A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Masterclasses no Ritz: comer que nem um rei e seguir para a aula de cozinha

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Todos os sábados o hotel Ritz Four Seasons vai ter masterclasses temáticas para os clientes de brunch. A primeira é dedicada ao mil-folhas, o doce mais pedido.

O brunch do hotel Ritz Four Seasons é tão imponente como a sala do restaurante na qual é servido, aos sábados e domingos: tem várias mesas e estações de frios e quentes, com pães, queijos e carnes frios, waffles, ovos (um deles fez até a capa da edição da Time Out dedicada aos melhores brunches da cidade), mariscos, ceviches, sushi, sobremesas. Não é uma refeição barata (56€ por pessoa) mas é um banquete digno de rei. Mas a partir de agora não é só isso. A refeição que junta pequeno-almoço e almoço é mais concorrida ao domingo, por isso o hotel decidiu criar um motivo extra para ir também ao sábado – depois de encher a barriga, pode ir aprender a fazer alguns dos bestsellers em casa, em masterclasses temáticas dadas pela equipa do hotel.

As aulas de cozinha são dadas numa sala adjacente ao restaurante preparada à imagem e semelhança de um Masterchef: tem oito bancadas para duas pessoas com todos os utensílios e ingredientes necessários à parte prática, uma mesa especial para o grande mestre e dois ecrãs a transmitir tudo o que o chef faz (atenção à alcatifa!).

O calendário de masterclasses começa dia 3, com o segredo do mil-folhas com framboesa do Ritz a ser desvendado pelo chef pasteleiro Fabian Nguyen e o seu sous chef Diogo Lopes. É este o foco da primeira masterclass porque é o doce mais pedido no Ritz, ainda que isso não signifique que o façam em grandes quantidades – fazem à volta de 15 mil-folhas de tamanho normal ou 60 miniaturas. “Não somos uma fábrica de mil-folhas”, ri-se Fabian durante a aula de apresentação aos jornalistas com o mesmo tema.

A nossa tentativa de empratamento do mil-folhas
©DR

Ao contrário de outras masterclasses calendarizadas, nesta não se faz tudo de raiz. As placas de massa folhada já estão em cima da bancada e o recheio chega milagrosamente à mesa, basta enfiar no saco pasteleiro. Só há estes truques à programa de culinária porque são elementos que têm obrigatoriamente de repousar mas aprende-se a fazer tudo, passo a passo, e ao máximo pormenor – há um caderninho com a receita, mas o chef volta e meia acrescenta um ou outro truque e dicas de onde comprar determinado ingrediente num supermercado comum.

A programação vai já até Maio e inclui aulas tão variadas como a preparação de cocktails com vinho do Porto (dia 10 de Março), como fazer um strudel de bacalhau (17 de Março), introdução à prova de vinhos (24 de Março), ovos da Páscoa (31 de Março), raviólis (7 de Abril), cocktails clássicos (14 de Abril), vinhos espumantes (21 de Abril) ou sushi (28 de Abril). Para Maio, está já programado o de sour cocktails (5 de Maio), cookies (12 de Maio) e vinhos brancos (19 de Maio). E cada aula tem um especialista, do chef executivo Pascal Meynard, o chef Carlos Cardoso e sous chef Kevin Vieira ou a sommelier Gabriela Marques. 

No final ganha um diploma de participação com selo de cera lacrado – para fazer um brilharete na próxima jantarada lá em casa – e uma espátula. Tem ainda direito a uma visita guiada à cozinha do hotel.

As inscrições devem ser feitas no momento da reserva do brunch de sábado.

+ Os melhores brunches em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade