Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As melhores séries do momento
Temporada 4 de 'The Crown'
© Netflix Temporada 4 de 'The Crown'

As melhores séries do momento

Para ver de empreitada ou para degustar no tempo livre, estas são as dez melhores séries do momento.

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Com o aumento da concorrência, as plataformas de streaming parecem não querer deixar prisioneiros e cada nova aposta é um all in. E a qualidade do produto que nos vai chegando é o reflexo dessa ambição. Nos últimos meses, com as limitações de movimentação, os devoradores profissionais de temporadas tiveram muito que fazer e isso sentiu-se; "já viste esta série?", "viste este episódio?" e "estou à espera para que saia a série toda" devem ter sido as frases que mais fomos ouvindo. Ainda bem, porque há de facto muito a explorar. Desde o conflito basco à nova temporada sobre a família real britânica, o que não falta são boas razões para se colar ao ecrã com as melhores séries do momento.

Recomendado: As séries originais Netflix que tem de ver

As melhores séries do momento

A Generala

Maria Luísa Paiva Monteiro nasceu diferente. “Sempre rejeitei a condição de mulher”, dirá ela, em tribunal, quando estiver a ser julgada por assumir uma falsa identidade – a identidade de um homem. Protagonizado por Soraia Chaves, este é o primeiro original da OPTO, a plataforma de streaming da SIC que é lançada no dia 24 de Novembro. Passa-se em Portugal, entre as décadas de 1960 e 1990, e é baseada em factos reais. É uma história de luta pela liberdade, pelo direito à diferença e por privilégios de que os homens gozavam em regime de quase exclusividade há não muito tempo neste país.

 

Gambito de Dama

Anna Taylor-Joy interpreta Beth Harmon, a heroína desta minissérie, uma órfã que descobre, na infância, um surpreendente talento para o xadrez, ao mesmo tempo que se vai viciando em tranquilizantes na instituição em que foi abandonada. Aos 16 anos, Beth transformou-se num talento temível e está a competir pelo título de campeã de xadrez dos EUA. Mas vai também ter que vencer os demónios que a atormentam. Para ver na Netflix.

Publicidade

Industry

Da autoria de Mickey Down e Konrad Kay, a nova produção da HBO debruça-se sobre um grupo de jovens recém-licenciados que luta por um número reduzido de vagas num banco de investimento internacional. Esta série abre as portas para o mundo negro da alta finança através de Harper Stern (Myha'la Herrold), uma jovem que vem do interior do estado de Nova Iorque e que luta para se afirmar. Drogas, emoções, questões de género e preconceito social são alguns dos temas abordados num drama intenso.

O Colapso

Os europeus estão habituados a imagens de gente a digladiar-se junto a carrinhas de ajuda humanitária, para garantir alimentos e outros bens essenciais, mas não se imaginam a protagonizá-las. O Colapso faz esse exercício. Em oito planos-sequência (oito episódios) com situações e personagens distintos, mostra o colapso da sociedade francesa. A origem do caos é desconhecida. Produzida pelo Canal+, candidata a um Grammy e um sucesso estival em Espanha, O Colapso é a primeira grande aposta da Filmin nas séries internacionais. A autoria é do colectivo Les Parasites, que responde às comparações com Black Mirror com outras referências: Os Filhos do Homem, de Alfonso Cuarón, e Victoria, de Sebastian Schipper.

 

Publicidade

Pátria

São duas famílias bascas, unidas por antigos e fortíssimos laços de amizade. A violência terrorista da ETA e a reacção repressiva do Estado espanhol vêm dividi-las, fazer com que voltem costas uma à outra e até obrigar uma delas a abandonar a cidade natal. Baseada no bestseller de Fernando Aramburu, Pátria (HBO) centra-se em duas mulheres, Bittori (Elena Irureta) e Miren (Ane Gabarain), que deixam de ser grandes amigas quando o marido da primeira, um empresário, é assassinado pela ETA, e o filho da segunda, que poderá ser o assassino, é preso.

Schitt's Creek

Vencedora de nove Emmys, esta série de comédia criada, escrita e interpretada por pai e filho, Eugene e Daniel Levy, e com produção canadiana e americana, centra-se num casal de milionários, os Rose, e nos seus dois filhos, donos de uma cadeia de clubes de vídeo. Quando perde a sua fortuna, a família tem que se mudar para uma pequena e remota cidade que tinham comprado por pura brincadeira: Schitt’s Creek. Para ver no TVCine Emotion.

Publicidade

The Crown

A quarta temporada da série sobre o reinado da rainha Isabel II traz finalmente uma das personagens mais mediáticas da família real inglesa para o pequeno ecrã. Anos 1970 – em cima da mesa está a sucessão da coroa. Quem será a noiva do príncipe Carlos? Diana Frances Spencer é a escolhida. A princesa do povo, interpretada por Emma Corrin, e Margaret Thatcher (Gillian Anderson) chegam finalmente ao enredo da série, retratando um dos períodos mais decisivos da história moderna britânica. O casamento de Lady Di e de príncipe Carlos, a guerra das Malvinas, o nascimento dos príncipes Harry e William. A narrativa termina nos anos 1990, não sem antes mostrar o voo de Diana num Concorde, em 1989. 

 

The Flight Attendant

Esta minissérie, adaptada de um bestseller assinado por Chris Bohjalian em 2018, conta a história de Cassie Bowden (Kaley Cuoco), uma desprendida (e aparentemente alcoólica) assistente de bordo a braços com as consequências de uma noite intensa passada com Alex Sokolov (Michiel Huisman). Alex era um dos passageiros do voo internacional em que Cassie estava a trabalhar. Os dois envolvem-se ainda no avião, vão jantar e recolhem-se ao hotel em que ele estava hospedado. E é só disso que ela se lembra no dia seguinte, quando acorda com o corpo de Alex ao seu lado. Cassie sabe como é que aquele homem foi ali parar, mas não faz ideia de como é que ele transitou do mundo dos vivos para o reino dos mortos. Desaustinada, foge e regressa ao avião como se nada tivesse acontecido. Mas assim que aterra nos Estados Unidos, terá o FBI à perna e muitas explicações para dar. Para ver a partir de 27 de Novembro, na HBO.

Publicidade

The Mandalorian

Na segunda temporada desta série de ficção científica passada no universo de Guerra das Estrelas, o Mandalorian e o Bebé Yoda envolvem-se em várias aventuras, enfrentam múltiplos inimigos e arranjam novos aliados, à medida que viajam através de uma galáxia recheada de perigos, após o colapso do Império. O solitário pistoleiro do cosmos vai procurar outros como ele, para que o ajudem a localizar o povo do Bebé Yoda. Para ver no Disney+.

We Are Who We Are

Luca Guadagnino, realizador de Call Me By Your Name, estreou-se no pequeno ecrã com uma série na HBO. A produção, que conta com a participação de Chloe Sevigny, Kid Cudi, Alice Braga ou Jack Dylan Grazer, conta a história de Fraser William (Grazer) e da mudança da sua família para uma base militar em Veneto, Itália. É aí que conhece Caitlin (Jordan Kristine Seamón). Os dois tornam-se próximos, mas os problemas próprios da adolescência põem a relação à prova.

Mais para ver

The Witcher
©Netflix

As melhores séries para ver na Netflix

Filmes

Começou timidamente em Portugal, com uma mão cheia de bons conteúdos e algumas apostas menos conseguidas. Com o passar dos anos, ganhou terreno, fez muitos de nós trocar as noitadas na rua pelas noites no sofá e na cama, e é difícil imaginar a vida sem saber que a temos ali. Filmes, séries, documentários, docusséries, há muito material para ver e fazer verdadeiras maratonas visuais sem sair de casa (e mesmo se o quiser fazer, é só levá-la no telefone). Junte-se à febre do streaming e conheça as melhores séries para ver na Netflix.

As séries da HBO que tem de ver

Filmes

Desde que chegou a HBO (para não falar nos outros serviços de streaming que apareceram entretanto) ficou ainda mais complicado gerir a agenda – e não falamos apenas da vida social, mas do calendário de estreias de séries. A pensar nisso, fizemos-lhe uma selecção das séries na HBO que vale a pena ver e que nunca o farão perder tempo. Recuperamos os clássicos que não pode perder e as novidades que têm dado que falar. De Os Sopranos e A Guerra dos Tronos até à recente remistura de Watchmen, estas são as 19 séries na HBO que tem de ver. 

Publicidade

75 dos melhores filmes clássicos de sempre

Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 75 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade