A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa sem carros e muita festa na Semana Europeia da Mobilidade

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Passeios (a pé, de bicicleta, de scooter e até de de sitway), descontos nos transportes públicos, conferências e entrada gratuita no Museu da Carris. Vai ser assim a Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa, que acontece já de 16 a 22 de Setembro.

“Combina e move-te” é o lema da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade que, como já é habitual, termina no Dia Europeu Sem Carros, altura em que a Avenida da Liberdade se torna num enorme passeio da cidade com as estradas fechadas entre as 14.00 e as 19.00.

Logo no dia 16, domingo, o Museu Bordalo Pinheiro, o Museu da Marioneta e o Museu do Fado promovem a Volta aos Museus em Bicicleta – um passeio entre os três museus. Já no Terreiro do Paço, às 10.00, acontece a Bicla Fest Lisboa Ciclável, um passeio que pretende promover o uso da bicicleta. À mesma hora, há uma caminhada pela freguesia de São Domingos de Benfica e pelos trilhos de Monsanto.

E como já tínhamos dado nota, é neste dia que também se celebra o Scooter Day. Nos jardins do Campo Pequeno, durante toda a manhã, vai ser possível conhecer e experimentar alguns dos últimos modelos de scooters eléctricas, além dos diferentes serviços de utilização partilhada que têm surgido em Lisboa. Nos jardins haverá também um espaço para os mais novos, a Kids Zone, para os primeiros contactos com uma scooter.

Por fim, não se espante se der de caras com os antigos eléctricos na rua. A Carris promove um desfile entre Santo Amaro e a Praça da Figueira, com as suas viaturas históricas, habitualmente estacionadas no museu – acontece às 11.00 e às 16.00.

Já no dia 17, há um passeio que não vai querer perder: uma viagem por Alfama à noite de sitway (da família das segways, mas com assento). Este passeio habitualmente tem o custo de 30€ mas neste dia é gratuito, mediante inscrição prévia (limitada a 60 pessoas). Esta aventura repete-se ainda a 19, quarta-feira, dia em que o Metro vai estar a oferecer na estação da Alameda vouchers para a promoção do uso combinado de bicicleta e transportes públicos.

Ao longo da semana, em que o Museu da Carris estará com entrada gratuita, haverá ainda várias palestras e conferências e vai ser entregue o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta.

Todos os dias serão promovidos jogos para as crianças que têm como objectivo consciencializar os mais pequenos sobre as suas próprias viagens para a escola: a ideia é encorajar pais e filhos a fazerem viagens de transporte sustentável (partilhado, público, a pé ou bicicleta).

Destaque ainda para os descontos nos transportes públicos: nos dias 16 e 22, a Fertagus oferece a viagem a quem se deslocar de bicicleta, enquanto no dia 22 as viagens na CP têm um preço promocional de 2€ ida e volta em toda a rede urbana (Linhas de Cascais, Sintra, Azambuja e Sado).

O programa completo pode ser consultado aqui.

+ Scooter Day está de volta a Lisboa para bater recorde mundial

Últimas notícias

    Publicidade