A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Blood moon
Photograph: Courtesy Shutterstock

Eclipse total da Lua: o que é, quando e como ver

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

O maior eclipse total da Lua do século XXI acontece já esta sexta-feira. É o mais longo eclipse lunar do século, com duração de uma hora e 43 minutos. Para alguns entusiastas do Dia do Juízo Final é suposto marcar o fim do mundo, mas para a maioria dos lisboetas é só outra desculpa para passar um bom bocado num miradouro. Descubra tudo o que precisa de saber sobre o eclipse lunar de Julho de 2018.

O que se vai passar, afinal?

O eclipse lunar vai ocorrer quando a lua passar pela sombra da Terra, ganhando um tom avermelhado – daí o nome em inglês de "blood moon" (lua de sangue) – quando a luz do Sol, filtrada pela atmosfera da Terra, reflecte na superfície da Lua. Não será vermelho-sangue, na verdade, mas pode contar com um tom avermelhado, sem dúvida. Prepare-se para um verdadeiro deleite celestial porque Marte também vai estar mais brilhante à medida que se aproxima do ponto menos distante da Terra em que já esteve nos últimos 15 anos. É isso mesmo: Marte e Lua bem ao lado um do outro. É um verdadeiro jackpot astronómico.

Quando vai acontecer?

Em Lisboa, começa às 20.47 de sexta-feira, 27 de Julho, e termina às 22.14, atingindo o ponto máximo de eclipse às 21.22. E se o último eclipse lunar de 2015 é indicativo de alguma coisa, recomendamos que faça uma pausa na série que anda a ver para assistir a este espectáculo.

Como posso ver o eclipse?

Portugal não ganhou na outra competição que envolve andar atrás de um objecto esférico, mas nisto tivemos sorte porque vai ser possível ver aqui mesmo, em Lisboa. Ao contrário de um eclipse solar, pode olhar directamente para o fenómeno, mas recomendamos um telescópio ou até binóculos para ter uma visão melhor. Tenha em mente que para ver o eclipse, o céu tem de estar limpo – o que por estes dias não é garantido, mas parece que estamos com sorte – e a linha de horizonte desimpedida, sem árvores ou prédios.

Onde posso vê-lo em Lisboa?

O Teatro Romano, em parceria com a Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, vai organizar uma sessão para ver o eclipse a partir do terraço, no entanto as inscrições já estão esgotadas. Em Cascais, vai decorrer uma sessão de observação no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, a partir das 21.00 (em colaboração com o Nuclio). Há ainda alguns passeios pensados para acompanhar o fenómeno, como é o caso do grupo Pegadas Noturnas, que propõe uma caminhada na Serra de Sintra. O ponto de encontro está marcado para a Barragem do Rio da Mula. Já a Caminhando fará um percurso pelos miradouros de Lisboa.

+ Os melhores miradouros em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade