Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Bom dia, alegria: músicas para começar bem o dia
Caneca de café
©Íris Juana/Unsplash

Bom dia, alegria: músicas para começar bem o dia

As manhãs nem sempre são dignas mas nós temos soluções. São as músicas para começar bem o dia que vai querer ouvir

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Ah, as manhãs. Esse pedaço de discórdia da humanidade, ora pendendo para os que de nós acordam em euforia ora pendendo para os que odeiam tudo no começo do novo dia. Mas não se inquiete porque, ao contrário dos nossos antepassados, temos muitas e boas soluções musicais para superar a pior das manhãs. Dos icónicos Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Johnny Mercer, aos contemporâneos A$AP Rocky e Anderson Paak, esta lista é um apanhado de tudo o que nos faz querer sair da cama. Pequenas obsessões, paixões duradouras, coisas de momento. Destape-se com estas músicas para começar bem o dia.

Também pode seguir esta playlist no Spotify.

Recomendado: Playlist para ouvir à noite

As músicas para começar bem o dia

"Feeling Lonely", Boy Pablo

O norueguês Pablo compensa em talento o que lhe falta em idade e traz nesta "Feeling Lonely" um bom bocado de musicalidade anti-manhãs aborrecidas.

"Suede", NxWorries

"Smoother than a motherf*cker". Sim, é você. E não somos nós a dizê-lo, são Anderson Paak e Knxwledge, a dupla que dá vida a NxWorries. Ouça disto à bruta para sentir aquele empurrão de confiança que precisa. 

Publicidade

"Heavy, California", Jungle

Estique o esqueleto todo à medida que salta apressadamente da cama porque esta "Heavy, California" tem exactamente esse intuito. Meta-se em dança coreografada até ao chuveiro e aplique aquele karaoke destrutivo sem piedade. O dia é seu. 

"You Make My Dreams", Daryl Hall & John Oates

Tudo bem que quem viu (500) Dias com Summer vai certamente associar esta bela canção ao filme, mas não queremos saber. É ou não é um tónico de "salta da cama" convincente?

Publicidade

"Should I Stay Or Should I Go", The Clash

Não aconselhamos encaixar "Should I Stay Or Should I Go" como toque de despertador sob pena de um dos seguintes desfechos ser certo: ou sai da cama em pânico pela guitarrada ou decide ficar na cama. Se estiver em posição privilegiada, dito CEO ou qualquer outra sigla de semelhante poder, ceda. Por alguma razão existem boards of directors.

"Am I Wrong", Anderson Paak

Foi você que pediu música para abanar a anca enquanto vasculha a roupa lavada? Enquanto faz o pequeno-almoço? Enquanto se pica com uma imitação de Lewis Hamilton na A5 ou numa ciclovia desta cidade? Esqueça as duas últimas, mas dê tudo na preparação para enfrentar mais um dia ao som deste naco de perdição musical.

Publicidade

"Personality", Johnny Mercer

Quatro estatuetas douradas constam do currículo deste gigante da composição que chegou a ter um caso com Judy Garland. Agora que já tem o gossip matinal, embale com a qualidade desta "Personality" e balance enquanto escolhe o que vai vestir. 

"Bicicleta", Marcos Valle

Quem é que precisa de um personal trainer quando Marcos Valle está disponível nos fones ou no rádio do carro? Faça o que o homem diz, aproveite esta música para malhar. E poupe o ambiente fazendo corresponder a cantiga à realidade.

Publicidade

"Sundress", A$AP Rocky

"Fogo, já ouviste a 'Sundress'?" – perguntam amigos que não sabem o quão fixe você é. Claro que já ouviu, aliás, está nas mais rodadas do serviço de streaming (olá Spotify, Apple Music e restantes), porque as manhãs nem sempre são dignas, mas esta música torna a vida mais bonita.

"Move On Up", Curtis Mayfield

Como nos diz Curtis Mayfield, é sempre a subir. Hidrate-se, esqueça que tem, logo à partida, 30 tarefas na lista de coisas para fazer, tenha a coragem de dizer a toda a gente que não está para os aturar e siga caminho.

Publicidade

"Let's Get It On", Marvin Gaye

Não nos esquecemos do aconchego matinal antes de partir para a labuta. Sensualize nas calmas, ao som de um dos melhores baby makers da história e acredite que a vida é bastante mais bonita depois disto.

"Parte de Mim", Orelha Negra

Está sem paciência para aquelas pessoas que, quando o metro pára na plataforma, lhe bloqueiam a saída? Está de cabeça perdida com as figuras que, já depois da adolescência, continuam a não saber as regras das escadas rolantes? Duas palavras: Orelha Negra. 

Publicidade

"You're The One", Kaytranada

Quer muito ficar forte, correr, puxar ferro, limpar barritas energéticas como se o mundo estivesse no fim e precisa de um incentivo? Esta canção de Kaytranada é uma óptima solução para arrancar a bom ritmo de manhã.

Ouça aqui a playlist completa

Mais música

Ginásio
©DylanNolte/Unsplash

As melhores músicas para treinar no ginásio (ou ao ar livre)

Música

Está numa missão de se exercitar? Uma corrida matinal parece-lhe melhor plano do que ficar pela cama a procrastinar e a pensar no sentido da vida? Aprovamos e damos uma ajuda. Reunimos alguns dos temas que fazem mexer a redação da Time Out Lisboa e atiramo-los sem pudor à lista que se segue.

Bang on a Can live karaoke
©Todd Reynolds

As melhores músicas de karaoke para brilhar

Música

"Ponha o microfone à frente, muito disfarçadamente." A letra é de "Playback", a célebre música de Carlos Paião, que figura nesta lista de sugestões para brilhar numa sala de gente pronta a cantar, ou tentar cantar, no karaoke. Esta é a nossa lista de sugestões para uma noite bem passada, uma lista que também ensina, mas sinta-se livre para partilhar as suas músicas favoritas para cantar no karaoke, que está vivo e recomenda-se para noites animadas entre amigos.

Publicidade
Cidade
©ToddDiemer/Unsplash

Música para ouvir quando a noite não corre bem

Música

Não há páginas em branco. Não há perguntas por fazer, frases inacabadas. Tudo o que resta, no regresso a casa depois da tempestade, é a banda sonora e um caminho a percorrer que não precisa de grandes acrescentos. A lista que se segue é a cura necessária ao vazio, uma tradução silenciosa para ouvir de fones ou no carro, em 14 pedaços que explicam muito mais do que tristeza.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade