A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há uma nova rede social que é um laboratório de arte

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Desbloquear, facilitar e dialogar são as palavras de ordem desta nova rede social. Esqueça a concepção tradicional de rede social que conhece, porque a UmbigoLAB surge para dar apoio a artistas, curadores, galeristas e instituições, tudo para criar uma ponte entre os vários tentáculos do sistema artístico.  

O projecto está sob alçada da revista Umbigo e da Fundação Millennium bcp, e arranca oficialmente esta segunda-feira, dia 23, numa clara aposta no eixo da arte contemporânea. O UmbigoLAB assume-se assim como uma plataforma experimental que dá foco sobretudo à arte digital, híbrida e multimédia – uma nova forma de expor arte na internet. O grande objectivo é articular a curadoria com a obra de arte, sendo a inscrição gratuita e aberta a todos os que queiram fazer parte.

Trocando tudo por miúdos: se está envolvido na vertente artística esta pode ser uma oportunidade para fazer networking dentro desta comunidade que se reúne aqui. Nomes como Julião Sarmento, Raquel Henriques da Silva, Manuel Costa Cabral, Carlos Urroz, João Silvério, Helena Barranha, Inês Grosso e Sandra Vieira Jürgens fazem parte do painel de consultores da UmbigoLAB, juntando-se aos curadores já envolvidos: Ana Cachola, Carolina Machado, Carolina Trigueiros, Elsa Garcia, John Romão e Lourenço Egreja.

É aqui que começam a gerar-se sinergias e uma acção colaborativa entre curadores e artistas, artistas e instituições, galeristas e museus. Tudo para dar relevo a trabalhos de artistas mais jovens, cujos trabalhos podem ser em formato de imagem, vídeo, som, mas sempre adaptados ao meio digital.

Posto isto, os consultores podem seleccionar os artistas e organizar exposições online, que serve de plataforma de lançamento a quem está agora a aventurar-se no ramo. Já pode consultar os perfis dos artistas associados à plataforma até ao momento e esperar que anunciem a primeira exposição online. 

www.umbigolab.com

Mais arte em Lisboa:

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

+ A sociedade num garrote: 'Purificados', de Sarah Kane, estreia em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade