A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
The Diary of a Chambermaid, Segredos de Alcova, jean renoir
©DRSegredos de Alcova (1964), de Jean Renoir

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

Há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais. Para não perder nada, todas as semanas damos-lhe as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa, em salas muito especiais.

Recomendado: Clássicos de cinema para totós. Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

  • Coisas para fazer
  • Eventos cinematográficos
  • Lisboa

Na segunda quinzena de Setembro, Lisboa acolhe o regresso do seu festival de cinema mais antigo, o Queer, no Cinema São Jorge e na Cinemateca. O festival celebra o seu 25.º aniversário com uma programação especial que inclui uma retrospectiva do realizador Gus Van Sant, que se prepara para estrear Andy, a sua primeira peça, em Lisboa, e vai estar presente na Cinemateca para uma conversa com o público depois da exibição de dois filmes escolhidos por si, Batman Dracula, de 1964, de Andy Warhol, e Andy Warhol: A Documentary Film, de Ric Burns, de 2006.

  • Filmes
  • Comédia
  • Alcântara

Em parceria com a Biblioteca de Alcântara, a Risi Film apresenta um evento dedicado a toda a família. Enquanto os miúdos se entretêm, gratuitamente, com actividades do Serviço de Mediação de Leitura da biblioteca, os pais podem assistir descansados à comédia italiana Manual de Sobrevivência para Pais, realizada por Giuseppe Bonito em 2020 e distinguida com três prémios do Sindicato Italiano de Críticos de Cinema: Melhor Comédia, Melhor Actor e Melhor Actriz. As inscrições para a sessão são feitas através do e-mail info@risifilm.pt.

Publicidade
  • Filmes
  • Grande Lisboa

O Alvalade Cineclube está de regresso a partir de Setembro, com o ciclo Ai Portugal, Portugal, que espera pelos cinéfilos no Centro Cívico Edmundo Pedro. O cartaz é composto por documentários portugueses que revelam o país contemporâneo, com sessões marcadas para as quintas-feiras, entre 16 de Setembro e 21 de Outubro. Jorge Pelicano, Miguel Gomes, Stefan Lechner, Cláudia Varejão, Tiago Pereira, Rita Maia e Vasco Viana são os realizadores escolhidos.

  • Filmes
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

As noites de cinema ao ar livre estão de volta ao jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. Este ano, o CineCidade é dedicado aos direitos humanos, com o mundo do desporto como pano de fundo. Entre filmes premiados e outros menos conhecidos, esta edição procura desconstruir estereótipos e deixar os espectadores com mais perguntas do que respostas, abordando assuntos sobre os quais é urgente reflectir. No dia 17 de Setembro é exibido Back on Board: Greg Louganis, de Cheryl Furjanic.

Publicidade
  • Filmes
  • Santa Maria Maior

Prevista para acontecer concomitantemente no Brasil e em Portugal, esta mostra dedicada às temáticas da democracia e do anti-racismo disponibiliza vários filmes, que poderá ver online entre os dias 14 e 19 de Setembro. Em Lisboa, haverá ainda uma visita guiada à “Lisboa Negra”, que termina no Museu do Aljube para uma sessão de cinema, às 16.00. composta por uma série de curtas, seguidas de debate sobre os rumos e as possibilidades dos filmes anti-racistas.

  • Filmes
  • Castelo de São Jorge

Um diário pode ser meio caminho andado para uma boa história, e este ciclo de cinema está recheado de diaristas. À boleia da recente edição de Passageiro Clandestino vol. 1, de Mário Dionísio, a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio dedica as suas sessões de cinema de segunda-feira a filmes que em comum têm os diários. Entre Agosto e Setembro, pode ver de perto obras cinematográficas que relatam histórias de caneta em punho. Na próxima sessão, marcada para dia 20 de Setembro, pode ver Segredos de Alcova (1964), de Jean Renoir.

Publicidade
  • Cinemas
  • Ao ar livre
  • Grande Lisboa

A tradição cumpre-se com o regresso do Cinema ao Luar, promovido pelo Município de Odivelas entre 27 de Agosto e 25 de Setembro. As sessões de entrada livre vão decorrer todas as sextas e sábados, no Jardim da Música e no Parque Multidesportivo Naide Gomes, em Odivelas, mas também no Largo Vieira Caldas, em Caneças, e no Ringue de Futebol, em Olival Basto. Como sempre, a entrada será gratuita, mas a lotação é limitada e o uso de máscara obrigatório. No dia 17 de Setembro pode ver Golpada Final (2019) e no dia seguinte são exibidos os filmes Troll e o Reino de Ervod (2018) e Um Último Golpe (2020).

Mais cinema

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Ainda assim, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. Do mestre Stephen King a Guillermo del Toro, passando por Alice Cooper.

Os 100 melhores filmes de comédia de sempre
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível, que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Publicidade
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade