A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Este estúdio em Santos é uma Arca de tatuagens

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

O néon verde voltado para a rua denuncia o novo residente da Calçada Marquês Abrantes, em Santos – é o Arca Tattoo Parlour, o estúdio de tatuagens onde Igor Gama, Nicole Lourinho e Bela Hilário dão uso às agulhas para gravar o corpo de quem entra.

Quadros com desenhos de caveiras, dragões, pássaros ou figuras místicas – como uma espécie de tatuagens emolduradas – decoram o espaço, todo em tons pastel (sem o ambiente obscuro do tradicional estúdio de tatuagem) e com plantas a dar vida à coisa. “Queríamos um nome curto e sem clichés e, no fundo, isto é uma arca de conforto – é um estúdio onde nos queremos sentir bem a trabalhar, sem confusão, mais espiritual”, explica Igor. “Quisemos tornar isto quase numa sala de estar: as cores da loja, a disposição das coisas, o mood, isso tudo ajuda a transmitir calma aos clientes”.

Fotografia: Duarte Drago

Igor e Nicole trabalhavam juntos há nove anos na loja Queen of Hearts e a gula por novos desafios impulsionou o nascimento do Arca, à qual se juntou Bela, que vinha da Domus Tattoo em Setúbal. Dos três, cada um tem um estilo muito próprio, mas Igor diz que “há uma coerência no tipo de tatuagem” que fazem, sublinhando a entreajuda constante. “Valorizamos muito a opinião uns dos outros, tenho uma dívida e pergunto a um deles. Isso transmite-me confiança e ao cliente também”, diz Nicole, até porque todos acreditam que um dos princípios da profissão é a confiança que estabelecem com o cliente.

O estúdio funciona por marcações: o cliente contacta a loja, leva ideias e a partir daí o desenho é trabalhado por um dos tatuadores. “Não somos uma loja de walk ins, não temos um catálogo porque preferimos ter tempo para os nossos clientes, que também gostam de coisas únicas e personalizadas”, refere Igor. “Não está nos nossos planos tornar o estúdio numa linha de montagem, queremos fazer bem o nosso trabalho e com calma, apostar na qualidade e não na quantidade”. Futuramente, podem vir a ter algumas flash tattoos para quem entra e quer um desenho específico da autoria de Igor, Nicole ou Bela.

Admitem também que querem marcar a diferença e aumentar o número de guests que recebem. “Em Portugal não há tanto o hábito dos tatuadores convidados, mas acho que virem aqui artistas de fora tatuar os nossos clientes enrique não só o Arca como o nosso trabalho”, explica Nicole. “Nós fazemos o mesmo e acabamos por ir a outros estúdios no estrangeiro, conhecer outras realidades”, remata Igor.

Fotografia: Duarte Drago

Os três tatuadores querem fazer da Arca um espaço que deixe a menor pegada ecológica possível. “O plástico que usamos vai ser substituído por um material feito com bioseiva que é biodegradável e os copos são de amido de milho e os cremes são vegan, por exemplo”, refere Igor. “Queremos também tentar trabalhar com a comunidade do bairro nesse sentido”.

Em breve, a sala ao fundo do estúdio será finalizada e será dedicada aos piercings, com mais uma adição à equipa – funcionará também por marcações, com mais espaço para walk ins, já que, diz Nicole, “é uma coisa que requer menos ponderação que uma tatuagem, e é mais rápido”.

Calçada Marquês de Abrantes, 118. Ter-Sáb 11.00-19.00. arcatattooparlour@gmail.com.

Os melhores estúdios de tatuagens em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade