A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
eléctrico
Fotografia: Gabriell Vieira

Há mais mulheres ao volante de autocarros e eléctricos da Carris

Nos últimos cinco anos, a Carris reforçou em mais de metade o número de mulheres motoristas ou guarda-freios da empresa municipal.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Quem circula em Lisboa a bordo de autocarros e eléctricos da Carris está cada vez mais habituado a encontrar uma mulher ao volante. Agora, o jornal Público anunciou os números desta mudança de paradigma cada vez mais evidente nos transportes públicos da cidade: nos últimos cinco anos, a Carris contratou mais 64% de mulheres para assumirem funções de motoristas de autocarro e guarda-freios de eléctricos.

No entanto, sublinha o jornal diário, dos 1800 tripulantes, apenas 133 são mulheres (10%). No total dos vários departamentos, a Carris tem precisamente 2588 trabalhadores, dos quais 281 são mulheres (11%), sendo que 47,5% desse total entraram na empresa desde 2017. Na sua maioria, ocupam as funções de motoristas de autocarros ou guarda-freio (48%), às quais se seguem as áreas administrativas (22%) e cargos de chefia (12%).

Actualmente, a Carris tem uma frota com 724 autocarros e 48 eléctricos, aos quais se juntam os históricos ascensores do Lavra, Carmo e Bica e o Elevador de Santa Justa.

+ As opções de mobilidade urbana para passeios amigos do ambiente em Lisboa

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade