A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Dia Mundial do Teatro
Freguesia de Santo António

Freguesia de Santo António comemora Dia Mundial do Teatro com nova toponímia

Os novos nomes não vão substituir os actuais: é apenas uma forma de homenagear os artistas portugueses durante uma semana.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Freguesia de Santo António quer homenagear os artistas durante uma semana, como uma toponímia especial, que será colocada abaixo das placas já existentes. O trabalho será realizado na noite de 26 de Março, para se acordar “em espírito de celebração” no Dia Mundial do Teatro.

“A Freguesia de Santo António é a Freguesia dos Teatros – aliás foi precisamente nestes teatros que cresci, aprendi e convivi durante vários anos. Apesar da pandemia, não podíamos deixar de prestar homenagem a esta arte que, mais do que nunca, precisa de todo o nosso apoio”, esclarece Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

Ao todo, vão ser temporariamente renomeadas 130 ruas da freguesia, incluindo a Avenida da Liberdade, que passará a chamar-se – pelo menos durante uma semana – Avenida Casa do Artista – Apoiarte. 

“Honra-nos muito este gesto da Freguesia de Santo António de nos nomear na avenida mais nobre da cidade. Mostra um enorme respeito e homenagem não só à Apoiarte e aos seus artistas, como também a todos os artistas portugueses”, afirma Luís Aleluia, membro da direcção da Casa do Artista – Apoiarte.

A lista completa de ruas a ser renomeadas encontra-se já disponível para consulta online. Nicolau Breyner, Rita Blanco, Herman José, Marina Mota, António Feio, Simone de Oliveira e Eunice Muñoz são alguns dos artistas homenageados.

Em anos anteriores, a cerimónia “Um Brinde ao Teatro” encheu o Passeio da Fama, na Praça da Alegria, mas a actual situação pandémica não possibilita a realização do evento na popular calçada, onde figuram vários nomes de artistas portugueses, incluindo algumas das figuras mais ilustres do teatro nacional.

+ As peças de teatro para ver esta semana (online)

+ Leia já, grátis, a edição digital da revista Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade