A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

João Rodrigues mantém-se como melhor chef do ano para os Prémios Mesa Marcada

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

João Rodrigues, chef do Feitoria, voltou a ser o chef do ano segundo a votação organizada pelo blogue Mesa Marcada. O Feitoria, tal como no ano passado, também se mantém na primeira posição do ranking. A grande entrada neste top português vem do Porto: é o Euskalduna Studio e o seu chef, Vasco Coelho Santos.

O último ano foi para consolidar as ideias sobre a relação com os produtos e os produtores no Feitoria, e assim o par chef-restaurante mantiveram o primeiro lugar intacto, depois de no ano passado terem afastado José Avillez e o Belcanto dos primeiros lugares (do ranking dos chefs e dos restaurantes, respectivamente).

O projecto que mais vezes subiu ao palco na segunda-feira à noite, no Alcântara Café, fica no Porto: o Euskalduna Studio é o restaurante de 20 lugares onde a cozinha também assegura o serviço de sala e que entrou este ano directamente para o oitavo lugar no ranking Mesa Marcada; sendo esta a maior subida no ranking, ganhou também o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano. Vasco Coelho Santos, o chef, ganhou o título de chef revelação do ano.

Uma das novidades da noite foi para o Prémio Mesa Diária, que elege um espaço de “preço moderado” e que tem sido ganho, desde que foi criado em 2014, por André Magalhães e pela Taberna da Rua das Flores. Este ano o eterno vencedor também estava na lista dos nomeados (ao lado da Taberna Sal Grosso, em Lisboa, e do Noélia e Jerónimo, em Cabanas de Tavira), mas o prémio foi para a Taberna Ó Balcão, de Rodrigo Castelo, que em breve terá O Mariscador no Campo Pequeno.

Na categoria de novo restaurante, os três mais nomeados pelo júri composto por 153 pessoas são lisboetas: o Local, o Pesca e o JNcQUOI, o vencedor.

O ano de 2017 trouxe um novo prémio, Prémio Maria José Macedo – Produtor/Fornecedor do Ano, votado apenas pelos chefs, que escolheram Pedro Bastos, da Nutrifresco, empresa de peixe.

Esta votação que Miguel Pires e Duarte Calvão, do blogue Mesa Marcada, organizam desde 2009 alarga a votação a cozinheiros, jornalistas, conhecedores do meio gastronómico e empresários para criar um ranking de restaurantes e outro de chefs – é com base nas posições deste ranking que estes prémios são atribuídos.

Este ano, entre os dez melhores restaurantes do país estão quatro lisboetas – Feitoria (1º lugar), Belcanto (3º), Loco (4º) e Alma (6º); os chefs destes quatro espaços são também os chefs a trabalhar em Lisboa entre os dez melhores – João Rodrigues (1º lugar), José Avillez (2º), Alexandre Silva (4º) e  Henrique Sá Pessoa (6º).

Leia Mais:

+São estes os chefs do ano Time Out

+Os melhores novos restaurantes de 2017 em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade