A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
how the grinch stole christmas
Photograph: Universal Pictures

Sete filmes de Natal para ver na Netflix

Escolhemos sete filmes de Natal para ver na Netflix até à chegada do Pai Natal, da comédia ao terror

Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A maior parte dos filmes de Natal não faz propriamente pontaria a prémios de cinema. E quase nenhum dos clássicos da quadra se encontra na Netflix. Ainda assim, o popular serviço de streaming tem umas quantas produções jeitosas dedicadas à época festiva. E não são só filmes de animação. Entre os filmes de Natal da Netflix (ou lá disponíveis) encontra-se uma versão de O Quebra-Noz, dirigida por Emile Ardolino em 1993, ou o Grinch (2000) de Ron Howard, com Jim Carrey no papel principal, e mais umas quantas surpresas ou filmes menos conhecidos.

Recomendado: Os melhores filmes de Natal para ver em família

Sete filmes de Natal para ver na Netflix

1. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Apesar da realização de Henry Selick, tudo por detrás deste bizarro encantamento natalício tem escrito Tim Burton: o poema original, o universo subterrâneo, a fascinação pela luz, a técnica de animação, e a produção, que garante o controlo de tudo. E tudo é muito, nesta fábula musical e encantadoramente alucinada, onde o aborrecimento e um acidente levam Jack Skellington da Cidade do Halloween até à Cidade do Natal. Tão encantado fica, tão obcecado, mesmo, perante a luz e a cor e a alegria e os presentes, que decide usurpar a festa e introduzi-la na sua cinzenta cidade.

2. O Quebra-Nozes (1994)

É raro passarmos um Natal sem o Macaulay Culkin Sozinho em Casa. Não há nenhum filme da franquia na Netflix, mas há um que junta dois clássicos natalícios: Culkin e O Quebra-Nozes. Nesta adaptação para cinema, dirigida por Emile Ardolino e narrada pelo conhecido Kevin Kline, a obra de Tchaikovsky é interpretada pelo New York City Ballet.

Publicidade

3. Grinch (2000)

O verde e abominável Grinch é o inimigo número um do Natal. Originalmente criado para a televisão por Chuck Jones em 1966, com a voz de Boris Karloff e baseado na personagem do livro infantil do Dr. Seuss, o Grinch saltou para o grande ecrã em 2000, com Jim Carrey no papel principal e Ron Howard atrás das câmaras. Anthony Hopkins é o narrador desta história que conta ainda com Jeffrey Tambor, Christine Baranski ou Molly Shannon no elenco.

4. Krampus: O Lado Negro do Natal (2015)

Se é fã de filmes de terror, a Netflix também tem filmes de Natal para si. Este Krampus (há outro, mas ignore por favor) é realizado por Michael Dougherty, com um elenco liderado por Adam Scott e pela talentosa Toni Collette. O caos começa quando Max rasga a carta que escreveu ao Pai Natal e a atira pela janela. E sem querer convoca Krampus, um demónio que castiga os que não dão o devido valor ao Natal e que faz o Grinch parecer um inofensivo boneco de pão de gengibre.

Publicidade

5. A Very Murray Christmas (2015)

Um dos grandes clássicos de Natal do cinema norte-americano é Scrooged (SOS Fantasmas em Portugal), a adaptação de 1988 de Um Conto de Natal de Charles Dickens, onde Bill Murray interpreta um egoísta executivo televisivo que é visitado pelos três fantasmas do costume. Esse não encontra na Netflix, mas encontra este especial natalício que é realizado por Sofia Coppola e tem convidados de luxo como Paul Shaffer, Michael Cera, George Clooney, Amy Poehler, Chris Rock ou Jason Schwartzman.

6. Crónicas de Natal (2018)

O produtor Chris Columbus (Sozinho em Casa) e o realizador Clay Kaytis (Angry Birds: O filme) contam a história de Katy (Darby Camp) e do irmão Teddy Pierce (Judah Lewis), cujo plano de filmar o Pai Natal (Kurt Russell) acaba por levá-los numa aventura impensável, nesta produção original da Netflix. Depois de assistirem à chegada do velho barbudo, Katy e Teddy escondem-se dentro do seu trenó e causam um acidente que quase arruína o Natal. Os dois irmãos juntam-se, então, ao Pai Natal e respectivos elfos para salvar a noite.

Publicidade

7. Klaus: A Origem do Pai Natal (2019)

A primeiro longa-metragem de animação original da Netflix é uma fábula que pretende reimaginar a origem do Pai Natal. O filme foi realizado pelo espanhol Sergio Pablos (Gru – O Maldisposto), com Carlos Martínez López, a partir de um argumento de Jim Mahoney e Zach Lewis, e tem nomes como Jason Schwartzman, Rashida Jones ou J.K. Simmons no elenco. Em Portugal, são César Mourão, Mia Rose e Luís Mascarenhas que fazem as principais vozes – o bom da Netflix é que pode escolher a versão que preferir.

Mais Netflix

As melhores séries para ver na Netflix
  • Filmes

O catálogo da Netflix, em Portugal, tem algumas falhas. Isso é notório sobretudo nos filmes, mas também nas séries. Só é possível colmatar esse problema devido a umas quantas parcerias estratégicas e ao facto de algumas das melhores produções do momento serem originais do serviço de streaming. O que é inegável é que, com uma ou outra excepção de peso, como Os Malucos do Circo dos Monty Python, a maior parte das séries disponíveis na Netflix foi feita neste século. 

  • Filmes

A ideia, inicialmente, era fazer uma lista com os conteúdos portugueses disponíveis na Netflix, mas rapidamente se percebeu que a oferta continua a ser muito limitada. E a situação não deve melhorar muito nos próximos tempos. Assim sendo, dizemos-lhe antes o que vale a pena ver na língua de Camões, seja feito por cá ou do lado de lá do Atlântico.

Publicidade
Dez filmes para ver em família na Netflix
  • Filmes

Estes filmes não são só para crianças. São mesmo para toda a família. Seja pequena ou numerosa, qualquer unidade familiar pode passar um bocado a ver (ou rever) estes dez títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Há desde produções animadas da Disney e da Pixar a clássicos dos anos 80, passando por filmes de super-heróis. É só escolher um destes filmes para a família na Netflix.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade