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ModaLisboa alia-se a plataforma internacional de sustentabilidade

Já há alguns designers portugueses a integrar esta plataforma que analisa os processos e métodos da cadeia de valor ao nível da sustentabilidade, e que quer ser uma ponte entre marcas e consumidores.

Por
Francisca Dias Real
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A ModaLisboa tem vindo a dar passos largos no caminho da sustentabilidade (caminho que pode descobrir aqui), sobretudo nas suas duas edições anuais, mas o trabalho em prol de uma indústria ética e justa não se fica por esses dois momentos. A ModaLisboa tem agora uma parceria com a Sustainable Brand Platform, que avalia a performance de sustentabilidade das marcas, e Awaytomars, Béhen, Constança Entrudo, Duarte e Kolovrat já fazem parte dela.

Cada vez mais, a necessidade de abraçar a sustentabilidade impõem-se em todos os sectores e, na moda, a indústria peca por ser das mais poluentes, ainda que a visão esteja a mudar e essa mudança dá-se sobretudo com os designers e as marcas emergentes. Para consolidar o compromisso de construir uma indústria mais consciente a ModaLisboa junta-se assim à IDEE Brand Platform e à sua Sustainable Brand Platform

Esta plataforma digital permite a marcas emergentes e independentes avaliar a sua performance de sustentabilidade através de tecnologia blockchain, examinando as fases da cadeia de valor através de um algoritmo próprio. Este processo permite determinar os resultados de cada marca ao nível da sustentabilidade e da responsabilidade social. Além disso, a Sustainable Brand Platform pretende também ser uma base de comunicação destes designers a consumidores e buyers cujo mindset esteja alinhado com estas directrizes de sustentabilidade. 

“Esta é uma parceria estratégica para a ModaLisboa, porque não só reforça a nossa capacidade de enfrentar os desafios que se avizinham, mas dá aos nossos designers, que há vários anos trabalham sob as melhores práticas sustentáveis, um selo oficial de aprovação”, refere em comunicado Eduarda Abbondanza, fundadora e presidente da Associação ModaLisboa. “Numa indústria tão complexa, é importante separar aqueles que estão a reenquadrar completamente a sua linha de trabalho, os seus valores e o seu compromisso para com a sua comunidade e o nosso planeta”.

Da parceria fazem já parte os designers Awaytomars, Béhen, Constança Entrudo, Duarte e Kolovrat, inaugurando assim esta parceria que quer fortalecer a comunidade e divulgar a moda consciente que se faz por cá. 

“A parceria com a ModaLisboa é uma oportunidade fantástica para selecionar e promover marcas com intrínsecas características de design, pautadas por princípios éticos e sustentáveis. É também uma colaboração importante para criar uma ponte entre Milão e Lisboa, ampliando o conhecimento dos designers portugueses através da nossa comunidade de buyers e profissionais ”, afirma na nota de imprensa Alex Albini, CEO da IDEE Brand Platform.

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