A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Monica Bellucci faz roteiro de 12 peças para Museu de Arte Antiga

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Monica Bellucci mudou-se para Lisboa em 2016, foi mais uma daquelas que se apaixonou pela cidade e já vive como uma lisboeta. Tanto que o Museu Nacional de Arte Antiga convidou a actriz italiana a fazer o roteiro de Agosto e a escolher 12 peças das colecções do museu.

A ideia é que cada visitante se ponha no papel de Bellucci e siga o roteiro que a actriz preparou para este mês. A iniciativa faz parte do programa MNAA 12 Escolhas, que, ao longo de um ano, convida uma personalidade por mês para escolher, com inteira liberdade, 12 peças do museu definindo um roteiro artístico.

“É para mim uma honra participar neste projecto especial, uma oportunidade para me expressar através de obras-primas, tanto de artistas conhecidos como de desconhecidos que enriquecem as coleções do museu”, explica Monica Bellucci em comunicado que pode ler-se no folheto do museu. “As peças que escolhi encarnam, simbolicamente, a herança Clássica à qual pertenço e os meus ideais de convivência e de aprofundamento de relações com todos os seres vivos. Não poderia ter deixado de lado os notáveis azulejos, símbolo do meu caro amor por Portugal e pela sua cultura.”

Entre as peças escolhidas pela actriz estão duas de Domingos António Sequeira, a Adoração dos Magos e o Coração da Virgem, o Presépio do Convento de Nossa Senhora das Necessidades, o quadro Conversação, de Pieter de Hooch, e o Tapete com árvores e animais, uma tapeçaria em lã do Irão.

Estão previstas duas visitas guiadas ao roteiro idealizado por Monica Bellucci, uma no dia 30 de Agosto, às 15.30, e outra no dia 2 de Setembro, às 11.30.

O MNAA 12 Escolhas começou em Maio e teve Marcelo Rebelo de Sousa como primeiro convidado, o único convidado português do programa – os outros 11 são estrangeiros com ligações a Portugal ou a viver no país –, seguido do príncipe Amyn Aga Khan e do empresário André Jordan.

Museu Nacional de Arte Antiga. Rua das Janelas Verdes. Ter-Dom 10.00-18.00. 6€.

+ Os melhores museus em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade