A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Grande exposição de Banksy chega a Lisboa em Junho com dezenas de obras originais

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

A Cordoaria Nacional vai ser o palco da primeira exposição de Banksy em Portugal, ainda que, como já seria de esperar, sem a autorização do artista britânico. Banksy: Genious or Vandal reúne mais de 70 obras originais cedidas por vários coleccionadores privados. Apesar de só inaugurar a 14 de Junho, os bilhetes para a mostra vão estar à venda a partir de sábado.

Pelas mãos da Everything is New, com a colaboração da Lilley Fine Art / Galeria de Arte Contemporânea, vai ser possível ver em Lisboa, até 27 de Outubro, esculturas, stencils em telas, serigrafias, instalações, vídeos e fotografias num ambiente descontraído e ao melhor estilo do artista que se mantém no anonimato até hoje.

Vai ser uma oportunidade para se verem alguns dos seus trabalhos mais conhecidos. Estão aqui, por exemplo, as duas crianças a correr com coletes de polícia, o polícia armado com asas de anjo e cuja cara é um smile, ou a menina com o balão em forma de coração (a mesma da obra destruída em leilão). 

“Banksy adquiriu o status de um fenómeno e é um dos artistas mais brilhantes e importantes do nosso tempo. O seu trabalho é um desafio para o sistema, um protesto, uma marca extremamente bem construída, um mistério, uma desobediência à lei”, escreve em comunicado Alexander Nachkebiya, curador da exposição. “Queremos que cada visitante desta exposição seja capaz de resolver quem realmente é Banksy: um génio ou um hooligan? Um artista ou um empreendedor? Um provocador ou um rebelde? A nossa exposição tem como objectivo mostrar a profundidade do talento de Banksy, as suas múltiplas camadas e dimensões para que sejam os próprios visitantes quem pensa e quem decide”, continua.

Banksy: Genious or Vandal já foi vista por mais de 600 mil pessoas, depois de ter estado em Moscovo, São Petersburgo e Madrid. Esta exposição nada tem a ver com aquela que o Porto recebeu recentemente, Banksy’s Dismaland and Others, e que era composta por fotografias das obras do artista.

Os bilhetes podem ser adquiridos a partir de sábado, dia 20, através do site da promotora e custam 13€.

+ As melhores exposições em Lisboa para visitar

Últimas notícias

    Publicidade