Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Eles criam bom ambiente: projectos sustentáveis em Lisboa

Eles criam bom ambiente: projectos sustentáveis em Lisboa

Conheça os projectos sustentáveis em Lisboa que aspiram a – e suspiram por – um mundo melhor.

mouraria composta da renovar a mouraria
Fotografia: Inês Félix Sugestão de decoração na Mouraria Composta
Por Renata Lima Lobo |
Publicidade

Lisboa tem toneladas de lixo para tratar e milhares de mentes para moldar. Embora haja cada vez mais humanos preocupados com o planeta Terra, não é tarefa fácil reverter os danos causados desde a Revolução Industrial. Há quem atire a toalha ao chão, quem questione mesmo o aquecimento global (não vamos apontar nomes), mas também há quem não desista e faça a sua parte na luta por um mundo mais verde e, por arrasto, com uma esperança de vida mais longa. Conheça algumas das ideias sustentáveis nascidas e criadas em Lisboa, uma cidade cada vez mais ecológica. E respirável. Estes são os projectos sustentáveis em Lisboa que deve conhecer.

Recomendado: Os 21 melhores parques e jardins em Lisboa

Projectos sustentáveis em Lisboa

Cozinha da Mouraria
Fotografia: Arlindo Camacho
Restaurantes, Global

Muita Fruta

icon-location-pin São Vicente 

É um dos braços ecológicos da Cozinha Popular da Mouraria, uma associação fundada por Adriana Freire, fotógrafa que olha para Lisboa e vê um grande pomar desperdiçado. A Muita Fruta é um projecto de gestão sustentável dos recursos locais dirigido a proprietários de árvores e quintais que não têm como escoar belos limões ou ameixas ou que têm os ramos a invadir o território vizinho. É composta por uma equipa de voluntários que mapeia as árvores de fruto, e, com autorização, faz a poda, a colheita e depois distribui pela comunidade, mesmo que seja por quem passa. A fruta é também entregue na Cozinha Popular da Mouraria, onde a encontra em doces como a Polpada de Laranja ou no Piri Perigo.

Bianca Beyer, mentora do Lisboa Limpa
Fotografia: Manuel Manso
Notícias, Vida urbana

Associação Lisboa Limpa

Há exemplos mais felizes de decoração urbana do que o tapete de copos vazios que forra o chão de zonas como o Cais do Sodré no rescaldo da agitação nocturna. Assim pensou Bianca Beyer, alemã a morar em Lisboa que se dedica a tempo inteiro ao projecto Lisboa Limpa, nascido em 2015 e formalizado em associação no ano passado. A ideia é o consumidor pagar um depósito de um euro quando adquirir o copo, de plástico rijo, num estabelecimento aderente, sendo reembolsado no final da noite, quando devolver o copo antes de ir para casa. O objectivo é poder comprar o copo num lado e entregá-lo num outro ponto da cidade. A rede de parceiros pode ser consultada no site oficial, onde encontra um mapa todo supimpa.

Publicidade
compostagem
©DR
Notícias, Vida urbana

Lisboa a Compostar

Tem um jardim, quintal ou logradouro lá por casa? Se a resposta é sim, está qualificado para se inscrever neste programa municipal que oferece compostores a quem quiser transformar os resíduos domésticos em fertilizante e fazer brotar uma nova economia doméstica. O objectivo da Câmara Municipal de Lisboa passa por reduzir a quantidade de resíduos domésticos recolhidos, que só em 2017 atingiu as 600 toneladas diárias de lixo comum, das quais 40% são biodegradáveis. A inscrição é feita online e nessa mesma plataforma encontra a localização de dois compostores comunitários se quiser começar a treinar: um está na Avenida Conselheiro Fernando Sousa (Amoreiras) e outro na Rua Presidente Wilson (Praça de Londres).

mouraria composta
Fotografia: Inês Félix
Compras, Estilo de vida

Mouraria Composta

icon-location-pin Castelo de São Jorge

Já foi um bar, um restaurante com cozinha do mundo e agora é uma loja-oficina, um espaço que vende essencialmente tudo o que precisa para criar uma horta doméstica ou um jardim na varanda lá por casa. Aqui encontra tudo o que precisa para compostar como manda a lei (se não souber por onde começar, a equipa dá-lhe uma ajuda) e também algumas marcas que acreditam num futuro melhor. Para a decoração do espaço da Mouraria Composta, a associação recorreu à reciclagem de móveis e materiais, com assinatura do projecto Agora Verde, que encontrou uma forma de inspirar os clientes a fazerem o mesmo em casa. E as mesas que seguram os artigos à venda também servem de apoio a oficinas ligadas à agricultura urbana, compostagem, controlo de pragas, construção de ninhos para pássaros ou mesmo hotéis para insectos.

Publicidade
Lixo nas ruas
Duarte Drago

Lisbon’s Dumpster Dive

Por todo o mundo existem comunidades que não suportam ver comida a ser desperdiçada no lixo. Já diz o ditado que o lixo de uns é o tesouro de outros e em Lisboa há um grupo de Facebook que vai dando alertas à navegação que diz não ao desperdício alimentar. Sejam sacos cheios de manteiga de amendoim ou quilos de legumes frescos, dois dos resgates publicados mais recentemente no grupo.

compostor campolide
©Junta de Freguesia de Campolide

Cê ao Cubo

Debaixo da asa do projecto nacional Circular Economy Portugal e da sua iniciativa ComBOA!, que ajuda as autarquias a promover a compostagem, nasceu em Campolide o Cê ao Cubo. Começou em 2018 com um centro de compostagem de 600m2 no Bairro do Tarujo que recebe os resíduos verdes da freguesia e que brevemente receberá os de um condomínio vizinho com nove prédios e 300 famílias. Um projecto piloto comunitário que serve de teste e poderá servir de exemplo a outras localidades.

Publicidade
casamento verde
©photo-nic.co.uk nic/Unsplash

Green Mind

Se teve uma cerimónia de casamento tradicional, puxe pela memória: como correu essa pegada ecológica? Pois. A Green Mind acredita que a indústria de eventos tem a capacidade de moldar comportamentos e propõe ajudar na criação de eventos mais amigos do ambiente. Seja para empresas ou particulares, com destaque para os Green Weddings. O trabalho passa por reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, o consumo de água, energia, materiais e resíduos.

Mais bons exemplos de sustentabilidade

ISTO
Duarte Drago
Compras, Estilo de vida

As lojas e marcas sustentáveis em Lisboa que tem de conhecer

Hoje em dia, estar atento à pegada ecológica e tornar-se consciente das suas escolhas enquanto consumidor já se tornou habitual – comprar sustentável deixou de ser um bicho de sete cabeças e, para alguns, é já um estilo de vida. Também por isso Lisboa tem cada vez mais espaços e marcas que promovem este modo de vida. Reunimos marcas sustentáveis que tem de conhecer, desde a cosmética ao calçado passando pelo vestuário feminino, masculino ou infantil, sem esquecer os sapatos ou até mesmo roupa de banho e decoração para a casa. 

Prado Mercearia
©Manuel Manso
Restaurantes, Mercearias finas

Encha a despensa nas melhores lojas para comprar a granel em Lisboa

Grão a grão é realmente possível fazer a diferença no que toca à sustentabilidade, isto se nos tornarmos adeptos de compras a granel. Feijão, quinoa, arroz, nozes, tremoços ou infusões, os dispensadores destas lojas estão recheados e pode fazer o mesmo à sua despensa. Só no distrito de Lisboa, há 63 sítios de venda de produtos a granel. O levantamento das lojas de todo o país está no site agranel.pt, criado por Ana Martins e os membros do grupo Lixo Zero Portugal. 

Publicidade