A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

E as candidatas a Palavra do Ano 2017 são...

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Os portugueses foram adicionando propostas ao longo dos últimos meses. Agora, pode votar na sua preferida ao longo de todo o mês de Dezembro. Foram conhecidas hoje as grandes candidatas a Palavra do Ano 2017.

Será este oficialmente o ano dos afectos? Dos incêndios? Ou da gentrificação? Os portugueses foram votando ao longo do ano através do site www.palavradoano.pt, e assim contribuindo com uma série de sugestões acompanhadas pela Porto Editora, que tem uma palavra a dizer, neste caso no capítulo dos dicionários. Cruzada a informação nas redes sociais e o registo de consultas nos dicionários online e mobile, chegamos agora a uma lista de finalíssimas na corrida a Palavra do Ano 2017. 

São as dez candidatas. A saber: afectos, cativação, crescimento, desertificação, floresta, gentrificação, incêndios, independentista, peregrino e vencedor. E se algumas das apostas são mais ou menos óbvias (da campanha do presidente Marcelo Rebelo de Sousa aos fogos que fustigaram o país, passando pela visita do papa a Fátima ou pelo referendo catalão) há outras associações a esclarecer. Vencedor? Isso mesmo. Não se esqueça que pela primeira vez na sua história Portugal ganhou o festival da Eurovisão da Canção. Destaque ainda para cativação, uma palavra nuclear na estratégia orçamental do governo; e para crescimento, há muito tempo não utilizada para falar da economia nacional.

A 4 de Janeiro será conhecida a grande vencedora. Ainda se lembra das eleitas nas edições anteriores? (é de notar que já lá vão nove anos desta votação com a marca da Porto Editora, criada com o principal objectivo de "sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam"). Aqui fica o elenco de vencedores para avivar essa memória.

2009 - Esmiuçar

2010 - Vuvuzela

2011 - Austeridade

2012 - Entroikado

2013 - Bombeiro

2014 - Corrupção

2015 - Refugiado

2016 - Geringonça

 

Últimas novidades nas letras e palavras

+  A Poesia de Mário Cesariny num só volume

+ Sérgio Godinho. O escritor de canções agora em BD

Últimas notícias

    Publicidade