A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Fonte Luminosa abre galerias interiores com visitas guiadas grátis

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Junta de Freguesia do Areeiro volta a assinalar o dia 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com visitas guiadas e gratuitas às Galerias da Fonte Monumental da Alameda. Mais conhecida como Fonte Luminosa, foi inaugurada em 1948 e é uma das maiores quedas de água da Europa.

Habitualmente fechada, esta é uma oportunidade rara para conhecer o interior da fonte da Alameda, aberta ao público esta quinta-feira, das 11.00 às 17.30. Poderá descobrir como é que tudo funciona, com a ajuda de uma guia da Câmara Municipal de Lisboa, que irá complementar as sessões de visita com dados históricos e arquitectónicos.

A entrada é livre e não é preciso inscrição: vão ser organizados, no local, vários grupos para fazer a visita ao espaço. O projecto da fonte, dos irmãos Carlos e Guilherme Rebello de Andrade, enquadra-se no estilo conservador, frequentemente apelidado de Português Suave, modelo arquitectónico usado em edifícios públicos e privados portugueses durante as décadas de 1940 e 1950. Já os baixos-relevos (painéis laterais) são da autoria de Jorge Barradas e as esculturas de Maximiano Alves (Cariátides) e Diogo de Macedo (Tejo e Tágides).

Esta não é a primeira vez que se abrem as portas da Fonte Luminosa – depois da fonte ter ganho uma nova vida em 2012, com uma intervenção de reabilitação tanto no interior como na fachada exterior, foram organizadas visitas guiadas ao local em 2013. Já na edição de 2018 a fonte recebeu a visita de mais de 500 pessoas.

+ Seja maestro de uma orquestra em praças, jardins e até no aeroporto de Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade