TSF. 

Sara Vicario faz deste podcast um diário, onde fala sobre os diferentes temas que a revoltam, como vizinhos, mau tempo, trânsito e até relações. Há um episódio novo a cada duas semanas e o ideal é ouvir no fim de um dia mau e perceber que afinal há pessoas que partilham frustrações parecidas com as suas.

Publicidade

Ao comando está o economista José Maria Pimentel, que se faz sempre acompanhar por especialistas de diversas áreas. Cada episódio é uma conversa para falar de temáticas como filosofia, economia, ciência e política. Se achar os episódios muito longos, pode ouvir o 45 Graus Xpress. São mini-episódios, com cerca de dez a 20 minutos, com um excerto de cada conversa.

Foi há três anos que o comediante Pedro Teixeira da Mota criou o ask.tm, um podcast onde responde às mais variadas perguntas do público. Política, superstições, séries, filmes e música são alguns dos assuntos abordados, sempre com um toque de humor. Com quase 200 episódios, este é um dos podcasts mais ouvidos em Portugal. 

Publicidade

O comediante Guilherme Duarte e o escritor Hugo Gonçalves juntaram-se para, tal como os próprios descrevem, conversar “sem barbas na língua sobre temas polémicos e trivialidades, com seriedade, humor e coerência”. Publicam episódios novos regularmente e a pensar nos tempos em que vivemos.

O programa da SIC Notícias é muito popular entre os portugueses, e desde 2018 que é possível ouvir todos os episódios em formato podcast. São cerca de 50 minutos onde se debatem os temas da actualidade. O apresentador e moderador é Aurélio Gomes e quem está lá para comentar tudo é Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. 

Publicidade
Fuso

Há três anos que Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha, faz sucesso no YouTube. Em Outubro de 2019, a comediante mudou-se para Nova Iorque e decidiu começar a contar as suas aventuras neste podcast. Entretanto, regressou a Portugal, mas promete continuar a fazer-nos companhia, especialmente durante estes tempos difíceis.

Rui Unas lançou o Maluco Beleza em 2012, com o objectivo de criar um espaço de conversa livre e descontraído. A cada episódio, o actor recebe um convidado diferente. Por lá já passaram nomes como Carlão, Diogo Morgado, Lili Caneças ou Ana Guiomar. O que era inicialmente um podcast, foi-se transformando e agora também é possível assistir às entrevistas no YouTube

Publicidade

Este é o podcast perfeito para quem não tem paciência para episódios muito longos e gosta de saber factos engraçados sobre celebridades. Hugo van der Ding (que também faz umas ilustrações muito engraçadas) está quase todos os dias de manhã na Antena 3 para o programa Vamos Todos Morrer. Os episódios têm no máximo dez minutos e em cada um o assunto é a vida e, principalmente, a morte de uma figura famosa, como Audrey Hepburn ou Beethoven. 

Fumaça
© DR

Fumaça

O Fumaça é um projecto de comunicação independente, com financiamento cooperativo. Que tipo de conteúdo é que pode encontrar lá? Entrevistas, reportagens, debates e até séries sobre diferentes temáticas, como as alterações climáticas. No ano passado, recebeu os prémios de melhor podcast do ano e melhor podcast de entrevistas na primeira edição do Podes 2019

Publicidade

Criado e produzido por Daniel Oliveira e João Martins, Perguntar Não Ofende é um podcast de entrevistas e debates onde a política é o tema habitual. O programa é semanal e já recebeu várias personalidades nacionais e internacionais, como António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Dilma Rousseff, Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira.

Rui Tavares é colaborador regular do Público e dá voz ao podcast Agora, agora e mais. O programa é sobre "histórias da história" e é baseado num livro do político, ainda em progresso. Prepare-se para percorrer mil anos de história europeia e mundial. O Público tem mais podcasts, pode explorá-los aqui

Publicidade

O humorista Guilherme Fonseca e a blogger Rita da Nova são um casal e decidiram criar um podcast para discutir assuntos triviais do dia-a-dia. Chamaram-lhe Terapia de Casal, onde vão receber alguns terapeutas para os ajudar. Na verdade, não se tratam de profissionais de saúde, mas sim de amigos e conhecidos dos dois. Em alguns dos episódios também vão responder a perguntas e dúvidas amorosas que o público pode enviar por email

Mais para ouvir

  • Música
  • Portuguesa

A música foi um dos maiores consolos no absurdo ano de 2020, que vai ficar gravado para a história pelos piores motivos. Um ano de desafios para os músicos que perderam o sustento com o cancelamento dos concertos, mas marcado por muitas provas de talento.

  • Música

Ah, as manhãs. Esse pedaço de discórdia da humanidade, ora pendendo para os que de nós acordam em euforia ora pendendo para os que odeiam tudo no começo do novo dia. Mas não se inquiete porque, ao contrário dos nossos antepassados, temos muitas e boas soluções musicais para superar a pior das manhãs.

Publicidade
  • Música

A noite é altura propícia a questionamentos, balanços e viagens até cantos da alma que não costumam ser visitados durante o dia. É também a altura em que muitos escritores de canções vertem no papel as suas meditações. Chegar a esta lista não foi por isso difícil.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade