A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Mundo do Livro vai ter o selo Loja com História

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

João Rodrigues Pires fundou a loja Mundo do Livro em 1946, fez 100 anos este mês e verá o seu negócio integrar o programa municipal Lojas com História. A votação acontece esta quinta-feira.

A proposta, assinada por Catarina Vaz Pinto, vereadora com o pelouro da Cultura, passa por submeter a consulta pública, durante 20 dias, mais nove estabelecimentos e duas oficinas de manufactura.

Mas a grande estrela será mesmo o Mundo do Livro que embora não fizesse parte do programa Lojas com História já tinha sido distinguida pelo olhar atento do Círculo das Lojas, um programa criado pelo Fórum Cidadania Lx, pioneiro na defesa das lojas históricas da cidade.

Trata-se de uma livraria dedicada à venda de gravuras e que acumula como antiquário. Na loja encontra o próprio fundador, João Rodrigues Pires, que guarda na memória uma quantidade de histórias que só caberia num livro (ou em vários volumes).

Há uma sala com cerca de 400 gravuras originais, edições que o fundador reuniu durante muitos anos e que são o principal negócio da casa. Mas ao longo dos três andares há tesouros sem conta, mapas antigos e muitos livros com dedicatórias de autores conhecidos. Um deles João Rodrigues Pires gostava de ver no Museu de Lisboa. O Livro do Menino Deus, de Aquilino Ribeiro, uma edição corrigida à mão pelo próprio autor que ainda acrescentou páginas avulso para resultar numa edição do Mundo do Livro chamada Sonho de Uma Noite de Natal (1956).

O Livro do Menino Deus

As restantes lojas que terão o selo Lojas com História são o bar Snob, a casa de fados O Faia, a Livraria Olisipo, a Padaria São Roque, a loja de têxteis Teresa Alecrim, a Sapataria A Deusa, a Ourivesaria Rosa de Ouro e a Tabacaria Costa & Diogo. No campo das oficinas, a distinção está a caminho da Flor da Selva - Torrefacção de Cafés e da Alfaiataria Gualdino.

Largo da Trindade, 11-13. 21 346 9951. Seg-Sex 10.00-19.00, Sáb 10.00-19.00

+ A loja Cortiço & Netos já tem uma nova casa

+ Água de regresso ao Chafariz da Esperança

Últimas notícias

    Publicidade