A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa em movimento: cineasta russo capta em vídeo a beleza da cidade

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Diz que há imagens que valem por mil palavras. Se tivermos em conta que um frame de vídeo tem pelo menos 24 delas, os três minutos do vídeo que o russo Alex Soloviev fez sobre Lisboa valem por uns bons milhares de caracteres.

Este fotógrafo e cineasta não pára quieto e tem-se dedicado a criar pequenos filmes que capturam os movimentos de algumas cidades europeias. A Moscovo, Viena e Praga junta-se agora um belo vídeo sobre Lisboa – disponível na página oficial do Vimeo de Soloviev – uma "pequena e bem sucedida tentativa de capturar o incrível espírito da grande capital", explicou-nos. Não está tudo, mas está quase tudo lá, especialmente se pensarmos que Alex visitou Lisboa apenas duas vezes. Está o rio, a ponte, os eléctricos, a Baixa, os miradouros, os jardins, os azulejos, as castanhas assadas, os monumentos, as lojas e, mais importante, as pessoas, numa edição armada em poema, desenhada em diferentes velocidades e que procura espelhar os ritmos de Lisboa.

Lisbon moves from Alex Soloviev on Vimeo.

"Fui inspirado pela luz da cidade e pelas pessoas que são abertas e acolhedoras, bem diferentes de outras cidades onde filmei", explicou à Time Out. "O que mais distingue essa cidade de outra para mim é a sensação de que ela é envelhecida e bonita em todos os aspectos. E em todos os lugares há delicados mosaicos realmente impressionantes", concluiu, referindo-se aos azulejos que tão bem decoram a cidade.

+ Sete filmes estrangeiros realizados em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade