A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Sara Naves
©DRO Estado de Alma (2024), de Sara Naves

O melhor do cinema alternativo em Lisboa

Este mês, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou aspirante), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais (e em salas sem pipocas, diga-se). Para não perder nada, todos os meses lhe damos as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa e em salas muito especiais. Há propostas para todos os gostos.

Recomendado: Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

  • Filmes
  • Documentários
  • Alvalade

O filme do mês de Março da Zero em Comportamento recua à Guerra Fria para contar a história da filha de Estaline. O documentário Svetlana: O meu pai é Joseph Estaline foca a vida de uma mulher que pediu asilo aos EUA, onde acabou por viver até morrer no Winsconsin, na pobreza, aos 85 anos. Realizado pelo suíço Gabriel Tejedor, o documentário socorre-se de arquivos históricos, animações e relatos na primeira pessoa e vai andar em digressão por alguns espaços de Lisboa.

  • Filmes
  • Areeiro/Alameda

O CinePop leva, sem preconceitos, filmes de culto à tela do Fórum Lisboa, antigo Cinema Roma. Ou filmes que apenas ganharam o amor incondicional do público. Uma ideia do realizador e argumentista Tiago P. de Carvalho que acontece algumas vezes por ano, ao domingo. Entre Fevereiro e Abril, a programação inclui oito filmes, originalmente estreados entre 1984 e 1997, começando e terminando com o realizador Rob Reiner, nos filmes Um Amor InevitávelIsto é Spinal Tap.

Publicidade
  • Filmes
  • Alcântara

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o O Arquivo Municipal de Lisboa organiza uma mostra de cinema com produções feitas antes, durante e depois da Revolução dos Cravos, e cujo nome também fala para o MFA – Movimento das Forças Armadas, que pôs fim a mais de 40 anos de ditadura em Portugal. E são diversos os géneros cinematográfico que compõem este programa, da ficção ao documentário, ao ritmo de uma sessão por mês até Abril. A MFA – Mostra de Filmes em Alcântara é de acesso gratuito e que acontece no Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, localizado em Alcântara.

  • Filmes
  • Chiado/Cais do Sodré

Este gigante movimento internacional de curtas-metragens continua de boa saúde. Começou em Lisboa em 2010, depois espalhou-se por todo o mundo e acumula as funções de mostra e festival, já que há espaço para atribuições de prémios. Parte integrante do LABZ, projeto da Subfilmes Creative Network, já passou pelo Bicaense, pelo O Bom o Mau e o Vilão e agora as curtas-metragens são exibidas na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, onde projecta três curtas-metragens a cada terça-feira. Uma das produções é convidada, enquanto que as outras duas estão sempre em competição (saudável) para o galardão de Melhor Curta do Mês. 

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade