Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Sete filmes de Natal para ver na Netflix
how the grinch stole christmas
Photograph: Universal Pictures

Sete filmes de Natal para ver na Netflix

Escolhemos sete filmes de Natal para ver na Netflix até à chegada do Pai Natal, da comédia ao terror

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

A maior parte dos filmes de Natal não faz propriamente pontaria a prémios de cinema. E quase nenhum dos clássicos da quadra se encontra na Netflix. Ainda assim, o popular serviço de streaming tem umas quantas produções jeitosas dedicadas à época festiva. E não são só filmes de animação. Entre os filmes de Natal da Netflix (ou lá disponíveis) encontra-se uma versão de O Quebra-Noz, dirigida por Emile Ardolino em 1993, ou o Grinch (2000) de Ron Howard, com Jim Carrey no papel principal, e mais umas quantas surpresas ou filmes menos conhecidos.

Recomendado: Os melhores filmes de Natal para ver em família

Sete filmes de Natal para ver na Netflix

1. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Apesar da realização de Henry Selick, tudo por detrás deste bizarro encantamento natalício tem escrito Tim Burton: o poema original, o universo subterrâneo, a fascinação pela luz, a técnica de animação, e a produção, que garante o controlo de tudo. E tudo é muito, nesta fábula musical e encantadoramente alucinada, onde o aborrecimento e um acidente levam Jack Skellington da Cidade do Halloween até à Cidade do Natal. Tão encantado fica, tão obcecado, mesmo, perante a luz e a cor e a alegria e os presentes, que decide usurpar a festa e introduzi-la na sua cinzenta cidade.

2. O Quebra-Nozes (1994)

É raro passarmos um Natal sem o Macaulay Culkin Sozinho em Casa. Não há nenhum filme da franquia na Netflix, mas há um que junta dois clássicos natalícios: Culkin e O Quebra-Nozes. Nesta adaptação para cinema, dirigida por Emile Ardolino e narrada pelo conhecido Kevin Kline, a obra de Tchaikovsky é interpretada pelo New York City Ballet.

Publicidade

3. Grinch (2000)

O verde e abominável Grinch é o inimigo número um do Natal. Originalmente criado para a televisão por Chuck Jones em 1966, com a voz de Boris Karloff e baseado na personagem do livro infantil do Dr. Seuss, o Grinch saltou para o grande ecrã em 2000, com Jim Carrey no papel principal e Ron Howard atrás das câmaras. Anthony Hopkins é o narrador desta história que conta ainda com Jeffrey Tambor, Christine Baranski ou Molly Shannon no elenco.

4. Krampus: O Lado Negro do Natal (2015)

Se é fã de filmes de terror, a Netflix também tem filmes de Natal para si. Este Krampus (há outro, mas ignore por favor) é realizado por Michael Dougherty, com um elenco liderado por Adam Scott e pela talentosa Toni Collette. O caos começa quando Max rasga a carta que escreveu ao Pai Natal e a atira pela janela. E sem querer convoca Krampus, um demónio que castiga os que não dão o devido valor ao Natal e que faz o Grinch parecer um inofensivo boneco de pão de gengibre.

Publicidade

5. A Very Murray Christmas (2015)

Um dos grandes clássicos de Natal do cinema norte-americano é Scrooged (SOS Fantasmas em Portugal), a adaptação de 1988 de Um Conto de Natal de Charles Dickens, onde Bill Murray interpreta um egoísta executivo televisivo que é visitado pelos três fantasmas do costume. Esse não encontra na Netflix, mas encontra este especial natalício que é realizado por Sofia Coppola e tem convidados de luxo como Paul Shaffer, Michael Cera, George Clooney, Amy Poehler, Chris Rock ou Jason Schwartzman.

6. Crónicas de Natal (2018)

O produtor Chris Columbus (Sozinho em Casa) e o realizador Clay Kaytis (Angry Birds: O filme) contam a história de Katy (Darby Camp) e do irmão Teddy Pierce (Judah Lewis), cujo plano de filmar o Pai Natal (Kurt Russell) acaba por levá-los numa aventura impensável, nesta produção original da Netflix. Depois de assistirem à chegada do velho barbudo, Katy e Teddy escondem-se dentro do seu trenó e causam um acidente que quase arruína o Natal. Os dois irmãos juntam-se, então, ao Pai Natal e respectivos elfos para salvar a noite.

Publicidade

7. Klaus: A Origem do Pai Natal (2019)

A primeiro longa-metragem de animação original da Netflix é uma fábula que pretende reimaginar a origem do Pai Natal. O filme foi realizado pelo espanhol Sergio Pablos (Gru – O Maldisposto), com Carlos Martínez López, a partir de um argumento de Jim Mahoney e Zach Lewis, e tem nomes como Jason Schwartzman, Rashida Jones ou J.K. Simmons no elenco. Em Portugal, são César Mourão, Mia Rose e Luís Mascarenhas que fazem as principais vozes – o bom da Netflix é que pode escolher a versão que preferir.

Mais Netflix

As melhores séries para ver na Netflix

Filmes

O catálogo da Netflix, em Portugal, tem algumas falhas. Isso é notório sobretudo nos filmes, mas também nas séries. Só é possível colmatar esse problema devido a umas quantas parcerias estratégicas e ao facto de algumas das melhores produções do momento serem originais do serviço de streaming. O que é inegável é que, com uma ou outra excepção de peso, como Os Malucos do Circo dos Monty Python, a maior parte das séries disponíveis na Netflix foi feita neste século. 

A Irmandade
Netflix

Oito conteúdos em português que tem de ver na Netflix

Filmes

A ideia, inicialmente, era fazer uma lista com os conteúdos portugueses disponíveis na Netflix, mas rapidamente se percebeu que a oferta continua a ser muito limitada. E a situação não deve melhorar muito nos próximos tempos. Assim sendo, dizemos-lhe antes o que vale a pena ver na língua de Camões, seja feito por cá ou do lado de lá do Atlântico.

Publicidade

Dez filmes para ver em família na Netflix

Filmes

Estes filmes não são só para crianças. São mesmo para toda a família. Seja pequena ou numerosa, qualquer unidade familiar pode passar um bocado a ver (ou rever) estes dez títulos obrigatórios para filhos, pais e até avós. Há desde produções animadas da Disney e da Pixar a clássicos dos anos 80, passando por filmes de super-heróis. É só escolher um destes filmes para a família na Netflix.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade