A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
cineclube
Fotografia: Erik Witsoe/ Unsplash

Dia do Cineclube comemora-se pela primeira vez e não vão faltar actividades

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Federação Portuguesa de Cineclubes promove este mês a primeira edição do “Dia do Cineclube”, evocando a data da fundação do primeiro cineclube mundial, em França, a 14 de Abril de 1907, pelas mãos do director da revista Phono-Ciné-Gazette. A festa terá lugar de norte a sul de Portugal e nos Açores com a exibição de películas, debates e filmes musicados ao vivo.

A Federação Portuguesa de Cineclubes (FPC) quer “fazer transportar a ideia para a Federação Internacional de Cineclubes”, para que o dia passe a ser celebrado em todo o mundo. As comemorações começam já esta sexta-feira, 12 de Abril, com o apoio de vinte e três cineclubes, incluindo o ABC Cineclube de Lisboa, o Cineclube do Barreiro e a associação cinematográfica setubalense 50 Cuts.

No dia seguinte, 13 de Abril, celebra-se o aniversário do cineclube nacional em actividade há mais tempo, que nasceu como Clube Português de Cinematografia, agora conhecido como Cineclube do Porto. “Os cineclubes são parte essencial de uma política de descentralização da cultura e da promoção de hábitos de consumo da cultura e do cinema em particular”, declarou em comunicado a FPC.

No dia 14 de Abril, serão anunciados os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves, promovido pela Federação Portuguesa de Cineclubes e que pretende distinguir produções realizadas em países africanos de língua oficial portuguesa. Será ainda lido – em todos os cineclubes – um texto escrito pela federação sobre o papel dos cineclubes. A expectativa é que, em futuras edições, o texto possa ser escrito por convidados cuja actividade profissional esteja relacionada com a área do cinema.

No Dia do Cineclube, entre as muitas sessões programadas, encontra-se a do Cineclube do Barreio, na sua sede, às 16.00, com uma sessão surpresa.

No dia 16 de Abril, às 18.00, o Espaço 50 Cuts, em Setúbal, irá exibir Blow up de Michelangelo Antonioni (ITA/EUA/UK, 1966, 111', M/12), seguido de conversa com o fotógrafo Pedro Soares. No ABC Cineclube de Lisboa, a sessão de cinema está marcada para 17 de Abril, às 19.00, na Livraria Ler Devagar. O filme exibido será Aurora de Rodrigo Sepúlveda (Chile, 2014, 83'), integrado no Ciclo de Cinema da América Latina.

A programação completa pode ser consultada no site da Federação Portuguesa de Cineclubes.

+ Nasceu um Cineclube em Alvalade e já há programação

Últimas notícias

    Publicidade