Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 13 marcas veganas que pode comprar em Lisboa

13 marcas veganas que pode comprar em Lisboa

Expressões como "cruelty-free", "orgânico" e "sem origem animal" fazem parte do léxico destas marcas veganas

Joplins Sunglasses
A Joplins Sunglasses é uma das marcas presentes no Mercadão de Verão
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Lisboa está mais atenta ao mundo vegetal, com menos preconceitos e cada vez mais curiosidade. A prova disso é a quantidade de marcas veganas que existem na cidade – nem todas com loja própria – e que ajudam os lisboetas a descobrir alternativas de roupa, acessórios, sapatos ou cosmética.

Já antes tínhamos percorrido as paragens de metro do Intendente, Anjos e Arroios para lhe mostrar como comer, vestir e calçar vegan na zona, mas alargamos agora o leque a toda a cidade e a lojas online de marcas lisboetas que promovem este estilo de vida. Conheça estas 13 marcas veganas que pode comprar em Lisboa.

Recomendado: As marcas sustentáveis que tem de conhecer

13 marcas veganas que pode comprar em Lisboa

1
Good Guys Don't Wear Leather SS19
Compras

Good Guys Don’t Wear Leather

icon-location-pin Lisboa

Foi em 2011 que a designer Marion Hanania criou a sua marca de sapatos vegan, a Good Guys Don’t Wear Leather, marca com selo vegan da PETA, a organização americana de defesa dos direitos dos animais. Os modelos criados pela francesa são fabricados em Portugal num modelo de comércio justo e cruelty-free. São usadas microfibras de couro vegan para o corpo do sapato, lona, borracha natural ou madeira para as solas. Pode encontrar estes modelitos na loja Couve.

2
Muroexe
Compras, Moda

Muroexe

icon-location-pin Chiado

A marca espanhola Muroexe é conhecida pelas suas linhas casuais e minimalistas, mas mais que isso, por ser vegan. Nenhum material ou parte do processo de fabrico contém componentes de origem animal. É tudo feito sob normas de comércio justo e as fibras sintéticas utilizadas estão carimbadas com a certificação de produto da PETA. Pode encontrar estes ténis na Degrau.

Publicidade
3
Balluta

Balutta

A empresa portuguesa de calçado vegan cria colecções com o menor impacto ambiental possível. A marca utiliza técnicas tradicionais e materiais ecológicos para promover a sustentabilidade. Cada sapato é visto como uma espécie de obra de arte usável com elementos orgânicos, como o couro vegano – feito de poliamida reciclada – ou os saltos feitos de cortiça revestida a folha de madeira. Estão à venda no site da Balluta.

4
The Bam and Boo
Compras

The Bam and Boo

icon-location-pin Campo de Ourique

Todos os produtos da portuguesa The Bam and Boo são vegan, não testados em animais, e usam o bambu como matéria-prima principal. As escovas de dentes de bambu, que pode comprar na Pikikos são a opção ideal para substituir as habituais de plástico, que demoram centenas de anos para se decomporem. Da mesma marca há palhinhas, fio dental e cotonetes.

Publicidade
5
Joplins Sunglasses
Compras

Joplins

icon-location-pin Princípe Real

Estes óculos são ecológicos, leves, resistentes, biodegradáveis e flutuantes. Porquê? Porque são todos feitos de bambu e têm garantia vitalícia para que veja o futuro de óculos e olhos postos na sustentabilidade. A Joplins está à venda em lojas como a Fair Bazaar e a Papua Market.

6
Dr. Bronner’s
Compras

Dr. Bronner’s

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

É um negócio de sabão que nunca escorregou das mãos da mesma família – a marca de cosmética alemã Dr. Bronner’s foi fundada em 1948 e tem olho para a sustentabilidade. Os sabonetes, bestsellers da marca, são biodegradáveis e vegan, feitos com ingredientes orgânicos, como óleo de cânhamo, e podem ser usados para lavar o corpo, rosto ou cabelo. Encontre-os na Fair Bazaar ou na 27 Lisboa.

Publicidade
7
Saponina

Saponina

Liliana Dinis, formada em cosmetologia, criou a Saponina, uma marca de cosmética vegan. Os produtos, como os sabonetes, champôs ou dentífricos em versão sólida, são produzidos em pequenos lotes, para manter a frescura, e criados com ingredientes biológicos numa óptica de desperdício zero. Encomende no Facebook ou procure Liliana em mercados como o Mercado Crafts & Design do Jardim da Estrela.

8
Lush Avocado Wash
Compras

Lush

icon-location-pin Grande Lisboa

A Lush assume-se como marca vegetariana, devido à utilização de mel, leite ou ovos, ainda que 80% dos seus produtos encaixem na categoria vegan. A partir destes números é fácil descobrir soluções nas lojas e online de produtos vegan, como é o caso do novo champô que substituiu o ovo pela proteína aquafaba, o líquido gelatinoso que se obtém depois de ferver grão de bico. Há máscaras, esfoliantes, perfumes, batons e desodorizante.

Publicidade
9
Zouri

Zouri

Reinventar o calçado tradicional aliando-se à responsabilidade ambiental é o ponto de partida da Zouri, que fabrica sapatos vegan e 100% artesanais produzidos em Portugal. Cada par é feito com plástico recolhido da costa portuguesa e, sempre que é feita uma compra, a marca informa quais os materiais usados, as quantidades, a localização de onde foi apanhado o plástico e o nome da pessoa que o fabricou. Compre-os online

10
Unii
Compras

Unii

icon-location-pin Alvalade

As irmãs Cátia e Rita Curica, donas das lojas Organii, criaram a própria marca, a Unii – organic skin food, uma marca de cosmética biológica e vegan. Têm o seu laboratório em Pero Pinheiro, Sintra, e é lá que controlam os ingredientes biológicos, pondo de lado os químicos. A Unii conta com produtos para toda a família, que podem ser encontrados nas lojas Organii, e há desde sabonetes artesanais de azeite a champôs sólidos, elixires bucais (como o que está aqui em cima) e até fragrâncias.

Publicidade
11
Sapatos Natural World
Compras

Sapato Verde

icon-location-pin Chiado/Cais do Sodré

A Sapato Verde fica ali entre a Bica e o Bairro Alto e por lá só encontra artigos vegan. O espaço divide-se em três: a mercearia Green Beans, o café com refeições vegan Green Beans Café e a Sapato Verde, a loja com calçado, roupa e acessórios. Há mochilas da Le Frik, os ténis da Natural World Eco, a pasta de dentes da Georganics e os desodorizantes em stick da Ben & Anna, com manteiga de karité e bicarbonato de sódio.

12
Nae Vegan Shoes
Compras

Nae Vegan Shoes

icon-location-pin Alcântara

O calçado da Nae, marca que nasceu em Lisboa, explora o mundo encantado das alternativas à pele, com sapatos feitos de plástico reciclado, microfibras biodegradáveis, borracha 100% natural, cortiça ou fibras de folha de ananás. Há opções para mulher e para homem, das botas às sandálias, dos cintos às malas. Pode comprar online ou na loja da Lx Factory.

Publicidade
13
Rise Clan
Compras

Rise Clan

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A Rise Clan nasceu pelas mãos de Miguel Sarzedas em 1996 quando começou a imprimir as suas primeiras t-shirts, mas foi só em 2008 que foi criada a marca homónima de streetwear consciente, ecológico e sob o lema de comércio justo. Em 2017, abriram a sua primeira loja, junto ao Marquês, onde pode encontrar t-shirts, roupa interior, sacos de pano, óculos de sol, bonés, cosmética e até aventais. A Rise Clan tem uma zona de mercearia com comida, snacks e suplementos isentos de produtos animais. Os amigos de quatro patas também têm direito ao seu reinado vegan com champôs, comida e sacos compostáveis para os presentes malcheirosos.

Lisboa vegan

Hambúrger do Veganapati
Inês Félix
Restaurantes

Os 14 melhores restaurantes vegan em Lisboa

Quanto mais restaurantes vegan aparecem em Lisboa, mais criativa fica esta dieta restritiva. Não há ovos, leite ou manteigas de origem animal – e naturalmente nem vale a pena falar em carne ou peixe – mas estes menus não são um interminável desfile de saladas. Estes são os melhores restaurantes vegan em Lisboa.

Publicidade