A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bradley Cooper
©Jason McDonald/NetflixBradley Cooper, em Maestro

Todos os filmes com nomeações aos Óscares que pode ver em casa

Saiba onde pode ver em streaming os filmes com nomeações aos Óscares (pelo menos os que estão disponíveis nos vários serviços em Portugal).

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Nem todos os cinéfilos apreciam partilhar salas de cinema, por exemplo pelo perigo de ter de ouvir pipocas a estalar na boca do vizinho. A boa notícia é que há muitos filmes com nomeações aos Óscares para ver em várias plataformas de streaming e, por isso mesmo, compilamos este guia – por ordem alfabética – para não lhe passar um ao lado. Do multinomeado Assassinos da Lua das Flores a produções que chegam aos prémios com apenas uma nomeação, como Rustin. Mas tudo vale a pena se a cinefilia não é pequena. A cerimónia de atribuição dos prémios está marcada para 10 de Março e aqui encontra todos os filmes com nomeações disponíveis no streaming.

Recomendado: Os filmes em cartaz esta semana

 

Óscares: filmes para ver em streaming

A Cor Púrpura

É a segunda adaptação do romance de Alice Walker, publicado em 1982, uma história sobre uma mulher negra que enfrenta abusos na Georgia de 1909. A primeira foi feita por Steven Spielberg, em 1985, e conseguiu 11 nomeações aos Óscares, sem vencer nenhum prémio. Na altura, a produção lançou a carreira de Whoopi Goldberg, num elenco que também contava com Oprah Winfrey num papel secundário (e sim, foi nomeada aos Óscares nessa categoria), a actriz/apresentadora que agora co-produz a nova adaptação.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Actriz Secundária

  • Filmes

Quase 15 anos depois, o realizador regressou à obra do autor de Charlie e a Fábrica de Chocolate com quatro curtas-metragens tiradas de outros tantos contos dele, rodadas para a Netflix: A Incrível História de Henry Sugar, O Cisne, O Caçador de Ratos e Veneno. Ralph Fiennes personifica o próprio Roald Dahl, que narra os contos é narrado a partir da cabana no jardim de sua casa, onde escrevia. O mesmo Fiennes e um punhado de outros actores – Ben Kingsley, Benedict Cumberbatch, Dev Patel, Rupert Friend e Richard Ayoade – dividem os vários papéis principais.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Curta-Metragem

Publicidade

American Symphony

O músico Jon Baptiste – vencedor de um Óscar pela banda sonora do filme de animação Soul (2020) – regressa ao cinema com este documentário onde o acompanhamos na tentativa de compor uma sinfonia, enquanto a sua mulher, a escritora Suleika Jaouad, se submete a um tratamento contra o cancro. A realização é de Matthew Heineman (Cartel Land).

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Música Original

A Sociedade da Neve

Nomeado para 13 prémios Goya, este filme do espanhol J.A. Bayona recorda a provação dos sobreviventes de um desastre de aviação nos Andes, ocorrido a 13 de Outubro de 1972. O aparelho levava os membros de uma equipa de râguebi uruguaia que ia disputar um jogo no Chile, e alguns familiares, apoiantes e amigos. Tiveram que recorrer ao canibalismo para sobreviver. Esta história real já foi contada noutros dois filmes e em vários documentários.

Onde ver: Netflix
Nomeações (2): Filme Internacional, Caracterização

Publicidade
  • Filmes
  • Suspense

Baseando-se no livro homónimo de David Grann, Martin Scorsese (que também assina o argumento, com Eric Roth) conta, no seu novo filme, uma sinistra e sangrenta história real, passada nos anos 1920, no interior dos EUA. A dos misteriosos assassínios de membros da tribo Osage, no Oklahoma, após terem sido descobertas grandes jazidas de petróleo nas suas terras, que transformaram muitos deles em milionários. Entre as vítimas estavam várias mulheres índias que entretanto tinham casado com brancos da região.

Onde ver: AppleTV+
Nomeações (11): Realização, Actor Secundário, Actriz, Fotografia, Guarda-Roupa, Edição, Banda Sonora, Música Original, Design de Produção

  • Filmes

Primeiro de uma nova série de filmes sobre brinquedos famosos da Mattel, que os quer relançar e voltar a rentabilizar para uma nova geração de consumidores, Barbie, de Greta Gerwig (também autora do argumento, com o seu companheiro e realizador Noah Baumbach), é parte comédia pós-contemporânea com grandes aspas de ironia que se atreve mesmo a mordiscar a mão que a financiou.

Onde ver: HBO Max
Nomeações (8): Filme, Argumento Adaptado, Actor Secundário, Actriz Secundária, Música Original (2), Guarda-Roupa e Design de Produção

Publicidade
  • Miúdos
  • Crianças

Ela, temperamental e impetuosa, é filha de trabalhadores imigrantes. Ele, descontraído e sentimental, é herdeiro de uma família rica. Podia ser o começo de uma qualquer comédia romântica, mas é bem mais do que isso. Com realização de Peter Sohn (A Viagem de Arlo), que se inspirou na sua própria experiência como filho de imigrantes coreanos a viver na Nova Iorque da década de 1970, a nova longa-metragem original da Pixar leva-nos até à deslumbrante Cidade Elemento, onde os residentes – feitos de fogo, água, terra e ar – tentam conviver em harmonia, apesar das óbvias diferenças atómicas.

Onde ver: Disney+
Nomeações (1): Filme de Animação

Flamin' Hot

A actriz Eva Longoria (Donas de Casa Desesperadas) estreia-se na realização de uma longa-metragem com uma história inspirada em factos reais, a partir da autobiografia A Boy, a Burrito, and a Cookie: From Janitor to Executive (2013), de Richard Montañez. Um antigo funcionário da Frito-Lay, empresa responsável por marcas como a Lay's, Doritos ou Cheetos. Flamin' Hot acompanha a estrada para o sucesso de Richard Montañez, que clama para si a invenção dos Flamin' Hot Cheetos. Destaque para o tema principal deste filme, "The Fire Inside", composto por Diane Warren, nomeada 15 vezes aos Óscares pelas suas composições.

Onde ver: Disney+
Nomeações (1): Música Original

Publicidade
  • Filmes
  • Filme

Os guardiões voltaram, seis anos após o último filme desta trilogia saída do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O terceiro volume de Guardiões da Galáxia mantém o humor e a música das já famosas mixtapes do personagem principal, Peter Quill (Chris Pratt), mas é o mais comovente de todos. À terceira, esta saga comandada por James Gunn desde 2014 – que teve um especial de Natal pelo meio – pede lenços para limpar as lágrimas, ao levar-nos numa viagem ao passado de Rocket (Bradley Cooper), um guaxinim humanóide que não teve uma infância feliz.

Onde ver: Disney+
Nomeações (1): Efeitos Visuais

  • Filmes
  • Filme

Quando, em 1981, Harrison Ford interpretou a personagem de Indiana Jones em Os Salteadores da Arca Perdida, já sabia que estava previsto que o filme tivesse quatro continuações. O que nunca imaginou foi que teria já 80 anos quando da derradeira aventura do arqueólogo do chicote. O enredo de Indiana Jones e o Marcador do Destino passa-se em 1969 e tem como pano de fundo a corrida ao espaço e a rivalidade entre os EUA e a União Soviética para chegar primeiro à Lua, envolvendo cientistas alemães da NASA que trabalharam para os nazis durante a II Guerra Mundial, alguns dos quais mantêm a fidelidade a esta ideologia.

Onde ver: Disney+
Nomeações (1): Banda Sonora Original

Publicidade

Island in Between

O documentarista S. Leo Chiang nasceu em Taiwan e cresceu nos Estados Unidos. E neste documentário reflecte sobre a sua relação com os dois territórios e também com a China, a partir das ilhas de Kinmen, muito próximas da fronteira com a China continental. Pais que não reconhece Taiwan como uma nação independente, mas sim como uma província que deveria estar sob o controlo de Pequim. Curta nascida no departamento editorial Op-Docs do jornal The New York Times. O trailer não está disponível, "só" o documentário completo.

Onde ver: Shortverse/ YouTube
Nomeações (1): Curta-metragem Documental

  • Filmes
  • Drama

Para muitos amantes de música clássica, o primeiro contacto com ela foi através dos Concertos para Jovens, do maestro Leonard Bernstein, que a RTP passou em Portugal. Grande e natural comunicador, Bernstein era um exímio “explicador” de música, e fazia-o com um entusiasmo contagioso. Acabados os programas, só nos apetecia ir à procura de mais informações sobre os compositores que tinha referido e as peças que tinha tocado com a orquestra, e ouvi-las. Este Bernstein apresentador, divulgador e pedagogo está, infelizmente, quase ausente de Maestro, o filme de e com Bradley Cooper no papel do dito.

Onde ver: Netflix
Nomeações (7): Actor Principal, Actriz Principal, Fotografia, Caracterização, Filme, Som, Argumento Adaptado

Publicidade

Nimona

Inicialmente enterrada pela Disney – alegadamente devido aos seus temas LGBTQ+, incluindo um beijo entre pessoas do mesmo sexo – esta aventura medieval foi resgatada pelo triunvirato composto pela Netflix, a Annapurna Pictures e a DNEG Animation. Uma espécie de parábola queer, envolvendo uma metamorfa rebelde (Chloë Grace Moretz) que se junta ao cavaleiro (Riz Ahmed) que jurou matá-la para derrubar o sistema que os oprime a ambos.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Filme de Animação

Nyad

Annette Bening e Jodie Foster interpretam este filme baseado numa história real. A da jornalista, autora e atleta americana Diana Nyad, que aos 60 anos, e com a ajuda da sua melhor amiga e treinadora, foi nadar as 110 milhas (177 quilómetros) que separam Cuba da Florida, sem recorrer à utilização de uma gaiola contra tubarões.

Onde ver: Netflix
Nomeações (2): Actriz, Actriz Secundária

Publicidade

O Conde

O ditador chileno Augusto Pinochet morreu em 2006, mas neste filme de Pablo Larraín não só está vivo como tem 250 anos. Nesta sátira, Pinochet é um vampiro, numa história cheia de metáforas sobre os poderes instalados (igreja incluída) e como sugam tudo à sua volta. Filmado a preto e branco, a fotografia é um dos pontos fortes desta produção, assim como o argumento, assinado por Larraín e Guillermo Calderón, que se sagrou vencedor no Festival de Cinema de Veneza.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Fotografia

O Criador

O Criador explora um futuro em que a I.A. detona uma explosão nuclear em Los Angeles, matando um milhão de pessoas - um pouco como no pesadelo de Sarah Connor em Exterminador Implacável 2. Uma década mais tarde, em 2065, o soldado infiltrado Joshua Taylor (John David Washington) vive com a sua mulher grávida Maya (Gemma Chan) num país sem nome, na "Nova Ásia", e um raid termina com a morte desta pelo NOMAD – a arma satélite americana que percorre o globo, fazendo chover a morte do alto da atmosfera terrestre.

Onde ver: Disney+
Nomeações (2): Som, Efeitos Visuais

Publicidade

Rustin

A história de Bayard Rustin, o activista negro e homossexual que contribuiu de forma muito importante para a organização da histórica marcha de 1963 em Washington, em prol dos direitos civis nos EUA. Interpretações de Colman Domingo, Chris Rock, e Jeffrey Wright.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Actor Principal

The After

Jessica Plumer (EastEnders) e David Oyelowo (Selma – A Marcha da Liberdade) são os protagonistas desta curta-metragem, na qual conhecemos Dayo, um motorista traumatizado na sequência de um crime violento que vitimou um membro da sua família. Um dia, uma passageira ajuda-o a lidar com o luto. Esta curta-metragem marca a estreia do fotógrafo Misan Harriman nas lides do cinema, como realizador e coargumentista.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Curta-Metragem

Publicidade

The Barber of Little Rock

Arlo Washington começou muito jovem a trabalhar como barbeiro na sua terra natal de Little Rock, no Arkansas. Mais tarde, fundou a Washington Barber College e também o People Trust Loan Fund, uma organização sem fins lucrativos que permite aos membros da comunidade sem conta bancária os recursos financeiros de que precisam para ter sucesso. The Barber of Little Rock acompanha a sua luta por uma economia mais justa, tentando minimizar o fosso racial que não parece diminuir nos Estados Unidos. Mais uma curta do jornal The New York Times, sem trailer disponível.

Onde ver: Shortverse/ YouTube
Nomeações (1): Curta-metragem Documental

The Last Repair Shop

Documentário sobre uma um armazém na baixa de Los Angeles, onde um pequeno grupo artesãos se dedicam a manter em bom estado de conservação dezenas de milhares de instrumentos musicais de estudantes de música. O objectivo é que nenhum aluno com necessidades financeiras fique privado da aprendizagem e da alegria que a música proporciona às suas vidas.

Onde ver: Disney+/ Shortverse
Nomeações (1): Curta-metragem Documental

O melhor do cinema

  • Filmes

Os melhores filmes de 2023 chegaram de países como a Coreia do Sul, o Irão, a Irlanda, a Espanha ou a Rússia, e incluem uma longa-metragem de animação japonesa, Suzume, a "parte um" da última aventura da série Missão: Impossível e uma fita portuguesa, Great Yarmouth – Provisional Figures. Escolhemos 12 títulos entre os que se estrearam em Portugal ao longo do ano. Abaixo, encontra-os pela ordem em que chegaram às salas de cinema (e não por preferência). Se não os viu, agarre a oportunidade quando voltar a cruzar-se com eles.

Os 100 melhores filmes clássicos
  • Filmes

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Publicidade
Os 50 melhores filmes românticos
  • Filmes

Rodados em Hollywood ou em vários países europeus, na China do pós-guerra ou em Hong Kong, estes 50 filmes têm em comum o facto de estarem subordinados ao tema do amor e pouco mais. A acção decorre em diferentes épocas e momentos, há histórias dramáticas, cómicas, trágicas e muitas que não são bem uma coisa nem outra. O amor nem sempre triunfa. Ainda assim, estes são alguns dos melhores românticos de sempre, desde O Atalante, realizado em 1930 por Jean Vigo, até ao mais recente Amor de Improviso, de Michael Showalter.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade