A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

José Padilha expõe 'O Mecanismo' da corrupção no Brasil

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

O Mecanismo é a nova série do realizador José Padilha sobre a Operação Lava-Jato, que desvendou o maios escândalo de corrupção de sempre no Brasil. Estreia-se esta sexta-feira na Netflix.

Brasil, 2013. Marco Ruffo, um agente da Polícia Federal, está empenhado em prender e desvendar as negociatas de Roberto Ibrahim, um doleiro (traficante de dólares no mercado paralelo). A captura de Ibrahim, que se põe a dar à língua em troca de protecção, abre as portas a uma investigação de dimensões inimagináveis para Ruffo e para a sua colega e discípula, Carol Abras, que envolve políticos ao mais alto nível e poderosos empresários. Tudo graças à descoberta de uma bomba de gasolina com lavagem de automóveis, que servia de fachada para a movimentação de dinheiros ilícitos em larga escala.

Este é, em traços largos, o enredo de O Mecanismo, a nova série do realizador brasileiro José Padilha (Tropa de Elite, Narcos), em estreia na Netflix. A série baseia-se na Operação Lava-Jato, iniciada em Março de 2014, que descobriu um esquema de lavagem de dinheiro que movimentava milhares de milhões de reais em subornos, comprometendo altos quadros da empresa petrolífera estatal Petrobrás, presidentes de grandes empresas de sectores como o da construção civil e membros de toda a classe política, incluindo o ex-presidente Lula da Silva. É considerado o maior escândalo de corrupção de todos os tempos no Brasil.

Criada e escrita por Padilha e Elena Soarez, O Mecanismo usa nomes fictícios mas facilmente associáveis aos da realidade. Assim, em vez de Petrobás, fala-se em Petrobrasil, e ao invés da construtora Odebrecht, refere-se a Miller & Brecht. Disse José Padilha: “No Brasil, a corrupção faz parte da lógica, da estrutura da política. A corrupção é a norma. Esse ‘mecanismo’ não tem ideologia, está tanto nos governos de esquerda como de direita.” Nos papéis principais de O Mecanismo encontramos Selton Mello, Caroline Abras e Henrique Diaz.

Últimas da Netflix:

+ Os Monty Python estão a chegar à Netflix

+ The Rain, a primeira série dinamarquesa da Netflix, chega em Maio

Últimas notícias

    Publicidade