A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Kaya, Café, Cabeleireiro
Inês Félix

Orgânicos e vegan: conheça estes cabeleireiros sustentáveis em Lisboa

Cuidados acrescidos que evitam o desperdício e marcas vegan amigas do ambiente, fique atento a estes cabeleireiros sustentáveis em Lisboa

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Travar amizade com o ambiente não é tarefa fácil – não chega fazer reciclagem, evitar o plástico, comprar biológico ou usar transportes públicos. Ajuda, mas apesar de não ser suficiente, faz parte do caminho a seguir. É importante mudar consciências e rotinas, e nesse leque de pequenos detalhes para levar uma vida mais sustentável, está o simples acto de escolher a dedo o cabeleireiro onde vai. Sugerimos-lhe uma lista de cabeleireiros sustentáveis em Lisboa onde só entram marcas vegan ou orgânicas – já pensou na quantidade de produtos tóxicos que vão por água abaixo sempre que lava o cabelo?

Recomendado: Os melhores cabeleireiros em Lisboa

Cabeleireiros sustentáveis em Lisboa

Z Vegan Hair Concept
  • Compras
  • Belém

Vegan, sem testes em animais, orgânico e livre de parabenos e sulfatos: é assim que o Z Vegan Hair Concept se apresenta ao mundo. Num cantinho no Restelo, este cabeleireiro e centro de estética adequa os seus serviços a cada cliente, num atendimento personalizado liderado pela dupla João & Brito. Aqui todos os produtos são livres de sulfatos, parabenos, amoníaco, folmaldeído, PPD’s, níquel, resorcina e todos esses nomes que enrolam na língua e fazem de obstáculo à sustentabilidade. A Philip Martin's é a marca que mais brilha neste cabeleireiro, com produtos de cabelo e cuidados para a pele, com base numa filosofia orgânica, natural e bio-compatível. Portanto, animais por aqui só mesmo os seus de quatro patas que lhe podem fazer companhia enquanto mudam de visual. 

* A marcação é obrigatória, assim como o uso de máscara. 

  • Coisas para fazer
  • Chiado

Em pleno Chiado, o &SoWhat pode passar despercebido no meio da azáfama regular do bairro, mas fideliza quem entra e muda de visual. O espaço é arejado, minimalista e com uma zona de lavagens para entrar logo em modo zen e deixar que lhe tratem do pêlo. Aqui a beleza trata por tu o sustentável e o orgânico usando a marca Organic Way (OWAY), aprovada pela PETA e uma das primeiras marcas de cuidados capilares baseada em extratos biodinâmicos, plantas micronizadas, óleos essenciais e hidrolatos. Cortes, coloração, styling, máscaras ou madeixas – pode fazer tudo isto sempre com o selo de sustentabilidade associado, comprometendo-se com o comércio justo e a minimização do desperdício.

* A marcação e o uso de máscara são obrigatórios.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Sem sair da estreira Travessa Légua da Póvoa, a dupla d’O Cabeleireiro não foi muito longe. Mudaram o número da porta, abriram um espaço maior e tornaram-se mais sustentáveis. Cristiano Napolitano, colorista, e Mónica Dias, cabeleireira, são a sombra um do outro. A transformação foi drástica: as paredes brancas ganharam vida com sinalética decorativa e as prateleiras presas com fivelas expõem os produtos da única marca do salão, a italiana Davines, vegana e isenta de petróleo. A ideia é serem cada vez mais sustentáveis: reutilizam as luvas, deixaram de usar garrafas de plástico e usam um filtro de barro que veio do Brasil.

*Só é permitido dois clientes no espaço e por marcação. O uso de máscara é obrigatório.

  • Coisas para fazer
  • São Sebastião

A Kaya é um café e cabeleireiro que aposta em produtos orgânicos e sustentáveis, do champô à semente moída e torrada do cafeeiro. O café coabita com as tesouradas. No cabeleireiro não entram marcas convencionais, só orgânicas (Oway e Davines) e fazem-se todo o tipo de obras-primas capilares. Cortes, hidratações, reconstrução, coloração e descoloração. O espaço funciona com os mesmos horários do café, o que é uma vantagem porque ao domingo não fazem gazeta. 

*O uso de máscara e marcações são obrigatórios.

Publicidade
  • Compras
  • Campo de Ourique

Um três em um improvável: loja, café e cabeleireiro. O projecto de Natasha Cálem é sustentável e amigo do ambiente, e isso prova-se pelas marcas que escolhe para ter lá. O cabeleireiro funciona ao fundo do espaço e tanto dá para adultos como para crianças. Também a marca usada aqui segue a ideologia da casa: são usados produtos da Davines, do norte de Itália, que levou o troféu por ser completamente isenta de petróleo e vegan. Aqui, a água que é usada nas lavagens dos cabelos segue um sistema de reaproveitamento construído de propósito para o espaço. Trocando por miúdos: essa água segue para um depósito suspenso junto às casas de banho e é reaproveitada para as descargas de autoclismo.

*O serviço de cabeleireiro funciona apenas por marcação e o uso de máscara é obrigatório

  • Saúde e beleza
  • Lisboa

Chamar cabeleireiro ao Creative Hair Studio na Estefânia é meio limitativo. É que as paredes acomodam a intervenção artística de Tamara Alves, escovas modernaças, entre todos detalhes que gritam futuro. O projecto tem a assinatura de Olga Ferreira-Hilário, a art-director do estaminé, que permite escolher com quem quer tratar do cabelo, seja com ela, com os stylist ou senior stylist (o preço varia, claro). O espaço tem-se tornado cada vez mais sustentável, tanto através das marcas que utiliza como dos procedimentos, eliminando quase na totalidade os produtos descartáveis. 

* O uso de máscara é obrigatório, assim como a marcação. Opte por pagamentos via cartão ou contactless, e vá sozinho, despojado o máximo possível de bijuteria e adereços. 

Lisboa sustentável

  • Coisas para fazer

Pedimos ajuda a quem anda nestas andanças faz tempo e a quem carrega consigo a bandeira da sustentabilidade, seja em movimentos comunitários ou marcas. Vá, prepare-se para sair desta com mais pontos na consideração do meio ambiente. 

  • Compras

É importante, mais do que nunca, manter as mãos higienizadas, bem lavadinhas e livres de vírus chatos que andam por aí. Há sabonetes que ainda são fiéis à velha técnica da saboaria artesanal, livre de químicos e maquinaria pesada, livres de aromas artificiais e embalagens plastificadas. Há marcas de sabonetes artesanais que põem cá fora produtos feitos à mão, com o que a terra dá, do azeite às ervas aromáticas, sejam eles para as mãos, corpo, rosto ou cabelos. 

Publicidade
  • Compras
  • Estilo de vida

Hoje em dia, estar atento à pegada ecológica e tornar-se consciente das suas escolhas enquanto consumidor já se tornou habitual – comprar sustentável deixou de ser um bicho de sete cabeças e, para alguns, é já um estilo de vida. Também por isso Lisboa tem cada vez mais espaços e marcas que promovem este modo de vida. Reunimos marcas sustentáveis que tem de conhecer, desde a cosmética ao calçado passando pelo vestuário feminino, masculino ou infantil, sem esquecer os sapatos ou até mesmo roupa de banho e decoração para a casa.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade