A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

‘EXI(s)T(s)’, de Mariana Tengner Barros, estreia esta sexta na Tóbis

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

São farrapos de uma rave, que Mariana Tengner Barros promove nesta EXI(s)T(s). Atira-nos para um buraco negro, longe, muito longe, onde dificilmente não ficaremos amigos de alienígenas.  

Uma coisa é certa: não conhecemos isto. A Terra não sabe, os terrestres não imaginam. Estamos num buraco negro ocupado por seis corpos desalmados, em agitação quase autónoma, alimentados por uma electrónica cósmica, a querer ser industrial. Outra coisa que é certa: estamos metidos nisto tanto quanto eles, porque não há palco. O medo do desconhecido – que também gera curiosidade ou mera necessidade de continuar – lá nos leva para mais perto, para junto destes seres estrangeiros que, em graus diferentes de comunicação, tentam viver. EXI(s)T(s), a nova criação da coreógrafa e bailarina Mariana Tengner Barros, estreia esta sexta-feira nos estúdios da Tobis, que pertencem ao ICA.

A vontade de ter o público ao nível da criação não é nova em Tengner Barros, ainda que só agora o tenha conseguido efectivar, e serve para “tentar reconfigurar a possibilidade de interacção com o público sem tornar a coisa demasiado forçada ou interactiva”, avisa. Daí termos dito que estamos nisto com eles. É que aqui  só há o espaço do estúdio (ou buraco negro) para ir percorrendo entre intérpretes (ou extraterrestres). É este tipo de confronto, como o público sem o conforto do palco, que é latente em toda a obra de Tengner Barros. Isso e os temas já recorrentes que também se podem adivinhar aqui: a sociedade do espectáculo, a propaganda dos media, a vida através de ecrãs.

E por falar em ecrãs também estão cá, está, no singular, e a dimensão é tanta que já não estamos certos de isto ser uma projecção ou um vórtex para uma nova ordem, que não será por certo igual a esta, que de vulgar já não tem nada. À nossa volta caixas de cartão que são depósitos de objectos bizarros (espelhos psicadélicos e reflectores; latas que produzem som) ou meros corpos celestes neste buraco negro desconcertante. E isto não é só imaginação nossa: “Sim, criei uma microficção onde imaginamos que somos seres de uma outra dimensão e que viemos experimentar existir em corpos de carne e osso. Sabemos que não somos daqui e ao nível da pesquisa física estamos a jogar com impulsos internos e externos que deixamos fluir, farrapos de hormonas, de identidades, que estão sempre em mutação”, enquadra Mariana. 

A mesma que nos aponta outra reflexão que se afincou à cabeça da equipa criativa: estes corpos vão ao saber da espontaneidade infantil: “Uma criança vai na rua e se quiser faz uma pirueta e atira-se para o chão, e tu achas normal, porque é uma criança. Se for um adulto é louco, também há essa vontade de chegar ao exagero, aos limites comportamentais.” 

Mas todo o buraco negro, todo o alienígena longe de casa acaba por se cansar. Pelo meio um elástico gigante, máscaras feitas de meias, “montes de balões, uma mistura entre rave e festa popular”, confessa. Maravilha. 

Tobis. Alameda das Linhas Torres, 144 (Quinta das Conchas). Sex-Qui 21.30, Dom 18.30 (dia 26 não há espectáculo). 6€-12€. 

+ Peças de teatro a não perder em Março

Últimas notícias

    Publicidade