A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
macaco-aranha
Jardim Zoológico de LisboaMacacos-aranha

Há uma nova cria de macaco-aranha no Zoo de Lisboa

Foi a primeira cria a nascer este ano no Jardim Zoológico de Lisboa e ainda se apresenta ao mundo no colo da mãe.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O mais recente inquilino do Jardim Zoológico de Lisboa é uma cria de macaco-aranha, uma espécie reconhecida pelas constantes demonstrações de afecto entre macho e fêmea. Foi o primeiro nascimento de 2022, tem apenas um mês e ainda se apresenta no conforto e segurança do colo da sua progenitora. Se estiver com vontade de a ver ao vivo, aproveite para uma visita entre 12 e 14 de Fevereiro, período durante o qual o parque tem várias surpresas programadas, a começar na bilheteira, com 50% de desconto na compra do segundo bilhete de adulto.

Com apenas um mês, a cria de macaco-aranha-da-colômbia (Ateles fusciceps rufiventris) apresenta-se ao mundo ainda no colo da sua progenitora. A partir das dez semanas, deverá começar a ganhar alguma independência e a explorar a instalação sozinha, voltando para junto da mãe sempre que se sentir mais insegura. Os cuidados parentais são exigentes e da responsabilidade exclusiva da progenitora. Uma fêmea amamenta a sua cria durante um ano e meio a dois anos.

Segundo a Lista Vermelha da IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza, a população da espécie está em decréscimo, mas o seu estatuto tem vindo a melhorar desde 2008, ano em que foi classificada como “criticamente em perigo”. Actualmente, está apenas “vulnerável”. As suas principais ameaças são a perda de habitat devido à crescente desflorestação, bem como a caça furtiva para consumo humano, razão porque é tão importante manter programas de recuperação do macaco-aranha-da-colômbia, de forma a garantir a sua conservação.

Além de conhecer a nova cria de macaco-aranha-da-colômbia, o Jardim Zoológico convida-o a “sentar-se à mesa” com tigres, suricatas, zebras e muitas outras espécies, nos chamados enriquecimentos ambientais temáticos, que envolvem técnicas que estimulam os comportamentos naturais das espécies e permitem aos visitantes assistir a momentos de acção. Até 14 de Fevereiro, também é possível adquirir um kit de apadrinhamento especial, que inclui dois bilhetes para uma visita guiada pelas instalações das espécies mais românticas do Zoo de Lisboa, como os grous-do-japão e os gibões.

Jardim Zoológico de Lisboa. Seg-Dom 10.00-20.00. 16€-22,50€. 50% de desconto entre 12 e 14 de Fevereiro. 

+ Zoo de Lisboa tem bilhetes para oferecer no Dia dos Namorados

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade