A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Filme, Cinema, Comédia, Drama, Romance, Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun
©DRCrónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun de Wes Anderson

Filmes com bebés ao colo e mais cinema alternativo em Lisboa

Esta semana, há bom cinema em Lisboa para quem aprecia ciclos temáticos, fitas antigas e cinema alternativo.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Se é daqueles que não deixa passar uma estreia, pode espreitar os filmes em cartaz esta semana. Mas, se é um verdadeiro cinéfilo (ou um aspirante a), deve ter em mente que algumas pérolas do cinema escapam às grandes salas. São clássicos para ver e rever – ou apenas filmes fora da rota comercial e por isso fora dos grandes centros comerciais. Para não perder nada, todas as semanas damos-lhe as melhores sugestões de cinema alternativo em Lisboa, em salas muito especiais.

Recomendado: Clássicos de cinema para totós. Os melhores filmes de sempre

Cinema alternativo em Lisboa esta semana

  • Filmes
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

O Alvalade Cineclube mudou de casa. Após quase três anos no auditório do Centro Cívico Edmundo Pedro, vai passar a projectar os seus ciclos de cinema na Sala Fernando Lopes, a casa do cinema da Universidade Lusófona, no Campo Grande. O primeiro ciclo pós-mudança vira os holofotes para o cinema brasileiro, com sessões marcadas sempre nas noites de quinta-feira. O ciclo Vai Brasil? divide-se em dois núcleos: um com duas sessões de filmes históricos e outro com cinema contemporâneo, ao longo de cinco sessões. Para entrar terá de apresentar certificado de vacinação, de recuperação ou um teste negativo.

  • Filmes
  • Marvila

O Casa Amarela – Cineclube (ex Subterrâneo Cineclube) tem morada na Sala Visconti da Fábrica do Braço de Prata e começa o ano com um ciclo dedicado a Andy Warhol, o grande ícone da pop art cujo universo criativo também se expandia para a sétima arte. As sessões acontecem nos finais de tarde de domingo durante o mês de Janeiro, num ciclo "tão peculiar e provocativo quanto a figura do seu autor", descreve o cineclube. Os filmes são todos legendados em inglês e a entrada é gratuita.

Publicidade
  • Filmes

Este ciclo em exibição no Cinema Nimas, dá a conhecer três raridades da Nikkatsu, o mais antigo grande estúdio japonês. Até meados de Janeiro pode ver obras dos realizadores Kôzaburô Yoshimura, Tomu Uchida e Tomotaka Tasaka, como Mulheres de Ginza, Cada Um Na Sua Cova e O Menino da Ama, todos filmes do ano de 1955.

  • Miúdos
  • Eventos cinematográficos
  • Grande Lisboa

Eles andam sem peias, de norte a sul, à boleia da Zero em Comportamento. Este mês andam à solta por vários espaços de Lisboa e arreadores, em sessões que incluem sete filmes de animação, perfeitos para ver em família. A lista inclui as curtas-metragens O Gangue (França), A Transformação (França), As Aventuras de Miriam: O Piquenique (Estónia), Mancha e Manchinhas: Os Cozinheiros (Suécia), As Aventuras de Uma Ervilha (Letónia), Os Guardiões da Floresta (Letónia) e Um Dia de Sol (Alemanha). As sessões decorrem na Biblioteca Orlando Ribeiro (8 de Janeiro), Biblioteca de Marvila (15 de Janeiro), Auditório Carlos Paredes (16 de Janeiro) e também no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo – Moita, na Moita (30 de Janeiro).

Publicidade
  • Filmes
  • Castelo de São Jorge

Durante o mês de Janeiro, as sessões de cinema à segunda-feira na Casa da Achada andam à volta de vários temas começamos pela letra P, como “plágios, “paródias, “patentes e “piratas. São quatro filmes que fazem parte deste ciclo que inclui, por exemplo, Piratas, de Roman Polanski, e Gato Preto, Gato Branco, de Emir Kusturica.

Mais cinema

Os 100 melhores filmes de terror de sempre
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Especialmente tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de filmes como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica. Ainda assim, quando chegou a altura de escolher os filmes mais assustadores de sempre, além dos críticos da Time Out, consultámos aqueles que nunca tiveram medo do terror. Do mestre Stephen King a Guillermo del Toro, passando por Alice Cooper.

Os 100 melhores filmes de comédia de sempre
  • Filmes

Qualquer lista de melhores filmes de comédia de sempre é discutível, que isto do humor varia muito de pessoa para pessoa. Então como é que se escolhem os melhores? Com seriedade e abrangência. Mais concretamente, falando com peritos, desde cómicos a actores, realizadores e escritores. Desde películas clássicas a outras mais recentes e de sucessos de bilheteira a filmes mais experimentais, por assim dizer, estas comédias são fonte contínua de gargalhadas ou sorrisinhos sarcásticos, tanto faz, perante a imaginação cómica ou o puro disparate transformado em arte de fazer rir.

Publicidade
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
  • Filmes

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade