Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Etiqueta verde: dicas para ser sustentável em casa
Projecto Sustentável, Lixo Zero Portugal, Kit
©DR Kit Lixo Zero Portugal

Etiqueta verde: dicas para ser sustentável em casa

Na cozinha ou na casa de banho, há comportamentos que pode adoptar que o ajudam a ser sustentável em casa

Por Francisca Dias Real e Bárbara Baltarejo
Publicidade

Não há desculpas para não vestir a camisola verde, mesmo estando fechado no conforto do lar. Damos-lhe aqui dicas para ser sustentável em casa que podem ser aplicadas em cada momento do seu dia, seja enquanto está na cozinha de volta dos tachos (não há desperdício, ouviu?), na varanda com as plantas ou na casa de banho, na hora da rotina de beleza. Pedimos ajuda a quem anda nestas andanças faz tempo e a quem carrega consigo a bandeira da sustentabilidade, seja em movimentos comunitários ou marcas. Vá, prepare-se para sair desta com mais pontos na consideração do meio ambiente. 

Recomendado: Descubra estas marcas sustentáveis para compras online

Dicas alheias

Tomada Switch
Tomada Switch
©Catarinafpb

Dicas de Catarina Barreiros

Catarina Barreiros

Consumo de energia: “Se estão em teletrabalho, trocar para tomadas switch para reduzir o consumo provocado por computadores ligados em stand-by”

Higiene pessoal: “Aproveitar a quarentena para experimentar produtos sustentáveis, como o copo menstrual ou fraldas reutilizáveis para quem tem bebés”

Compostagem: “Começar a fazer compostagem com um vermicompostor também é muito simples”

Organii Alvalade
Organii Alvalade
©Duarte Drago

Dicas de Cátia Curica

ORGANII

Tratar da roupa: “Podemos arranjar e tratar de malas, sapatos, cintos e todos os assessórios que possam ser arranjados ou tratados para aumentarem a sua durabilidade. Também devemos lavar a roupa apenas quando necessário”

Cosmética bio e reutilização: “Pensar em usar cosmética biológica para não contribuir com ingredientes poluentes para o meio ambiente. Também devemos usar toalhitas reutilizáveis para limpar o rosto e desmaquilhar”

Combate natural: “Experimente sabão de azeite biológico para lavar as mãos, consegue ser uma proteção fundamental contra a Covid-19 e ao mesmo tempo não agride a pele das mãos, mantendo-a intacta”

Publicidade
Projecto Sustentável, Ana Milhazes , Lixo Zero Portugal
Projecto Sustentável, Ana Milhazes , Lixo Zero Portugal
©DR

Dicas de Ana Milhazes

LIXO ZERO PORTUGAL

Repensar prioridades: “Esta é uma boa altura para reflectir sobre o que nos faz realmente falta e pensar mais no primeiro R: recusar”

Reduzir os resíduos: “Estar em casa também nos permite olhar para a quantidade de resíduos que estamos a produzir, ou seja, olhar para o lixo e ser mais conscientes do lixo que produzimos”

Deixar os descartáveis: “Reservar algum tempo para pensar nas mudanças que se podem fazer já, como levar sacos para a fruta, vegetais e pão, mas também criar uma lista para mudanças futuras”

Sara Morais Pinto é responsável pelo Zero Waste Lab
Sara Morais Pinto é responsável pelo Zero Waste Lab
©DR

Dicas de Sara Morais Pinto

ZERO WASTE LAB

Planear bem as compras: “Numa altura em que sair para compras é de evitar, aproveite para planear a lista, preparar todos os sacos e frascos que sejam reutilizáveis, comprar a granel e consumir no comércio local. Vai saber bem na carteira e na gestão do lixo em casa, trazendo menos embalagens para casa”

Manter a reciclagem nos moldes permitidos: “Todos os resíduos recicláveis continuam a poder sê-lo. Com a devida excepção dos resíduos contaminados, deve usar o ecoponto público para embalagens, papel e vidro”

Plantar num vaso: “Ao plantar ervas aromáticas ou outras hortícolas em vaso, vai ver que vai aprender muito e aproximar-se do valor de cada alimento. Desta forma evita comprar tanto e conhecerá melhor os seus alimentos, poupando até dinheiro”

Em casa com etiqueta

E ainda...

1 colocar um recipiente na banheira para reservar a água que sai fria antes do banho

2 utilizar essa água depois na rega das plantas ou na cozinha

3 investir e investigar opções de fontes de energia renovável 

4 reduzir o desperdício alimentar na cozinha, usando a criatividade e os truques que estão na página 80 desta edição Time In Portugal.

No Instagram:

Se passa muito tempo no Instagram também lhe dizemos quem pode seguir para o poder influenciar a ter bons comportamentos sustentáveis em casa:   

Catarina Barreiros (@catarinafpb

Joana Guerra Tadeu (@joanaguerratadeu)

Inês Pais (@inesrpais)

Lisboa verde

mouraria composta da renovar a mouraria
Fotografia: Inês Félix

Eles criam bom ambiente: projectos sustentáveis em Lisboa

Coisas para fazer

Embora haja cada vez mais humanos preocupados com o planeta Terra, não é tarefa fácil reverter os danos causados desde a Revolução Industrial. Há quem atire a toalha ao chão, quem questione mesmo o aquecimento global (não vamos apontar nomes), mas também há quem não desista e faça a sua parte na luta por um mundo mais verde e, por arrasto, com uma esperança de vida mais longa. Conheça algumas das ideias sustentáveis nascidas e criadas em Lisboa, uma cidade cada vez mais ecológica. 

passeio de bicicleta
Fotografia: Arlindo Camacho

Conheça as apps essenciais para uma Lisboa mais verde

Coisas para fazer

A tecnologia pode sempre dar um empurrão, e hoje, as apps são quem mais ordena nesse campo. Na lista abaixo vai encontrar uma seleção, apontadas a diferentes vertentes, para que o caminho da cidadania exemplar seja bastante mais fácil. Algumas não estão operacionais devido à pandemia, mas não tem desculpas para não usar as outras.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade