Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Descubra estas marcas de sabonetes artesanais
Shaeco
© Shaeco

Descubra estas marcas de sabonetes artesanais

Lave as mãos bem lavadinhas e no processo opte por sabonetes artesanais, claro.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

É importante, mais do que nunca, manter as mãos higienizadas, bem lavadinhas e livres de vírus chatos que andam por aí. E se lavar as mãos mais vezes ao dia obrigou a mudar a rotina, seria de esperar que começasse a olhar também para os produtos que usa, para a sua composição e se, no final de contas, não acaba com as mãos feitas num caco. Isto tudo para dizer que há sabonetes que ainda são fiéis à velha técnica da saboaria artesanal, livre de químicos e maquinaria pesada, livres de aromas artificiais e embalagens plastificadas. Há marcas de sabonetes artesanais que põem cá fora produtos feitos à mão, com o que a terra dá, do azeite às ervas aromáticas, sejam eles para as mãos, corpo, rosto ou cabelos. 

Recomendado: Lojas e marcas veganas que pode comprar em Lisboa

Marcas de sabonetes artesanais

Saponina
Saponina
Saponina

Saponina

A necessidade de cuidar da pele atópica e delicada da filha fez com
 que Liliana Dinis, formada em cosmetologia, criasse a Saponina, 
uma marca de cosmética vegan. Os produtos como os sabonetes, champôs ou dentífricos em versão sólida são produzidos em pequenos lotes, para manter a frescura, e criados com ingredientes biológicos numa óptica de desperdício zero. A marca foi evoluindo e hoje tem velas ecológicas de soja, saboneteiras de cerâmica e até discos desmaquilhantes laváveis. Pode encomendar através do Facebook, Instagram ou por email (saponinanature@gmail.com).

odeSabão
odeSabão
odeSabão

OdeSabão

Não se espante pelo aspecto quase tosco que estes sabonetes trabalhados por Sara Domingos ganham no seu aspecto final -- é mesmo assim a arte de quem trabalha à mão. Estes sabonetes são feitos inteiramente com azeite e pontuados com ervas secas perfumadas como a alfazema, alecrim ou flor de laranjeira. Vantagem: os sabonetes são feitos com uma corda ao centro para não os deixar escorregar no banho e poder pendurá-los algures na casa de banho. Pode comprar através do Facebook ou Instagram (@odesabao).  

Publicidade
TERRA Saboaria Artesanal
TERRA Saboaria Artesanal
TERRA Saboaria Artesanal

Terra - Saboaria Artesanal

Não há plásticos, não há químicos, não há testes em animais, os ingredientes são 100% naturais e as embalagens totalmente recicláveis – sejam bem-vindos ao maravilhoso mundo da cosmética natural da Terra, uma marca portuguesa de saboaria artesanal. A estratégia é só uma e assenta no respeito pelo planeta Terra e pelos seres vivos que muitas vezes são apanhados no processo de fabrico de cosméticos. A marca surge como uma resposta alternativa à produção industrial e aos habituais produtos que temos em casa – a flecha está apontada para os consumidores ambientalmente responsáveis e o melhor de tudo é que é produto nacional. Os aromas são criados no próprio atelier onde fabricam todos os produtos, na zona de Lisboa, e resultam de misturas de óleos essenciais. A marca divide-se pelas gamas faciais, de sabonetes de banho, protecção de corpo, cuidados de cabelo, uma linha masculina e outra para a casa com velas. Pode comprar no através da loja online do Facebook ou no site deRaiz

Atelier do Sabão
Atelier do Sabão
Atelier do Sabão

Atelier do Sabão

Produzem tudo à mão, em pequenos lotes, usando apenas ingredientes 100% naturais e renováveis que resultam em produtos para cuidar, limpar, proteger e suavizar a pele. Nathalie Moreira e Luís Valente são a equipa por detrás do Atelier do Sabão, uma marca originária de Espinho, onde têm loja e laboratório para seguirem de perto toda a produção. Os sabonetes dividem-se por categorias como o cuidado de corpo, rosto, cabelo, higiene íntima, peles secas e peles maduras, havendo também sabões para animais de estimação com repelentes naturais. Além dos sabonetes vendem também óleos essenciais, vegetais e manteigas, bálsamos labiais, velas, desodorizantes e produtos ecológicos como cotonetes e saboneteiras. Pode encomendar através do site da marca. 

Publicidade
Olivae
Olivae
Pedro Vilhena

Olivae

Elza Neto e Carla Janeiro uniram forças em 2013 para fazer nascer a Olivae, uma marca de sabonetes artesanais que continua a ter em vista a valorização dos recursos locais existentes em Portugal, especialmente na região Alentejo, onde residem. Produzem os sabonetes a partir do mais fino azeite virgem, do leite de cabra serpentina, de cera de abelha e óleos essenciais biológicos, tudo feito de forma artesanal no processo de saponificação, onde se unem os ácidos gordos (azeite) a elementos alcalinos (hidróxido de sódio), um conhecimento ancestral atribuído aos árabes ainda no séc. XIII. Os sabonetes estão disponíveis em quatro aromas, em embalagens de 100g e de 25g, sendo que, por encomenda, poderão ainda ser produzidos sabonetes personalizados com diferentes aromas, formas, dimensões ou embalagens. Pode contactar a marca por email (geral@olivae.eu) ou telefone (91 919 4486).  

Aromas da Villa
Aromas da Villa
Aromas da Villa

Aromas da Villa

Em vez de glicerina, a marca usa para a base dos sabonetes azeite extra virgem da zona de Condeixa-a-Nova, de onde são originários, para tornar o produto mais hidratante, suave e antioxidante. Junta-lhes óleos essenciais para aromatizar, deixando para trás qualquer tipo de químicos, corantes, fragâncias ou substâncias que possam causar irritação. Cada sabonete da Aromas da Villa é único, uma vez que é feito à mão por uma artesã certificada sem uso de máquinas ou equipamentos industriais. Ah, e os preços são de amigo, como pode comprovar no site da marca.

Publicidade
Alquimia da Pele
Alquimia da Pele
© DR

Alquimia da Pele

Produzidos em São João da Madeira de forma artesanal e com respeito pela Natureza, os sabonetes, champôs e bálsamos da Alquimia da Pele têm sempre como base óleos essenciais ou manteigas vegetais. Os aromas de alecrim, rosa mosqueta ou lavanda, por exemplo, são outro dos pontos-chave. Pode encontrá-los no Facebook ou Instagram (@alquimia_da_pele) e encomendar por email (alquimiadapele@outlook.com).

 

Magic Bath
Magic Bath
Magic Bath

Magic Bath

Os sabonetes portugueses da Magic Bath® são produzidos com ingredientes 100% naturais, seguindo um processo de saponificação a frio para ajudar a manter as glicerinas naturais. São feitos através do uso sustentável da biodiversidade das plantas aromáticas, e os sais de banho, outro dos best sellers da marca, aproveitam a riqueza dos minerais do sal marinho e do poder dos óleos essenciais. Não fazem testes em animais e são adequados a todo o tipo de peles. Encomende através do site ou através da loja Sapato Verde.

Como ser mais sustentável

Zouri
© DR

Descubra estas marcas sustentáveis

Compras

Na hora de comprar olhe para a etiqueta, para a pegada ambiental e para os pequenos negócios que, afinal de contas, parecem estar sempre aqui para nós mesmo nos tempos mais difíceis. Descubra estas marcas sustentáveis.

Kaya, Café, Cabeleireiro
Inês Félix

Orgânicos e vegan: conheça estes cabeleireiros sustentáveis em Lisboa

Compras

Travar amizade com o ambiente não é tarefa fácil – não chega fazer reciclagem, evitar o plástico, comprar biológico ou usar transportes públicos. É importante mudar consciências e rotinas, e nesse leque de pequenos detalhes para levar uma vida mais sustentável, está o simples acto de escolher a dedo o cabeleireiro onde vai.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade