Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Pistas de gelo em Lisboa para deslizar no Inverno
O Natal está a chegar e com ele as luzes, as árvores, a corrida aos presentes e... as pistas de gelo.
Tem queda para a patinagem? Na verdade, não precisamos de saber, porque estas pistas de gelo espalhadas pela cidade e arredores estão preparadas para todos — profissionais e amadores, crianças e adultos. O objectivo é esquecer durante uns instantes (o suficiente para um trambolhão ou uma pirueta) a azáfama dos presentes de Natal e a confusão das lojas. O programa é, aliás, muito simples: passar uma tarde diferente de patins calçados e tentar não cair nos primeiros minutos. Por isso junte os amigos ou a família (quem sabe não tem em casa um patinador artístico escondido) e aventure-se nestas pistas de gelo em Lisboa que lhe sugerimos.
Recomendado: Os melhores mercados de Natal para visitar em Lisboa
E uma pista de gelo o ano inteiro?


Eliseu Pinto de Almeida é arquitecto de profissão, mas todos os conhecem por andar sobre rodas, ou melhor, sobre lâminas. A sua paixão pela patinagem já vem de há muito: nos anos 90 começou a usar os patins como meio de deslocação. As coisas evoluíram para o hóquei e rapidamente para a patinagem no gelo. Problema: não existem pistas de gelo em Portugal, a não ser as temporárias, que invadem as cidades no Natal. A luta de Eliseu é, então, por uma pista de gelo coberta permanente, tendo até criado com os amigos a página de Facebook Pista de Gelo para Portugal. Esta luta vai ao encontro da proposta de João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, em querer construir o Pavilhão do Gelo em Lisboa. “Em quase todas as capitais europeias há uma pista, e fazia sentido haver cá também. Lisboa tem todas as condições para isso”, diz Eliseu. “Há formas de aproveitar a termodinâmica de uma piscina, que usa maquinaria em comum e fazer um dois em um. Funciona com o efeito frigorífico: sai frio para a pista e calor para a piscina”, explica. Enquanto o desejo não se concretiza, Eliseu vai aproveitando as pistas nesta altura do ano – ou vai para o estrangeiro treinar, até porque integra a equipa de hóquei Luso Lynx.
Dicas para deslizar com estilo
1 – SEGURANÇA
Para Eliseu nada é mais importante, seja na prática lúdica ou desportiva. Luvas, cotoveleiras e joelheiras são essenciais, porque as quedas podem ser aparatosas.
2 – AS LÂMINAS
Cada patim tem duas lâminas e são elas que “cortam” o gelo e permitem virar, por isso é importante saber como posicionar os pés. Estes nunca podem estar perpendiculares ao gelo. “É quase como virar os pés para fora e usar mais a lâmina de dentro ou a de fora, depende da situação”, diz Eliseu.
3 – DESCONTRACÇÃO
“A tensão gera desequilíbrio, e estar muito nervoso ou com medo em cima dos patins não é bom”, descreve Eliseu. O segredo é descontrair e o corpo encontrará o seu ponto de equilíbrio. “E há outra coisa: quanto mais rápido patinar, mais fácil, porque se estivermos parados o corpo balança”.
4 – TREINO
Já ouviu a expressão “a prática leva à perfeição”? Aqui não é diferente. Só praticando é que “vai apanhando o jeito à coisa”. Por isso, o truque é mesmo aproveitar estas pistas de gelo temporárias para dar tudo.
Mais Natal
Presentes para o amigo secreto
Dezembro é o mês de fazer da agenda um puzzle de jantares com amigos, colegas e familiares e, mais ainda, tratar de arranjar um presente para aquela troca de prendas em que aceitou enfiar-se quando combinou a janta. Mas pode começar mais cedo a pensar no que dar ao comparsa para não deixar para a última e comprar uma bagatela qualquer. Se entrou no espírito da época, comece lá a riscar nomes dessa lista com estas ideias de presentes para o amigo secreto – há sugestões para todos os gostos, das meias ao jogo divertido.
Surpreenda com estes presentes de Natal amigos do ambiente
O mundo está cada vez mais atento à pegada ecológica. Comprar sustentável já não é, afinal, um bicho-de-sete-cabeças e para muitos é um verdadeiro estilo de vida. É a pensar no planeta e nos seres que o povoam que sugerimos alternativas de presentes de Natal amigos do ambiente.
Os melhores presentes de Natal para quem gosta de viajar
Haverá alguém que não goste de viajar? A pensar nisso, fomos à procura dos melhores presentes de Natal para quem gosta de ir laurear a pevide. Desde malas de viagem a acessórios, passando por uma sugestão de agasalho, temos várias ideias para todos os preços e gostos.