A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
MacBad
Teatro Praga

LU.CA promete teatro, música, cinema e até videojogos em 2021

A próxima temporada do LU.CA começa a 6 de Janeiro com música, mas a oferta promete ser diversificada.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A programação do LU.CA – Teatro Luís de Camões para os primeiros três meses de 2021, divulgada esta quarta-feira pela EGEAC, arranca a 6 de Janeiro, com uma playlist do músico Dino D’Santiago, para ouvir no Spotify. A oferta inclui ainda o regresso do Festival Play, uma nova incursão na obra de Shakespeare, várias propostas online e uma conferência internacional sobre crítica de artes performativas.

Nos dias 16 e 17 de Janeiro, o cinema regressa ao teatro, com o Festival Play, que promete “começar em verde” com Uma Orquestra Especial, uma longa-metragem documental sobre um grupo musical de jovens do Paraguai, que vive ao lado de um dos maiores aterros da América do Sul e toca música em instrumentos feitos inteiramente de lixo.

Mais tarde, entre os dias 22 e 31 de Janeiro, o Teatro Praga volta a subir ao palco do LU.CA com uma nova incursão na obra de Shakespeare. Desta vez a companhia teatral atira-se de cabeça – e sem medos – a MacBeth, uma das peças malditas do grande dramaturgo inglês. Mas, nesta versão completamente interactiva em que o espectador é também jogador, o protagonista dá pelo nome de MacBad, um verdadeiro “bad guy” que vai tentar escapar às profecias das bruxas.

Já em Fevereiro o LU.CA sai de casa e leva leituras encenadas às escolas, a partir de A Cruzada das Crianças, de Afonso Cruz, interpretadas por Vicente Wallenstein e Raquel Oliveira. Entre os dias 5 e 13, será levado à cena Niet Hebben (“Cartas Rejeitadas”), um espectáculo de Crista Alfaiate, que volta a pegar nas cartas escritas à mão, para repensar alguns temas como o feminismo, a guerra e o pós-colonialismo, num mundo em que o Instagram, o TikTok e o Facebook estão a dar cartas.

Ainda em Fevereiro, o teatro regressa ao online, primeiro no dia 11, com música para dançar e festejar o Carnaval, escolhida por Tiago Miranda, e depois nos dias 20, 23, 25 e 27, com Dicionário – uma viagem ao universo das palavras, uma proposta do colectivo SillySeason, que consiste num jogo colectivo para crianças e que é também um desafio aos adultos que as acompanham.

A entrada na recta final da primeira temporada de 2021, o Teatro Luís de Camões será palco de uma conferência internacional sobre crítica de artes performativas entre os dias 3 e 5 de Março. O objectivo é reflectir sobre a quase inexistente crítica a espectáculos para a infância e juventude, numa altura em que a própria crítica de artes performativas se encontra em crise, mas também explorar o tema como uma forma de exercício crítico e de cidadania.

Entre 19 e 28 de Março, poderá ainda contar com uma apresentação do colectivo Cão Solteiro, a partir de textos de Michel Pastoureau, Josef Albers e Ludwig Wittgenstein. O espectáculo Azul Vermelho Azul Manteiga promete tornar o teatro numa aula de física e num jogo de cor inventado, para ensinar a perceber a natureza das cores e a questionar o modo como se olha para as coisas, as casas, as plantas, os animais ou as pessoas.

Para mais informações, basta consultar o programa completo no site do teatro.

Calçada da Ajuda, 80 (Belém). Horário da bilheteira: Ter-Sex 10.00-13.00 e 14.00-17.00 e Sáb-Dom 10.00-12.00.

+ As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

+ Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades e o melhor da sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade