A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Dino D'Santiago
Fotografia: Gabriell VieiraDino D'Santiago

Estas são as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia

Conceição Queiroz, Dino D’Santiago, Grada Kilomba e Neemias Queta estão entre os 100 profissionais reconhecidos pela revista online ‘Bantumen’.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A jornalista Conceição Queiroz, o músico Dino D’Santiago, a artista e activista Grada Kilomba e o basquetebolista Neemias Queta figuram na primeira edição da Bantumen Power List, que reúne as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia. O objectivo é reconhecer profissionais das mais diversas áreas de actuação que, através da sua arte, ofício ou associativismo, promovem a excelência e impulsionam um sentido de representatividade e de pertença entre a comunidade negra lusófona.

“À volta do globo, actores, romancistas, artistas, expositores, músicos, cineastas, fashionistas, humoristas, empreendedores, jornalistas, chefs, juízes, políticos, influenciadores, entre outros profissionais lusófonos de ascendência africana, têm envidado esforços incansáveis para criar, por vezes até de forma irreflexiva, um horizonte onde as novas gerações possam aspirar, alcançar e ascender”, lê-se na apresentação pública da iniciativa, promovida em parceria com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

A distinção, que terá carácter anual, tem como premissa a diversidade, a representação e a inclusão como “conceitos unos e essenciais para propiciar uma sociedade mais justa, alicerçada pela igualdade e equidade”. Além de Conceição Queiroz, Dino D’Santiago, Grada Kilomba e Neemias Queta, esta primeira edição destaca também a modelo Alécia Morais (a primeira cabo-verdiana a desfilar para a Victoria’s Secret), a actriz Babetida Sadjo (a primeira guineense a figurar numa série da Netflix, Into The Night), a deputada e artista plástica Erica Malunguinho (a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo) e o rapper e activista Xullaji/Chullage.

+ A Lisboa negra de Dino D'Santiago

+ Uma revista, três capas: tenha um Natal de mão cheia com a nova Time Out Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade