A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Crónicas de Natal
©Michael GibsonKurt Russell, em Crónicas de Natal (2018)

Dez filmes de Natal para ver na Netflix

Escolhemos uma dezena de filmes de Natal para ver na Netflix até à chegada do Pai Natal.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

A maior parte dos filmes de Natal não faz propriamente pontaria a prémios de cinema. E quase nenhum dos clássicos da quadra se encontra na Netflix. Ainda assim, o popular serviço de streaming tem umas quantas produções jeitosas dedicadas à época festiva. E não são só filmes de animação. Entre os filmes de Natal disponíveis na Netflix encontra-se o Grinch (2000) de Ron Howard, com Jim Carrey no papel principal, ou fitas com mais romance, comédia e, claro, filmes que são polvilhados com aquela (literal) magia adequada à quadra natalícia.

Recomendado: Dez comédias românticas de Natal para ver na Netflix

Filmes de Natal para ver na Netflix

1. Jingle Jangle (2020)

Há uns Natais atrás, a Netflix lançou esta longa-metragem de fantasia musical, com Forest Whitaker no papel de Jeronicus Jangle, um inventor de brinquedos caído em desgraça. Neste mundo imaginário, com muita magia à mistura, Jangle tem de criar um brinquedo que salve o seu negócio, enquanto cria laços com a neta Journey, que herdou do avô o poder de inventar. O elenco inclui ainda Phylicia Rashad (Creed, The Cosby Show), Hugh Bonneville (Downton Abbey) e... Ricky Martin.

2. Grinch (2000)

O verde e abominável Grinch é o inimigo número um do Natal. Originalmente criado para a televisão por Chuck Jones em 1966, com a voz de Boris Karloff e baseado na personagem do livro infantil do Dr. Seuss, o Grinch saltou para o grande ecrã em 2000, com Jim Carrey no papel principal e Ron Howard atrás das câmaras. Anthony Hopkins é o narrador desta história que conta ainda com Jeffrey Tambor, Christine Baranski ou Molly Shannon no elenco.
Publicidade

3. Família Claus (2020)

Jules descobre que o avô é o Pai Natal, o que seria ouro sobre azul para qualquer criança. Só que esta em particular não é fã da quadra, porque o pai morreu na véspera de Natal. Mas terá de mudar de ideias até porque um dia herdará o título/profissão do avô, que tem passado de geração em geração nesta família. Uma produção que juntou os Países Baixos e a Bélgica e que é o primeiro filme de uma trilogia que tem todos os títulos disponíveis no catálogo Netflix.

4. Crónicas de Natal (2018)

O produtor Chris Columbus (Sozinho em Casa) e o realizador Clay Kaytis (Angry Birds: O filme) contam a história de Katy (Darby Camp) e do irmão Teddy Pierce (Judah Lewis), cujo plano de filmar o Pai Natal (Kurt Russell) acaba por levá-los numa aventura impensável, nesta produção original da Netflix. Depois de assistirem à chegada do velho barbudo, Katy e Teddy escondem-se dentro do seu trenó e causam um acidente que quase arruína o Natal. Os dois irmãos juntam-se, então, ao Pai Natal e respectivos elfos para salvar a noite. Na Netflix encontra também a sequela desta aventura, de 2020.
Publicidade

5. O Amor Não Tira Férias (2006)

É já um dos clássicos do campeonato 'comédias românticas natalícias'. Com um elenco de fazer inveja a outras fitas congéneres, O Amor Não Tira Férias (2006) acompanha a troca de temporária de casa, durante duas semanas por altura do Natal, entre Amanda, uma produtora de trailers de Los Angeles, e Iris, uma jornalista londrina. Uma comédia romântica em dose dupla, já que cada uma das personagens encontra um possível par romântico, num filme que conta com Kate Winslet, Jack Black, Cameron Diaz e Jude Law nos papéis principais.

6. Segredo em Família (2020)

Harper vai passar o Natal com a família e leva consigo a sua namorada Abby. Problema: a família não sabe que Harper é gay e Abby é apresentada como uma amiga... heterossexual. Uma comédia romântica com Kristen Stewart e Mackenzie Davis (Station Eleven) nos principais papéis, num elenco que conta ainda com Dan Levy (Schitt's Creek), Victor Garber (Argo, Titanic) ou Mary Steenburgen (Zoey's Extraordinary Playlist).

Publicidade

7. Pee-Wee's Big Holiday (2016)

O personagem Pee-Wee, criado pelo actor Paul Reubens (1952-2023) e popular entre o público infantil, fez a sua primeira aparição na televisão, mais concretamente num especial da HBO em 1981. O sucesso ditou que chegasse ao grande ecrã com o filme Pee-wee's Big Adventure, realizado por Tim Burton, e desde então que Reubens tem vestido a pele do personagem, que muitos confundem com o próprio actor, em vários formatos. O último filme é este que está disponível na Netflix, uma produção original do serviço de streaming, onde Pee Wee conhece o actor Joe Manganiello que o convida para os eu aniversário em Nova Iorque dali a poucos dias. E a viagem é, como sempre, uma divertida confusão.

8. Troca em Família (2023)

Em vésperas de Natal, a vida de uma família fica virada do avesso, após um raro evento cósmico resultar numa estranha situação: os pais trocam de corpo com os dois filhos adolescentes. Há tantos filmes "body-swap" que é quase um género cinematográfico, mas a fórmula parece resultar, desta vez Jennifer Garner e Ed Helms nos papéis principais. Troca em Família é baseado no livro infantil Bedtime for Mommy (2010), da autora norte-americana Amy Krouse Rosenthal.

Publicidade

9. O Melhor Natal de Sempre (2023)

Todos os anos, Charlotte recebe um postal de Natal gabarolas da amiga Jackie, que parece denunciar um estilo de vida bem acima da média. Até que um dia, em véspera de consoada, Charlotte decide bater-lhe à porta de surpresa, acompanhada da sua família, para tentar provar que a vida perfeita da amiga é um embuste. Mas a tentativa de a desmascarar pode arruinar o Natal aos dois agregados familiares. Parece triste, mas é uma comédia, que no elenco conta com Heather Graham (Extrapolations), Jason Biggs (American Pie), Brandy Norwood (Ainda Sei o Que Fizeste no Verão Passado) e Matt Cedeño (Z Nation).

10. Mais um Natal (2023)

O choque cultural está em cima da mesa de Natal neste atribulado filme vindo directamente da Noruega. Tudo porque Thea supreende a tradicional família com o seu novo e indiano namorado Jashan que leva o calor de Bollywood à neve de uma terra rural do norte da Europa. O elenco é na sua maioria norueguês e inclui algumas caras conhecidas como os actores como Mads Sjøgård Pettersen (Troll) ou Jonas Strand Gravli (Ragnarok), com excepção do comediante indiano Kanan Gill que tem outro título no catálogo da Netflix: o espectáculo de stand-up Yours Sincerely, Kanan Gill (2020). Estreia a 6 de Dezembro.

Mais Natal

  • Compras

Os livros são uma forma clássica de safar prendas de Natal: rápida, relativamente barata e inerentemente erudita. Mas nesta altura de fartura editorial é difícil separar o trigo do joio. Damos uma ajuda, para não sucumbir a cantos de sereia nem ter de escolher à pressa pela capa ou pela cor da lombada. As novidades a ter debaixo de olho vão da ficção à poesia, da fotografia ao ensaio e até à banda desenhada, com diversos carimbos no passaporte. Os livros para oferecer no Natal de que anda à procura estão aqui. Pode embrulhar qualquer um destes e pôr no sapatinho. À confiança.

  • Coisas para fazer

Começou a contagem decrescente para o Natal. Está preparado? Não, mas não entre já em pânico. Os mercados voltam a dominar a agenda da cidade, tornando esta época ainda mais mágica. Por isso, sim, é possível fugir dos centros comerciais para tratar dos presentes de Natal, num mercado físico e apoiando o comércio local. Há-os para todos os gostos, os que dão espaço aos pequenos negócios e à segunda mão, e os que não descuram a gastronomia e as diversões. Anote as melhores sugestões de mercados de Natal em Lisboa e arredores. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade