A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Hospital da Bonecada
Hospital da Bonecada

Hospital da Bonecada marca regresso ao Colombo para Abril

A 21.ª edição do Hospital da Bonecada vai durar dez dias: entre 22 de Abril e 1 de Maio, combate-se a “síndrome da bata branca” com um jogo de faz de conta para os miúdos.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Hospital da Bonecada já tem regresso marcado à Praça Central do Centro Comercial Colombo. Entre 22 de Abril e 1 de Maio, as crianças são convidadas a levar os seus bonecos ao popular hospital-modelo, dinamizado desde 2001 por estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Este ano, a edição é totalmente inclusiva e estará adaptada para receber crianças com perturbações sensoriais.

A infraestrutura deste hospital é semelhante à de um hospital real para que as crianças, dos três aos dez anos, conheçam o ambiente hospitalar. Tudo começa na Sala de Espera, onde podem desfrutar de várias actividades, como pinturas faciais e desenho, antes de seguirem para a Sala de Triagem, onde vão ter de explicar os sinais e sintomas da “doença” dos seus brinquedos, para poderem receber um boletim de saúde e uma cor consoante a gravidade da situação.

As restantes salas são dedicadas às diferentes áreas da saúde. Nos Consultórios Médicos, as crianças são recebidas por estudantes de Medicina, que mostram como funciona o material médico. Na Sala de Desinfecção, as crianças têm a oportunidade de se vestir como um cirurgião e aprenderem a importância de lavar as mãos antes de entrar no Bloco Operatório, onde há simulação de cirurgia nos bonecos. Há ainda um Laboratório, uma Farmácia, Gabinetes de Enfermagem, Dentista, Fisioterapia e Imagem Médica e Radioterapia e Salas de Visão, Nutrição, Terapia da Fala e dos Sentimentos.

A pensar no tema desta edição, “A Criança e as Perturbações Sensoriais”, haverá boletins em Braille e o dia 1 de Maio será especialmente dedicado a grupos de crianças com incapacidade visual e verbal ou surdez. Durante a manhã, a Associação Bengala Mágica marcará presença na companhia de crianças cegas, enquanto no período da tarde outras duas associações estarão no local com crianças surdas, bem como intérpretes. Para quem sofre de autismo, está também prevista uma data especial: no dia 29 de Abril, a partir das 10.00.

Aberto entre 22 de Abril e 1 de Maio, das 09.00 às 21.00, no Centro Comercial Colombo, o Hospital da Boneca tem entrada grátis, mas haverá produtos à venda no local. As receitas irão reverter para a Associação Bengala Mágica, cuja missão é apoiar crianças e jovens com deficiência visual. 

Centro Comercial Colombo. Avenida Lusíada. Seg-Dom 09.00-21.00. Entrada livre.

Notícia actualizada a 20 de Abril, às 11.55, com novas informações relativas ao tema desta edição.

+ Seis brinquedos inclusivos para uma infância mais feliz e diversa

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade