A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Praia, Areal, Costa da Caparica
©Inês FélixCosta da Caparica

Há 106 praias com Qualidade de Ouro na região Tejo e Oeste

O galardão Qualidade de Ouro, que distingue a qualidade da água, foi atribuído a 386 praias nacionais. A região Tejo e Oeste regista a maior subida de zonas balneares premiadas.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A praia do CDS, em Almada, a das Avencas, em Cascais, a do Algodio, na Ericeira, e a da Adraga, em Sintra, são apenas quatro das 106 praias da região Tejo e Oeste distinguidas pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com “Qualidade de Ouro”. Esta classificação é atribuída mediante a qualidade da água nas quatro últimas épocas balneares, mas também tem em consideração todas as análises realizadas em 2019, ano durante o qual não deverá ter ocorrido qualquer tipo de desaconselhamento ou proibição da prática balnear ou de interdição temporária à praia.

Das praias galardoadas em todo o país, 322 são costeiras, 54 são interiores e seis são de transição. Na região Tejo e Oeste, contabilizam-se 81 praias costeiras e 25 praias interiores com “Qualidade de Ouro”, registando-se a maior subida de zonas balneares premiadas em relação ao ano anterior – são mais 12. Na Área Metropolitana de Lisboa, 17 encontram-se em Almada, oito em Mafra/Ericeira, sete em Cascais, quatro em Sintra e três em Sesimbra. É possível consultar a listagem completa aqui.

A avaliação da Quercus não envolve qualquer processo de candidatura e baseia-se apenas na qualidade da água das praias, comunicada publicamente pela Agência Portuguesa do Ambiente, que tem inclusive uma aplicação móvel para disponibilização rápida de informação actualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores do continente. Chama-se Info Praia, pode ser descarregada através do Google Play ou da App Store e permite-lhe ainda definir as suas praias favoritas e até verificar o nível de ocupação, para saber se vale ou não a pena arriscar a deslocação.

+ As melhores praias com Bandeira Azul perto de Lisboa

+ Mergulhos na água e apanhar sol na toalha? Sim, mas à distância

Últimas notícias

    Publicidade