Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right 24 lojas e marcas veganas que pode comprar em Lisboa
Fábrica Couto
© Marco Duarte

24 lojas e marcas veganas que pode comprar em Lisboa

Expressões como "cruelty-free", "orgânico" e "sem origem animal" fazem parte do léxico destas marcas veganas

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Lisboa está mais atenta ao mundo vegetal, com menos preconceitos e cada vez mais curiosidade. Até porque esse não é só um mundo relativo a regimes alimentares, é um estilo de vida. A prova disso é a quantidade de marcas veganas que existem na cidade – nem todas com loja própria – e que ajudam os lisboetas a descobrir alternativas de roupa, acessórios, sapatos ou cosmética. Alargamos o leque a toda a cidade e a lojas online de marcas que promovem este estilo de vida 100% vegetal. Conheça estas 24 lojas e marcas veganas que pode comprar em Lisboa ou encher os carrinhos das lojas online.

Recomendado: Descubra estas marcas sustentáveis para compras online

24 marcas veganas que pode comprar em Lisboa

Foamie
Foamie
Foamie

1. Foamie

Tome nota: 0% plástico, vegan e não testados em animais. A marca alemã Foamie é conhecida pelas boas práticas amigas do ambiente, sendo os champôs sólidos a prata da casa –  são feios de Syndet, um detergente sintéctico sem sabão, que lava o cabelo de forma eficaz, respeitando o pH natural do cabelo e couro cabeludo. E dá para cerca de 25 utilizações. Outra das vantagens é que vêm em formato viagem, para poder andar com eles para trás e para a frente. Está disponível em farmácias, parafarmácias e online na loja Vital Mais, o representante oficial da marca em Portugal.

2. Fair Bazaar

Compras Princípe Real

A Fair Bazaar é um marketplace que junta marcas sustentáveis de moda, casa e beleza e que se materializa numa loja da Embaixada, no Príncipe Real. O site está operacional e com portes gratuitos para Lisboa e Cascais se aceder à secção “Quarantine”. Aí encontra desde os produtos vegan de Ben&Anna, a roupa da Mud Jeans, as mochilas da Wetheknot ou os ténis da Marita Moreno.

 

Publicidade
The Green Beauty
The Green Beauty
The Green Beauty

3. The Green Beauty

Nascida em 2017, esta loja multi-marca oferece produtos orgânicos, naturais e não testados em animais, uma forma de facilitar o acesso ao público ao mundo da beleza natural e bio. No catálogo estão algumas marcas vegan como a Lily Lolo,  a Georganics, Studio 78, Oskia, Soapwalla, Ilia, Less is More ou a Whamisa. 

Mulieres
Mulieres
Mulieres

4. Pegada Verde

É uma eco-shop portuguesa que quer tornar as suas rotinas cada vez mais naturais, saudáveis e amigas do ambiente. O objectivo sempre foi o de poder comprar e não fazer disso uma acção puramente consumista, ser antes uma forma de possuir algo que as pessoas pudessem reutilizar. A loja tem várias secções com que se entreter, sempre com a sustentabilidade em vista, onde se incluem livros, posters para colorir, sabonetes, champôs, desodorizantes, acessórios para higiene, azeites ou chás biológicos. Dentro de um vasto leque de marcas, há várias vegan como é o caso da Georganics, Lamazuna, Mulieres, Ben&Anna, Dr. Bronner's, Unii ou Matarrania.

Publicidade

5. Muroexe

Compras Moda Chiado

A marca espanhola Muroexe é conhecida pelas suas linhas casuais e minimalistas, mas mais que isso, por ser vegan. Nenhum material ou parte do processo de fabrico contém componentes de origem animal. É tudo feito sob normas de comércio justo e as fibras sintéticas utilizadas estão carimbadas com a certificação de produto da PETA. Pode encontrar estes ténis na Degrau.

Balluta
Balluta

6. Balutta

A empresa portuguesa de calçado vegan cria colecções com o menor impacto ambiental possível. A marca utiliza técnicas tradicionais e materiais ecológicos para promover a sustentabilidade. Cada sapato é visto como uma espécie de obra de arte usável com elementos orgânicos, como o couro vegano – feito de poliamida reciclada – ou os saltos feitos de cortiça revestida a folha de madeira. Estão à venda no site da Balluta.

Publicidade

7. The Bam and Boo

Compras Campo de Ourique

Todos os produtos da portuguesa The Bam&Boo são vegan, não testados em animais, e usam o bambu como matéria-prima principal. As escovas de dentes de bambu, que pode comprar na Pikikos ou na Fair Bazaar são a opção ideal para substituir as habituais de plástico, que demoram centenas de anos para se decomporem. Da mesma marca há palhinhas, fio dental e cotonetes.

8. Joplins

Compras Princípe Real

Estes óculos são ecológicos, leves, resistentes, biodegradáveis e flutuantes. Porquê? Porque são todos feitos de bambu e têm garantia vitalícia para que veja o futuro de óculos e olhos postos na sustentabilidade. A Joplins está à venda em lojas como a Fair Bazaar, Papua Market ou online no site da marca.

Publicidade
Couve
Couve
Duarte Drago

9. Couve

Compras Lisboa

É uma loja de vestuário e calçado vegan. Sapatos sem pele; meias, gorros e cachecóis sem lã. Atrás do balcão está Vasco Monteiro, que quer provar que se pode vestir com consciência “mas com pinta”. As botas da Good Guys Don’t Wear Leather, marca francesa  produzida em Portugal, estão nas prateleiras, assim como as mochilas da Lefrik e os ténis de Barcelona da Duuo. Também pode encomendar pelo Instagram

The Body Shop
The Body Shop
The Body Shop

10. The Body Shop

Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, são uma marca 100% vegetariana e cruelty-free, sendo que cerca de metade dos produtos da The Body Shop são 100% vegan, desde produtos para cuidados de pele aos de cabelos ou maquilhagem. Isso significa que pode comprar best sellers, como a gama Drops of Youth ou a linha de produtos para a pele Oils of Life, sempre sem entrar produto de origem animal. 

Publicidade

11. Dr. Bronner’s

Compras Chiado/Cais do Sodré

É um negócio de sabão que nunca escorregou das mãos da mesma família – a marca de cosmética alemã Dr. Bronner’s foi fundada em 1948 e tem olho para a sustentabilidade. Os sabonetes, bestsellers da marca, são biodegradáveis e vegan, feitos com ingredientes orgânicos, como óleo de cânhamo, e podem ser usados para lavar o corpo, rosto ou cabelo. Encontre-os na Fair Bazaar ou na Pegada Verde, por exemplo.

Saponina
Saponina

12. Saponina

Liliana Dinis, formada em cosmetologia, criou a Saponina, uma marca de cosmética vegan. Os produtos, como os sabonetes, champôs ou dentífricos em versão sólida, são produzidos em pequenos lotes, para manter a frescura, e criados com ingredientes biológicos numa óptica de desperdício zero. Encomende no Facebook ou procure Liliana em mercados como o Mercado Crafts & Design do Jardim da Estrela.

Publicidade
Pasta Dentífrica Couto
Pasta Dentífrica Couto
© João Saramago

13. Couto, SA

A pasta de dentes da Couto SA é uma referência entre os seguidores deste estilo de vida. Os seus ingredientes são 100% vegetais e não recorrem a testes em animais para a sua produção. Também encontra champôs, água-de-colónia ou sabonetes da marca que seguem o mesmo conceito. Estão à venda em alguns supermercados, na Drogaria S. Domingos ou na Drogaria Central ou nas lojas d’A Vida Portuguesa.

14. Lush

Compras Grande Lisboa

A Lush assume-se como marca vegetariana, devido à utilização de mel, leite ou ovos, ainda que 80% dos seus produtos encaixem na categoria vegan. A partir destes números é fácil descobrir soluções nas lojas e online de produtos vegan, como é o caso do novo champô que substituiu o ovo pela proteína aquafaba, o líquido gelatinoso que se obtém depois de ferver grão de bico. Há máscaras, esfoliantes, perfumes, batons e desodorizante.

Publicidade
KVD Vegan Beauty
KVD Vegan Beauty
KVD Vegan Beauty

15. KVD Vegan Beauty

Depois de a tatuadora Kat Von D ter vendido a sua parte da empresa de cosméticos, a marca  reestruturou-se e passou a chamar-se KVD Vegan Beauty e a ser 100% vegan, assim como o próprio packaging é mais sustentável. Há blush, eyeliners, máscaras e até os famosos batons líquidos matte continuam na colecção – pode encontrar estes produtos nas lojas Sephora e na Sephora online.

Zouri
Zouri

16. Zouri

Reinventar o calçado tradicional aliando-se à responsabilidade ambiental é o ponto de partida da Zouri, que fabrica sapatos vegan e 100% artesanais produzidos em Portugal. Cada par é feito com plástico recolhido da costa portuguesa e, sempre que é feita uma compra, a marca informa quais os materiais usados, as quantidades, a localização de onde foi apanhado o plástico e o nome da pessoa que o fabricou. Compre-os online

Publicidade

17. Unii

Compras Alvalade

As irmãs Cátia e Rita Curica, donas das lojas Organii, criaram a própria marca, a Unii – organic skin food, uma marca de cosmética biológica e vegan. Têm o seu laboratório em Pero Pinheiro, Sintra, e é lá que controlam os ingredientes biológicos, pondo de lado os químicos. A Unii conta com produtos para toda a família, que podem ser encontrados nas lojas Organii e no respectivo site, e há desde sabonetes artesanais de azeite a champôs sólidos, elixires bucais e até fragrâncias.

18. Sapato Verde

Compras Chiado/Cais do Sodré

A Sapato Verde fica ali entre a Bica e o Bairro Alto e por lá só encontra artigos vegan. O espaço divide-se em três: a mercearia Green Beans, o café com refeições vegan Green Beans Café e a Sapato Verde, a loja com calçado, roupa e acessórios. Há mochilas da Le Frik, os ténis da Natural World Eco, a pasta de dentes da Georganics e os desodorizantes em stick da Ben & Anna, com manteiga de karité e bicarbonato de sódio.

Publicidade

19. NaturaPura

Mais genuína é impossível. Nascida em Barcelos, em 1999, esta marca ecológica de roupa e acessórios para bebé já tem lojas espalhadas por todo o país (em Lisboa pode encontrá-la nas Amoreiras e no Colombo) e utiliza algodão 100% biológico sem tingimentos. É por esta que todas as peças que vendem – muitas delas sem costuras ou elásticos, para maior conforto do bebé – vêm nas cores naturais da matéria-prima, como o bege ou cru. Também não usam produtos químicos e orgulham-se de terem sido 
a primeira empresa têxtil portuguesa certificada com o rótulo ecológico europeu. E com isto garantem que durante o processo de produção de cada uma das suas peças de algodão (há babygrows, vestidos, calças, casacos, gorros e muito mais) economizam mais água e mais de energia do que na produção de peças feitas de forma convencional.

VeganCare
VeganCare
© DR

20. VeganCare

A marca VeganCare nasceu pelas mãos de Sofia Vieira, engenheira química, em 2013, e funcionou até há pouco tempo de uma forma artesanal. Entretanto, nasceu uma unidade industrial em Santa Maria da Feira, onde são feitos os champôs sólidos (7,70€), o principal produto da marca, com aromas como manga e laranja ou oliva e alfazema e formulados para vários tipos de couro cabeludo. Pode comprar online, no Quintal Bioshop (Porto) ou na EasyGreen (Maia).

Publicidade
MILK
MILK
MILK

21. Milk Makeup

A minimalista norte-americana Milk Makeup dedica-se à cosmética e aos produtos de cuidado da pele. A política, desde sempre, é actuar contra os testes em animais, pelo que se apresentam como uma marca 100% vegan. Podem ser comprado nas lojas Sephora alguns dos produtos como hidratantes faciais, máscaras de pestanas, highlighters, primers e batons, tudo em sticks.

22. Nae Vegan Shoes

Compras Alcântara

O calçado da Nae, marca que nasceu em Lisboa, explora o mundo encantado das alternativas à pele, com sapatos feitos de plástico reciclado, microfibras biodegradáveis, borracha 100% natural, cortiça ou fibras de folha de ananás. Há opções para mulher e para homem, das botas às sandálias, dos cintos às malas. Pode comprar online, claro.

Publicidade

23. Rise Clan

Compras Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A Rise Clan nasceu pelas mãos de Miguel Sarzedas em 1996 quando começou a imprimir as suas primeiras t-shirts, mas foi só em 2008 que foi criada a marca homónima de streetwear consciente, ecológico e sob o lema de comércio justo. Em 2017, abriram a sua primeira loja, junto ao Marquês, onde pode encontrar t-shirts, roupa interior, sacos de pano, óculos de sol, bonés, cosmética e até aventais. A Rise Clan tem uma zona de mercearia com comida, snacks e suplementos isentos de produtos animais. Os amigos de quatro patas também têm direito ao seu reinado vegan com champôs, comida e sacos compostáveis para os presentes malcheirosos.

Alquimia da Pele
Alquimia da Pele
© DR

24. Alquimia da Pele

Produzidos em São João da Madeira de forma artesanal e com respeito pela Natureza, os sabonetes, champôs e bálsamos da Alquimia da Pele têm sempre como base óleos essenciais ou manteigas vegetais. Os aromas de alecrim, rosa mosqueta ou lavanda, por exemplo, são outro dos pontos-chave. Pode encontrá-los online ou em pequenas feiras por todo o país.

Fique em casa com a Time In

Les Filles
Les Filles

Os melhores sites para ir às compras

Compras

Gostamos de opinar sobre os seus programas fora de casa, já sabe, mas desta vez queremos que fique sentado a olhar para o computador. Algumas das melhores compras estão à distância de um clique — como a vida hoje em dia, no geral — e temos 30 sugestões de lojas online para todas as necessidades, gostos e carteiras: vai encontrar roupa, acessórios, sapatos, jóias, decoração, artesanato, livros e presentes. Haja dinheiro no cartão de crédito para um carrinho tão cheio de coisas boas. 

compras online
Brooke Lark/Unsplash

Mercados online: não precisa de sair de casa para fazer compras

Compras

Numa altura em que os eventos estão suspensos há que arranjar formas de reinventar o que antes se fazia cara a cara – é o caso dos mercados. Mal habituados estávamos nós com mercados e mercadinhos todas os fins-de-semana, que nos levavam em romarias para renovar a casa e os armários. Mas nem por isso quem os organiza baixou os braços: os mercados habituais deixaram as suas localizações e mudaram-se para o universo digital, para continuarem a apoiar os pequenos negócios e as marcas de que são feitos.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade