A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Galeria Jeanne Bucher Jaeger leva mais arte contemporânea para o Chiado

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Fundada em 1925, a galeria Jeanne Bucher Jaeger Lisboa abre esta sexta-feira, dia 19, o seu novo espaço em Lisboa, mais concretamente no Chiado, e será dirigida pelo galerista Rui Freire. A exposição inaugural é dedicada a André Bauchant (1873-1958) e Louis-Auguste Déchelette (1894-1964).

A ideia de abrir a galeria em Lisboa surge na sequência deste interesse continuo pela arte e os artistas portugueses. Pareceu-nos haver também da parte de colecionadores e dos museus uma abertura para que uma galeria com a nossa história se implantasse em Portugal”, explica o galerista.

A galeria tem dois espaços abertos em Paris, um no Marais e outro em Saint-Germain, e voa agora direitinha à nossa cidade para se instalar bem perto do Museu de Arte Contemporânea.

O mais importante é criar uma dinâmica criativa com o público, através da apresentação de obras de artistas que surpreendam independentemente da nacionalidade destes”, diz.

A galeria terá exposições temáticas de várias naturezas uma vez por ano (como é o caso da que inaugura esta sexta),, não se focando apenas na arte contemporânea, mas indo beber também a outros circuitos artísticos.E os artistas? Esses é suposto nunca terem sido apresentados em Lisboa, “com uma grande liberdade relativamente aos períodos a que pertencem, mas com uma ênfase particular naquilo que é denominado de arte contemporânea”.

Rui Freire admite que para além da diversidade é importante estar atento aos artistas portugueses que podem vir a integrar a programação. A galeria francesa teve um papel fundamental no lançamento da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, em Paris. Assim, é possível que venham a ser expostos alguns trabalhos da artista e o companheiro, Arpad Szenes, que não sejam tão conhecidos.

Rua Serpa Pinto, 1. Exposição patente entre 20 de Janeiro a 17 de Março. Ter-sáb 11.00-19.00. Entrada livre.

+ Exposições para ver este fim-de-semana em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade