A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Festival PANOS estreia-se no D. Maria II com direito a festa

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Durante três dias, seis grupos de jovens actores vão subir aos palcos da Sala Garrett e da Sala Estúdio com espectáculos construídos a partir de três peças originais. A programação do festival PANOS conta ainda com o lançamento de um livro e uma festa com o DJ Quim Albergaria.

Esta é a primeira edição do festival a ter lugar no Teatro Nacional D. Maria II, com coordenação de Sandro William Junqueira, depois do projecto ter sido desenvolvido pela Culturgest entre 2005 e 2017. Ano após ano, a organização encomenda peças originais a escritores reconhecidos, para serem representadas por adolescentes. Entre 26 e 28 de Abril, vão ser levadas a cena as peças Os Anciãos, de Deborah Pearson, Lobo à Porta, de Isabela Figueiredo, e Dicionário, de José Maria Vieira Mendes. Cada um destes textos será representado duas vezes, por dois grupos diferentes de jovens actores.

O PANOS começa nas escolas de todo o país como um concurso de teatro. Após a escolha dos textos encomendados pelos grupos concorrentes, são apresentados os trabalhos finais ao júri e os vencedores têm a oportunidade de interpretar a sua versão da peça num verdadeiro palco. Este ano, os espectáculos decorrem na Sala Garrett, sexta e sábado, às 21.00, e domingo, às 20.00; e na Sala Estúdio, sexta e sábado, às 19.00, e domingo, às 18.00.

No dia 27 de Abril, às 17.00, o Salão Nobre do D. Maria II recebe ainda o lançamento do livro PANOS – palcos novos palavras novas, uma edição do TNDM II com as três peças de teatro originais, encomendadas para esta edição do festival. No mesmo dia, à noite, após o final dos espectáculo, haverá uma festa no átrio do D. Maria II, com música a cargo do DJ Quim Albergaria.

O evento, que visa cruzar o teatro infantil e juvenil com as novas dramaturgias, é de entrada livre.

+ As peças de teatro para ver esta semana

Últimas notícias

    Publicidade