A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Luís Sequeira: “Ser o pincel da tela de Guillermo del Toro é maravilhoso”

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Quando em Janeiro foram anunciadas as nomeações para os Óscares, entregues este domingo, o nome de Luís Sequeira não passou despercebido por cá – não demorou muito a confirmar-se a suspeita: há um português nomeado para os prémios mais importantes de Hollywood.

Luís Sequeira

DR

Luís Sequeira, que vive no Canadá e tem dupla nacionalidade, é o responsável pelo guarda-roupa de A Forma da Água, de Guillermo del Toro nomeado para 13 categorias – é o filme mais nomeado na edição deste ano dos Óscares. Nos últimos dias, em que se fazem as últimas apostas para a grande noite, o figurinista tem sido apontado como um dos favoritos a vencer a estatueta de Melhor Guarda-Roupa. Pretexto para uma conversa rápida com Luís Sequeira.

O que é que espera da noite dos Óscares? Quais são as suas expectativas?
Estou tão ansioso por este domingo. Isto tem sido um projecto tão incrível. Foi uma benção que me tivessem convidado para colaborar e ajudar a criar o mundo de A Forma da Água. Independentemente do que acontecer domingo à noite, sinto-me abençoado só por estar na festa. No meu coração, eu sei que o filme já foi reconhecido e que será um clássico cinematográfico durante muitos anos.

A Forma da Água

Como foi trabalhar com Guillermo del Toro?
Trabalhar com o Guillermo tem sido um prazer absoluto. Ele é um dos mais profundos contadores de histórias, tem uma visão clara e apaixonada. Ser o pincel na sua tela é maravilhoso.

Qual foi a sua maior preocupação neste filme?
Para mim foi trabalhar no equilíbrio entre a fantasia e realidade. Foi muito importante. Dar forma a este mundo com a quantidade certa de magia foi primordial. Acho que fomos bem sucedidos, que o conseguimos fazer bem com personagens fortes que ganharam ainda mais força com as incríveis performances de todos os nossos extraordinários actores.

A Forma da Água

De que forma é que o guarda-roupa pode fazer de A Forma da Água um filme vencedor?
Eu acho que o que se consegue ver é que que todos os elementos artísticos funcionam neste filme como uma visão coesa. Acredito que o guarda-roupa apenas melhora a visão artística do Guillermo. Estou muito orgulhoso pelo trabalho que eu e a minha equipa fizemos. Houve muita paixão e amor postos neste trabalho e acho que isso passa para qualquer pessoa que veja o filme.

A Forma da Água

Foram muitos os portugueses que reagiram à sua nomeação. Para quando uma visita a Portugal?
Estou a contar de regressar a Portugal em Abril e estou muito entusiasmado. Vou começar o meu novo projecto em Maio e por isso preciso de algum amor e carinho portugueses para recarregar as baterias antes de começar a próxima aventura cinematográfica.

+ Conheça o percurso de Luís Sequeira

+ Especial Óscares

Últimas notícias

    Publicidade