A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
PLAY - Festival de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa
Kiko e os Animais, de Yawen Zhang

Festival PLAY regressa às salas de cinema em Fevereiro

A 9.ª edição do PLAY traz uma novidade: pela primeira vez, haverá sessões com Língua Gestual Portuguesa.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O PLAY – Festival de Cinema Juvenil e Infantil de Lisboa regressa à cidade em Fevereiro. Entre os dias 12 e 20, pequenos e grandes são convidados a abraçarem o escurinho das salas e a sonharem acordados com mais de 130 filmes e actividades paralelas para toda a família, desde ateliês de cinema até cine-concertos. A programação, que se divide entre o Cinema São Jorge e a Cinemateca Júnior, foca-se em temas como o bullying, a identidade de género, o medo e a poesia. Mas não só. Entre as novidades, destacam-se as sessões de cinema com Língua Gestual Portuguesa e um novo ciclo de Cine-Poesia.

O programa completo ainda não está disponível, mas o PLAY partilhou alguns destaques em comunicado, esta quinta-feira, 20 de Janeiro. Para a faixa etária dos dez aos 13 anos, ressalta o filme holandês RapazRaparigaMix, um curto documentário sobre Wen Long, uma criança com nove anos, feliz por poder escolher o seu género e contar a sua história. Realizado por Lara Aerts, já foi premiado e nomeado em reconhecidos festivais internacionais, como o Holebifilmfestival Leuven, na Bélgica, o 35th BraunschweigIFF, na Alemanha, o Giornata di Queer, em Itália, e o Minikino International Short Film Festival, em Bali, na Indonésia.

Para a faixa etária dos seis aos nove anos, a equipa do PLAY nomeia dois títulos: A Menina Parada, da realizadora portuguesa Joana Toste, sobre uma criança que perde a mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar; e Kiko e os Animais, um filme franco-suíço de Yawen Zheng, que aborda a problemática do bullying. Já para as crianças entre os três e os cinco anos, sugere-se O Meu Nome é Medo, uma curta de animação da polaca Eliza Płocieniak-Alvarez, sobre uma emoção que todos evitam e consideram embaraçosa, mas que desempenha um papel muito importante no nosso desenvolvimento psicológico.

“Nas sessões para bebés, o convite também é para pais e avós. Afinal de contas, todos queremos descobrir o que fazem as lontras antes de ir dormir, no filme Lontras, de José Miguel Ribeiro”, lê-se no comunicado, que anuncia ainda a estreia do Ciclo Cine-Poesia, que propõe uma viagem pelas imagens dentro das palavras, homenageando os autores mais relevantes do panorama nacional. O primeiro é o escritor Manuel António Pina, Prémio Camões em 2011.

Entre as actividades paralelas previstas, conta-se o regresso dos ateliês de cinema, que vão continuar a surpreender os participantes mais novos. No âmbito das conversas sobre cinema, o PLAY recebe a realizadora francesa Hélène Ducrocq, que também acompanhará um ateliê de animação. Quanto ao cine-concerto desta edição, ficará a cargo de Mistah Isaac, que irá musicar ao vivo duas curtas-metragens da realizadora checa Hermína Týrlová, uma das figuras mais importantes da animação checa da segunda metade do século XX.

Os bilhetes (desde 2,80€) podem ser adquiridos na bilheteira do Cinema São Jorge ou nos locais habituais. Mas recomenda-se a compra com antecedência e relembra-se que, adoptando as medidas de segurança em vigor para as salas de cinema, será necessário apresentar um certificado digital COVID ou ainda um comprovativo de teste negativo.

Cinema São Jorge e Cinemateca Júnior. 12-20 Fev. Vários horários. Desde 2,80€.

+ As séries do momento que estão a colar-nos à televisão

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade