A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

IndieLisboa celebra o cinema brasileiro em “tempos turbulentos”

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Todos os anos o IndieLisboa reconhece o trabalho de um ou dois cineastas na secção Herói Independente. Este ano, porém, o Herói Independente é o cinema brasileiro contemporâneo.

Esta homenagem surge num momento em que "o país e o seu cinema vivem de novo tempos turbulentos", de acordo com a organização do Festival de Cinema Independente de Lisboa, aludindo à eleição de Jair Bolsonaro no ano passado. Por coincidência, ou talvez não, acontece também um ano depois de filmes brasileiros terem arrecadado os principais prémios do IndieLisboa.

O programa da secção Herói Independente: Brasil em Transe ainda não está encerrado, mas vai incluir curtas e longas-metragens realizadas no último ano naquele país. Além disso, estarão vários realizadores em Lisboa para uma conversa sobre o presente e o futuro do cinema brasileiro e do Brasil. 

Entre os filmes confirmados contam-se A Noite Amarela, de Ramon Porto Mota; A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro; Divino Amor, de Gabriel Mascaro; Domingo, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa; Fabiana, de Brunna Laboissière; No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurilio Martins; Os Jovens Baumann, de Bruna Carvalho Almeida; Querência, de Helvécio Marins Jr; Seus Ossos e Seus Olhos, de Caetano Gotardo; e Temporada, de André Novais Oliveira.

A organização sublinha que, paralelamente a este programa, vai haver outros filmes brasileiros na competição nacional e internacional, bem como nas secções Silvestres e Boca do Inferno. A programação será revelada integralmente a 2 de Abril.

Além do Brasil, outro Herói Independente desta edição é Anna Karina, actriz (e escritora e realizadora) francesa e um nome crucial da nouvelle vague. Estará em Lisboa para acompanhar uma retrospectiva parcial do seu trabalho, co-organizada pela Cinemateca e o festival, de 2 a 11 de Maio. 

O IndieLisboa realiza-se entre 2 a 12 de Maio, em várias salas da capital.

+ Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Últimas notícias

    Publicidade