A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Museu do Oriente dedica dia especial ao Ano Novo tailandês

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Bem sabemos que este mês ninguém pára o Museu do Oriente, que se enche de actividades em jeito de celebração do décimo aniversário. No dia 15 de Abril é tempo de o Festival Songkran ocupar o museu para fazer a festa por cá e celebrar a entrada no Ano Novo tailandês.

Quem visitar o Museu do Oriente neste dia pode contar com uma mão cheia de actividades que começam logo às 10.30 com uma cerimónia tradicional budista tailandesa, que inclui oferendas e a purificação com água da imagem de Buda e dos monges. Às  12.30 poderá assistir a uma palestra sobre a vida de um monge budista tailandês e, logo a seguir, há uma sessão de meditação conjunta.

Falar da Tailândia implica também falar da sua gastronomia, portanto às 14.30 há uma palestra conduzida pelo crítico Gonçalo Loureiro sobre especialidades tailandesas desta época festiva, oferecendo aos participantes algumas sobremesas típicas. Na mesma conversa, o fotógrafo José Pinto Ribeiro apresentará um conjunto de fotografias da sua autoria sobre o tema da gastronomia e cultura tailandesas.

Para completar a viagem ao continente asiático pode participar na sessão de jogos tradicionais tailandeses e os miúdos têm lugar marcado na hora do conto. Às 16.00 não dá para escapar ao workshop de escrita tailandesa, com explicações sobre a sua origem e as regras que segue.

O Songkran é um dos festivais mais importantes da Tailândia, marcando o início de um novo ano. O calendário tailandês está a 543 anos à frente do calendário gregoriano.

Mais em Lisboa:

+ Abril, Museu do Oriente a mil

Últimas notícias

    Publicidade