A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
As séries do momento: Fevereiro de 2024
DR

Bem-vindo ao zeitgeist: as séries de que toda a gente fala

Esperávamos, desejávamos e agora estamos a vê-las tão depressa quanto conseguimos. Estas são as sete séries do momento.

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

A evolução da espécie humana há muito entrou numa nova fase, tendo transformado o homo sapiens sapiens em seres devoradores de séries de televisão. O meio ambiente é propício: é Netflix para aqui, Disney+ para ali, Prime Video, HBO Max, Apple TV+, Filmin e tudo o que são canais em sinal aberto e por cabo. Todos os dias há novidades, todos os dias alguém nos recomenda uma série nova que temos mesmo de ver, e nós – bom, nós vamos tentando acompanhar. As plataformas são globais (ou nacionais), mas a experiência pode ser muito solitária. Há, no entanto, produções que nos devolvem o sentimento de partilha. São as séries de que toda a gente anda a falar ao mesmo tempo. São as séries do momento. Ei-las.

Recomendado: Todos os filmes com nomeações aos Óscares que pode ver em casa

As séries do momento

Fargo

Os hiatos de três anos entre a terceira e a quarta temporadas, e depois entre quarta e a quinta e última, que se estreou no final de 2023, poderiam ter desmobilizado até os indefectíveis destas crónicas criminais nas paisagens geladas de Fargo, no Dakota do Norte. Não foi o que aconteceu. Ninguém arredou pé do Midwest norte-americano nem desta série antológica de humor negro. Juno Temple (Ted Lasso) é agora a protagonista, interpretando uma atormentada dona de casa, Dot, que chama a atenção das autoridades depois de uma reunião de escola mal-sucedida. Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados) faz a sogra ricalhaça conhecida como "Rainha da Dívida" e Jon Hamm (Mad Men) o ex-marido.

TVCine+ (T5)

  • Filmes
  • Filme

Na série de comédia Uma Família Muito Moderna, a personagem de Sofía Vergara costumava deixar no ar que, na sua Colômbia natal, os problemas eram tratados com retorcida violência. Agora, estamos a vê-la vestir essa pele. No caso, especificamente a pele de Griselda Blanco, empresária colombiana que foi de mãe extremosa a chefe de um lucrativo cartel e “madrinha” do submundo do crime, na Miami dos anos 1970. Ficou conhecida como “Viúva Negra”, capaz de um crueldade ímpar. A minissérie é baseada em factos reais e tem como showrunner Ingrid Escajeda, que vem de Silo e Sneaky Pete.

Netflix

Publicidade
  • Filmes
  • Filme

É uma das séries mais aguardadas dos últimos anos. Depois de O Resgate do Soldado Ryan (1998) e das minisséries Irmãos de Armas (2001) e The Pacific (2010), Steven Spielberg e Tom Hanks retornam à II Guerra Mundial, agora só como produtores executivos. Com Austin Butler (Elvis), Barry Keoghan (Os Espíritos de Inisherin) ou Ncuti Gatwa (Sex Education) no elenco, ficciona as investidas da Oitava Força Aérea, uma unidade especial americana, sobre território nazi – abordando o sofrimento que essas missões custaram aos próprios pilotos. Os nove episódios, consta, custaram uns valentes 250 milhões de dólares.

Apple TV+

  • Filmes
  • Filme

Donald Glover – ou Childish Gambino – uniu esforços criativos com Francesca Sloane, argumentista da sua série anterior, Atlanta, para fazer um remake do filme de 2005. Juntos criaram uma versão da história em que dois desconhecidos (Glover e Maya Erskine) são contratados por uma agência de espiões que lhes dá o matrimónio como disfarce: passam a ser Mr. & Mrs. Smith. Mas a mentira tem perna curta e, quando começam a apaixonar-se, as missões de alto risco deixam de ser o problema maior. Se o filme se tornou conhecido mais por ter criado o super casal Brangelina do que pelos seus predicados artísticos, a série é o inverso.

Prime Video

Publicidade
  • Filmes
  • Filme

Os fãs dos livros de Rick Riordan estavam há mais de uma década à espera de uma adaptação que lhes fizesse jus – e não deixaram de acorrer em massa quando tiveram oportunidade. Depois da desilusão com o filme de 2010, de Chris Columbus, essa oportunidade surgiu no formato de uma série criada pelo próprio autor, juntamente com Jonathan E. Steinberg (O Velho). Aqui, somos apresentados à personagem que dá título à saga de fantasia no momento em que Percy, de apenas 12 anos, descobre ser um semideus e tem de partir numa aventura para restaurar a ordem no Monte Olimpo. Ou seja, salvar o mundo, nada de muito ambicioso (como, aliás, transportar a mitologia grega para o século XXI).

Disney+

The Curse

Um casal de aspecto desconfortavelmente bem-intencionado (Emma Stone e Nathan Fielder) quer reabilitar uma pequena e pobre comunidade do Novo México com habitação de impacto ambiental neutro. Embora prometam mundos e fundos, os vizinhos olham para eles mais como um par de excêntricos do que como motor do progresso. Estão como peixes fora de água. Não ajuda que estejam a tentar montar um reality show para financiar o projecto, com um produtor sem escrúpulos (Benny Safdie). A situação depressa fica fora de controlo, e há quem acredite que isso se deve a uma maldição lançada por uma criança.

SkyShowtime

Publicidade
  • Filmes
  • Filme

Pela primeira vez sem o criador Nic Pizzolatto como showrunner e como argumentista (ao leme está a realizadora Issa López), este drama criminal chegou à quarta temporada exactamente uma década – quase ao dia – após a premiada estreia, em 2014. Cumprindo a condição de série antológica, traz uma nova história, em que Jodie Foster e a pugilista feita actriz Kali Reis fazem duas detectives que procuram o rasto de oito desaparecidos no gelo do Alasca, durante a “longa noite” que o solstício de Inverno traz às regiões mais próximas do Árctico. Uma escuridão que sugere elementos sobrenaturais, com base em lendas locais… 

HBO Max (T4)

Mais que ver

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade