Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores mercados de Natal em Lisboa

Os melhores mercados de Natal em Lisboa

Nestes mercados de Natal em Lisboa, há roupa e acessórios, propostas solidárias e sustentáveis e iguarias típicas

Por Francisca Dias Real e Raquel Dias da Silva |
Publicidade
Wonderland 2018
Duarte Drago

Começou a contagem decrescente para o Natal e, por esta altura, os mercados na cidade começam a multiplicar-se que nem fatias de bolo-rei na hora do lanche. São mercados que assentam que nem uma luva a quem quer fugir da confusão da quadra nos centros comerciais ou mesmo para aqueles que deixam tudo para a última (há datas para compras tardias a pensar nos esquecidos). Para o menino, para a menina, novinho em folha ou à espera de uma segunda vida, enfim, há de tudo por estas bandas. Anote as melhores sugestões de mercados de Natal em Lisboa e divirta-se.

Recomendado: As melhores compras em Lisboa

Mercados de Natal

1
Christmas Village de Cascais
Fotografia: VM
Coisas para fazer

Cascais Christmas Village

Parque Marechal Carmona, Cascais

A quarta edição do Cascais Christmas Village volta a transformar o Parque Marechal Carmona numa verdadeira aldeia do Natal. Há dezenas de atracções para toda a família viver a quadra, como renas de verdade, um presépio vivo, um acampamento romano, uma aldeia nazarena, a casa do Pai Natal e uma árvore de Natal gigante. Mas mais: conte também com uma pista e uma rampa radical de gelo, um carrossel, um comboio, um globo de neve onde os miúdos podem entrar, um mercadinho e um food court.  Além de todas estas paragens obrigatórias, o Cascais Christmas Village tem uma agenda bem preenchida. No palco, os duendes de serviço prometem horas do conto e espectáculos. Na casa dos duendes há pinturas faciais. E estão ainda prometidas paradas e personagens luminosas para ver todos os dias depois do sol se pôr. 

A partir de 7,50€

2
Wonderland Lisboa - Pista de Gelo 2
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Wonderland Lisboa

Parque Eduardo VII, São Sebastião

O Wonderland, no Parque Eduardo VII, já se tornou um habitué na agenda natalícia na cidade. Da roda gigante à pista de gelo habitual que dá para mais de 100 pessoas patinarem ao mesmo tempo, gratuitamente. Para os mais pequenitos há uma espécie de aldeia Natal e uma série de actividades para se entreterem. Além de todas estas atracções, conte com as habituais banquinhas com produtos regionais, roupa, acessórios e peças de artesanato. É um autêntico País das Maravilhas natalício.

Entrada livre

Publicidade
3
Coisas para fazer

Mercado de Natal Amigo da Terra

Almada, Grande Lisboa

O Feliz Almada é o programa de Natal que enche a cidade com videomapping, um carrossel e uma pista de gelo. Mas há mais propostas de actividades para ver e fazer até ao final de Dezembro, e uma delas é o Mercado de Natal Amigo da Terra, que ocupa a Oficina da Cultura e a Praça S. João Baptista. São cerca de uma centena de artesãos de todo o país e instituições particulares de solidariedade social que pode encontrar por lá, com inúmeras ideias de presentes solidários e amigos do ambiente, mas também um vasto conjunto de actividades, desde oficinas até showcookings. Além do artesanato e da produção sustentável, o mercado é um eco-evento onde não entram plásticos descartáveis e até pode carregar o seu telemóvel dando ao pedal. Conte também com oficinas, ateliês, concertos e muita comida saudável.

4
mercadao de natal, time out market
Compras, Mercados e feiras

Um Dia no Mercado

InterContinental Lisboa, São Sebastião

O Hotel Intercontinental recebe mais uma edição deste mercado organizado por Catarina Baptista Rio e pela blogger Maria Ana Ferro. Um Dia no Mercado reúne mais de 30 marcas de moda e acessórios para bebé, criança, mulher, decoração, livros e brinquedos.

Publicidade
5
https://www.instagram.com/p/B3UaY1Vnub1/
CRTD Instagram
Compras

Solidary Xmas pop up

Rua Borges Carneiro, Estrela/Lapa/Santos

Mais uma modinha, mais um vendinha natalícia. Três é a conta certa: são três dias de um mercado solidário com três nomes portugueses que se juntam para vender as suas coleções. O designer João Magalhães estende por lá as suas criações, Miguel Costa mostra as famosas camisas C.R.T.D. cheias de cor e padrões e Sebastião Sá da Bandeira leva as ilustrações consigo – os três encabeçam esta venda cujo 20% do valor total reverterá a favor da CASA, associação que apoia os sem abrigo. 

6
Feira das Almas
Fotografia:Ana Luzia
Compras

Art & Flea Market *Xmas*

Anjos70, Lisboa

O Regueirão dos Anjos não escapa ao radar natalício. Este sábado e domingo e depois novamente a 21 e 22 de Dezembro o mercado é especial de Natal. Durante dois dias, vão estar à sua espera mais de 100 bancas, muitas delas com produtos artesanais, moda vintage, decoração, roupas em segunda mão, acessórios e artwork.     

Publicidade
7
Natal
Christmas Fun Park
Coisas para fazer

Capital do Natal: Christmas Fun Park

Passeio Marítimo de Algés, Oeiras

A Capital do Natal, o maior parque temático da Europa dedicado à magia da aldeia do velhinho das barbas brancas, estreia-se este ano em Portugal, no Passeio Marítimo de Algés. Com mais de uma dúzia de áreas distintas, O Grande Lago é o elemento central, onde estará uma árvore com dezenas de metros de altura e iluminação própria (daquelas dignas de filme). Há ainda uma pista de gelo, cinco pistas de neve cobertas, um carrossel e muito espaço para espectáculos temáticos e diversões. Destaca-se também o Expresso dos Cinco Sentidos, que irá proporcionar a melhor forma de conhecer os quatro cantos do parque: de comboio. Mas a atracção mais esperada é, provavelmente, o Palácio dos Guardiões da Neve, uma cúpula geodésica, com condições climatéricas controladas e produção de neve a partir de nitrogénio, que permitirá aos visitantes experienciar temperaturas negativas e admirar esculturas de gelo. Enfim, para ver tudo isto tem de pagar bilhete, mas, atenção, a Via dos Corações Abertos, que é um mercado de Natal, é de acesso livre.

Entrada livre (apenas no mercado)

8
open day
©Ricardo Junqueira
Compras

Lx Market Natal

Lx Factory, Alcântara

Domingo é dia santo na Lx Factory e o seu habitual mercado de rua. A 22 o dia está reservado a uma edição natalícia, com direito a decorações, com banquinhas de artesanato, produtos biológicos, roupa e acessórios, acompanhados com música ao vivo.   

Publicidade
9
Nova praça da alegria
ManuelManso
Coisas para fazer

Vila Alegria

Praça da Alegria, Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O Natal sobre colinas e chega à Praça da Alegria para se instalar e ficar lá até 5 de Janeiro. As atenções estão todas no mercado natalício com artesanato bem português a dourar as bancas, mas há animação de rua e muita comida para alimentar ainda mais os desejos desta quadra. A entrada é livre e toda a família é bem-vinda a viver o Natal debaixo das iluminações especiais e com o frio da época a rosar a cara.  

Entrada livre

10
REINO DO NATAL
Câmara de Sintra
Coisas para fazer

Reino do Natal

Parque da Liberdade, Sintra

A magia da quadra invade um dos parques mais míticos da vila de Sintra, o Parque da Liberdade, que se torna o cenário ideal para ir em família. Todo o espaço é cenografado com figuras fantásticas do universo natalício, dos duendes às fadas e renas, e há até uma casa do Pai Natal onde as crianças vão poder tirar uma fotografia e entregar as cartas com os pedidos para este ano. Há ateliês para os mais pequenos, concertos, momentos teatrais e actividades desportivas para os intervalos em que não está a viver intensamente o cenário montado no parque. Não muito longe, o Terreiro Rainha D. Amélia acolhe o tradicional mercado de Natal, um carrossel e uma pista de gelo – a escadaria do Palácio Nacional de Sintra será palco para três concertos corais. 

Entrada livre

Publicidade
11
the gentlemen's market
Compras

The Gentlemen’s Market

Espaço 7 Rios, Campolide

A quadra natalícia é sempre uma boa desculpa para repetir sucessos de outros tempos. O Gentlemen's Market está de volta para uma edição especial de Natal no Espaço 7 Rios, em Campolide. À semelhança do mercado anterior, em Maio, a organização do Gentlemen's Market, Cátia Correia e Bernardo Spínola, volta a contar com a parceria dos Bons Rapazes, o blog criado por Pedro Teixeira e Tiago Froufe. São 4000m2, divididos por dois pisos, que se enchem de marcas para os clássicos e para os hipsters, para os corporativos ou para os desportivos. Roupa, acessórios, calçado, cosmética, motas, automóveis ou desporto, são algumas das categorias que pode encontrar por lá de marcas como Graven, Intimissimi Uomo, Dkaras, Shirt By Hand, Just.O, Meia Lua, Panareha, Hyphen ou a Breklim. Para tapar o ratinho no estômago, há carrinhas de street food espalhadas pelo espaço. O Gentlemen's Market & Bons Rapazes decorre entre as 10.00 e as 20.00 de ambos os dias. 

Entrada livre

12
crafts & design
Arquitexturas®
Compras

Mercado Crafts & Design Natal

Jardim da Estrela, Estrela/Lapa/Santos

Para o mês de Dezembro o Mercado Crafts & Design, que monta arraiais no Jardim da Estrela, propõe uma edição especial de Natal que se reparte pelos três primeiros fins de semana de Dezembro. Longe das longas filas dos espaços comerciais, ao ar livre e com dezenas de bancas para comprar presentes para o pai, mãe, avó, tio, primo e amigo. Há peças de autor, design, joalharia, ilustração, moda ou decoração.

Entrada livre

Publicidade
13
mercado de natal de alvalade
©DR
Coisas para fazer

Mercado de Natal de Alvalade

Avenida da Igreja, Alvalade

Já vem sendo habitual vermos na Avenida da Igreja inúmeras casinhas de madeira quando chega Dezembro. Este ano não falha: o afamado Mercado de Natal de Alvalade regressa com barraquinhas, artesanato e gastronomia, a casinha do Pai Natal e muita animação de rua. Mas não é um risco dizermos que pode guardar uma data na sua agenda: afinal, os anos anteriores já nos deram provas de que o Natal é sempre uma boa altura para rumar a Alvalade. A reboque da promoção do comércio local acontecem vários workshops, apresentações nas diferentes lojas e ainda várias actuações musicais e demonstrações de dança e desporto.

Entrada livre 

14
spot market
Coisas para fazer

Spot Market Natal

Espaço Amoreiras, Lisboa

Há um fim-de-semana especial que antecede a quadra natalícia – o The Spot Market volta ao sítio do costume, ao Espaço Amoreiras. Reserve espaço na agenda para mais uma legião de roupa e acessórios de perder a cabeça, despachar presentes de última hora ou até mesmo começar a maratona que ainda não despachou até esta altura – se for o típico português que deixa tudo para a última. Fique de olho nas marcas portuguesas que se desfilam por lá.

Entrada livre 

Publicidade
15
Hype Market
Hype Market
Coisas para fazer

Hype Market Natal

Avenida da Igreja, Alvalade

O Hype Market acontece habitualmente no último fim-de-semana do mês e ocupa o número 37E da Avenida da Igreja. Para preparar o Natal que aí vem, há duas edições especiais, uma logo a 23 e 24 de Novembro e outra a 14 e 15 de Dezembro. Tem mais de 50 marcas nacionais, sendo que a cada edição entram novas marcas, agora já com as colecções Outono-Inverno. Há também um espaço infantil onde as crianças se podem entreter. Aproveite para riscar da lista logo uma série de presentes.

Entrada livre.

16
Natal
Fotografia: Junta de Freguesia de Benfica
Coisas para fazer

Natal no Bairro

Jardim do Mercado, Sete Rios/Praça de Espanha

A Igreja de Benfica, o Auditório Carlos Paredes e o Jardim do Mercado vão tornar-se locais de romaria em Benfica nesta época de partilha e diversão em família. A programação do “Natal no Bairro” inclui músicas da Princesa Floco de Neve, concertos corais, a habitual Parada de Natal, uma pista de gelo natural, uma fábrica de brinquedos e até um circo.

Publicidade
17
Feliz Almada 2019
Fotografia: Câmara Municipal de Almada
Coisas para fazer

Feliz Almada

Vários locais

O Feliz Almada, o programa de Natal da cidade, arranca este fim-de-semana na Praça da Liberdade, com videomapping, um carrossel e uma pista de gelo. Mas há mais propostas de actividades para ver e fazer até ao final de Dezembro, como visitar o Mercado de Natal Amigo da Terra no centro da cidade. Graças a uma centena de artesãos de todo o país e instituições particulares de solidariedade social, encontrará inúmeras ideias para presentes solidários e amigos do ambiente, mas também um vasto conjunto de actividades, desde oficinas até showcookings.

18
jardim da luz em carnide
©Hipersyl
Coisas para fazer

Mercado de Natal de Carnide

Jardim da Luz, Carnide/Colégio Militar

Todos sabemos que os mercados de Natal fazem parte do melhor que esta altura do ano tem para dar. São a desculpa perfeita para juntar a família e dão um jeitão na hora de dar conta da lista de presentes para o sapatinho. Mas a magia do Natal não se vive só no iluminado centro da cidade. Carnide vai ter entre 12 e 15 de Dezembro um mercado de Natal para toda a família com doces e gastronomia tradicional, animação de rua e muito artesanato. O Jardim da Luz é o cenário da festa.

Publicidade
19
Palácio Marquês de Pombal
Manuel Manso
Coisas para fazer

Natal no Palácio Encantado de Oeiras

Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras

Pelo terceiro ano consecutivo, o “Natal no Palácio Encantado”, em Oeiras, arranca a 14 e estende-se até 15 de Dezembro, com actividades para toda a família, desde oficinas e horas do conto até sessões de cinema, teatro e música. Mas há mais. O Palácio e os jardins vão estar iluminados e haverá ainda um salão de chá, quente e acolhedor, onde poderá acompanhar boas conversas com sonhos, azevias e Bolo-Rei. A entrada é grátis.

Mais em Lisboa

natal
Samuel Holt/unslapsh
Coisas para fazer

Workshops de Natal em Lisboa para meter mãos à obra

A quadra natalícia desperta o espírito fazedor que anda escondido durante o resto do ano? Se for como nós, fica cheio de vontade de tirar todas as decorações do sótão e pô-las a uso – tipo arraial caseiro – ou então comprar tudo de novo. Mas também há quem goste de meter as mãos à obra e decorar a casa da forma mais personalizada possível – da árvore à coroa de Natal para pendurar na porta, sem esquecer a mesa. 

Chocolate quente do Kaffeehaus
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Três sítios para beber chocolate quente

Cremoso, com ou sem chantilly por cima, quente e bem docinho. O frio chegou e é a altura certa para aquecer as mãos numa chávena de chocolate a fumegar e colocar a gulodice em dia. Escolha um destes três sítios para beber chocolate quente com a certeza que são bons. 

Publicidade
Cocktail Cinco Lounge
Duarte Drago
Bares

Sete bares para fugir ao frio e à chuva

Dias de neura e de chuva pedem bares quentinhos e cocktails que aquecem a alma e felizmente, em Lisboa, há cada vez mais opções. Nos últimos meses têm surgido novos bares a juntar-se à lista dos já clássicos onde vale a pena passar um bom bocado a descobrir um cocktail.

You may also like

    Publicidade