Os melhores mercados de Natal em Lisboa

Roupa e acessórios, marcas nacionais e internacionais, soluções trendy e propostas solidárias e sustentáveis.
winter market stylista
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Para o menino, para a menina, novinho em folha ou à espera de uma segunda vida. Não há volta a dar: por esta altura, os mercados na cidade multiplicam-se como fatias de bolo-rei na hora do lanche. Comece a preparar a época festiva – para os jantares de grupo, a consoada, o almoço de família, a festa na noite de 25 de Dezembro, a passagem de ano e até o Dia de Reis. E para dar, não se esqueça de despachar já os presentes.

Anote as melhores sugestões para fazer compras de Natal em Lisboa. Preparado para as ideias que se seguem? Vamos a isso. E boas compras.

Recomendado: As melhores compras em Lisboa

Mercados de Natal

 penha longa resort, mercado de natal
©Aguiam Wedding Photographers
Coisas para fazer

Mercado de Natal do Penha Longa Resort

icon-location-pin Penha Longa Resort, Sintra
icon-calendar

Os mercados estão para o Natal como os arraiais estão para os Santos Populares, não há mãos a medir. E este é mais um que repete a dose este ano. O Penha Longa Resort volta a ser palco do Mercado de Natal no claustro do mosteiro. Nesta sexta edição de mercado voltam a haver actividades para toda a família, porque se os pais gostam de ir riscando presentes da lista há que manter a miudagem entretida. Para os mais novos há workshops de bolachas natalícias, pinturas faciais, sessões de cinema na Sala Real e, claro, visitas ao Pai Natal – onde podem tirar fotografias para a posteridade e entregar a carta de pedidos para a quadra. Além das dezenas de expositores com roupa, acessórios, artesanato, decoração natalícia e mobiliário, onde é fácil despachar uma série de presentes, os mais crescidos podem ainda alinhar nas visitas guiadas ao mosteiro e nas provas de vinhos durante os dois dias de mercado.

Coisas para fazer

Winter Market Stylista

icon-location-pin Pavilhão Carlos Lopes, São Sebastião
icon-calendar

Ainda estamos em Outubro, mas os mercados de Natal já começam a ser anunciados. E Maria Guedes não fica de fora – a blogger traz de volta o seu Winter Market Stylista, agora no Pavilhão Carlos Lopes. Há opções para todos e para todas as carteiras, dentro das quase 100 marcas que ocupam o Pavilhão. Pode contar com as cerâmicas de Anna Westerlund, os acessórios de Gracinha Viterbo, os sapatos da Squirrel Tienda, da Harper e os da Berlot, nova marca portuguesa de sapatos de homem. De destacar ainda a estreia da marca de eyewear Le Specs, as t-shirts da Isto ou as peças da Mint & Rose.

Publicidade
Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
©José Avelar – Museu de Lisboa
Coisas para fazer

Mercado Get Zen - Edição Especial Natal

icon-location-pin Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Campo Grande/Entrecampos/Alvalade
icon-calendar

Este mercado pretende promover um estilo de vida saudável a todos os níveis – e neste fim-de-semana, 24 e 25, há uma edição especial Natal no Palácio Pimenta. Pode encontrar desde artesanato, produtos regionais e biológicos, artigos em 2.º mão, tertúlias e acompanhar tudo com música ao vivo.    

mercado de natal de alvalade
©DR
Coisas para fazer

Mercado de Natal de Alvalade

icon-location-pin Avenida da Igreja, Alvalade
icon-calendar

Já vem sendo habitual vermos na Avenida da Igreja inúmeras casinhas de madeira quando chega Dezembro. Este ano não falha: o afamado Mercado de Natal de Alvalade regressa com barraquinhas, artesanato e gastronomia, a casinha do Pai Natal e muita animação de rua. Mas não é um risco dizermos que pode guardar uma data na sua agenda: afinal, os anos anteriores já nos deram provas de que o Natal é sempre uma boa altura para rumar a Alvalade. A reboque da promoção do comércio local acontecem vários workshops, apresentações nas diferentes lojas e ainda várias actuações musicais e demonstrações de dança e desporto.

Publicidade
Natalis
©DR
Coisas para fazer, Mercados e feiras

Natalis

icon-location-pin FIL - Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações
icon-calendar

Sim, já estamos a pensar no Natal. A Natalis acontece há mais de uma década e é um daqueles eventos para todos os gostos. Conte com umas bancas só dedicadas ao chocolate, com workshops e showcookings desta doce iguaria. Depois há uma secção de mercado outlet, com marcas a preços acessíveis para que não saia de lá sem trazer o saco cheio de lindas prendinhas.

Christmas Village de Cascais
Fotografia: VM
Coisas para fazer

Cascais Christmas Village

icon-location-pin Parque Marechal Carmona, Cascais
icon-calendar

O Natal é quando um homem quiser, e Cascais quer que seja de 6 de Dezembro a 1 de Janeiro. A Christmas Village está de volta ao Parque Marechal Carmona, onde em anos anteriores – que reuniram mais de 100 mil visitantes – houve renas de verdade, uma árvore de Natal com oito metros, um carrossel à antiga e um Pai Natal digno de anúncio da Coca-Cola.

Dias 6, 7, 11, 12, 13 e 14 10.00-19.00; Dias 8, 9, 15 a 23 e 26 a 30 11.00-20.00; dias 24 e 31 11.00-17.00 e dias 25 e 1 de Janeiro 2019 14.00-20.00.

Publicidade
Coisas para fazer

Hype Market Natal

icon-location-pin Avenida da Igreja, Alvalade
icon-calendar

Fim de mês é para muitos hora de cair o salário na conta e, portanto, há que ter onde gastá-lo. O Hype Market que acontece no último fim-de-semana do mês ocupa o número 37E da Avenida da Igreja e, para preparar o Natal que aí vem, terá uma edição especial a 15 e 16 de Dezembro. Tem em banca mais de 50 as marcas nacionais presentes sempre com novas marcas a entrar a cada edição, agora já com as colecções Outono-Inverno. Há também com um espaço infantil onde as crianças se podem entreter e, como a quadra pede, haverá um corner dedicado à doçaria de Natal.

Coisas para fazer

Um Dia no Mercado – Time Out Market

icon-location-pin Time Out Market Lisboa, Cais do Sodré
icon-calendar

Um dia no Time Out Market é Um Dia no Mercado – o novo mercado mensal que acontece sempre no 1.º domingo do mês. A edição de Natal do Mercadão vai trazer uma mão cheia de marcas para mulher e crianças, com roupa, acessórios e calçado. Tudo a ocupar o piso 1 do Mercado.   

Publicidade
Coisas para fazer

Spot Market Natal

icon-location-pin Espaço Amoreiras, Lisboa
icon-calendar

Aponte para 15 e 16 o fim-de-semana especial que antecede a quadra natalícia – o The Spot Market volta ao sítio do costume, ao Espaço Amoreiras. Reserve espaço na agenda para mais uma legião de roupa e acessórios de perder a cabeça, despachar presentes de última hora ou até mesmo começar a riscar nomes da lista – se for o típico português que deixa tudo para a última. Fique de olho nas marcas portuguesas que se desfilam por lá.

Campo pequeno
©Bengt Nyman
Coisas para fazer

Mercado de Natal do Campo Pequeno

icon-location-pin Campo Pequeno, São Sebastião
icon-calendar

Este é mais um daqueles clássicos da cidade: o Mercado de Natal do Campo Pequeno fica pela arena durante quatro dias para antecipar a época natalícia e ajudar a que não deixe os presentes todos para a última.  Ao longo de mais de 100 expositores, onde uma grande fatia é produção nacional, pode encontrar uma selecção de peças de design, joalharia, roupa, livros, brinquedos e decoração. A iniciativa volta a dar especial atenção a marcas sustentáveis e que sigam modos de produção ecológicos, tudo para dar voz aos pequenos artesãos portugueses.

Mais em Lisboa

esplanada noobai
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

As melhores esplanadas para o Outono em Lisboa

Somos bons esplanadores e não é o Outono que nos vai fazer sair da cadeira ao lusco-fusco. Pelo contrário. Não deixe que os fins de tarde escuros o façam ir logo para casa e aproveite happy hours, esplanadas com aquecedores ou com aquela mantinha que já cai bem pelas costas. Saia de casa mas abrigue-se de brisas leves, ventanias e do briol que já se sente à noite numa destas esplanadas: temos propostas à beira-rio, nas alturas ou outras mais escondidas dentro de edifícios.

Chocolate quente do Kaffeehaus
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes

Três sítios para beber chocolate quente

Cremoso, com ou sem chantilly por cima, quente e bem docinho. O frio chegou e é a altura certa para aquecer as mãos numa chávena de chocolate a fumegar e colocar a gulodice em dia. Escolha um destes três sítios para beber chocolate quente com a certeza que são bons. 

Publicidade