A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Museu dos Coches candidato a Museu Europeu do Ano

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

O Museu Nacional dos Coches, em Belém, é uma das 40 instituições nomeadas a Museu Europeu do Ano 2018, um prémio entregue pelo Fórum Europeu dos Museus. Portugal surge ainda na lista com o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. O vencedor é anunciado em Maio em Varsóvia, na Polónia.

É, actualmente, o museu mais visitado de Lisboa, aliás, do país, segundo as últimas estatísticas da Direcção-Geral do Património Cultural. Em 2016, o Museu dos Coches registou 382.593 entradas.

Muitas vezes referido ainda como o novo Museu dos Coches, apesar de o edifício projectado pelo Pritzker brasileiro Paulo Mendes da Rocha e que custou 40 milhões de euros ter inaugurado já em 2015, este museu está nomeado ao lado de instituições como o War Childhood Museum, em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), o  Helsinki City Museum (Finlândia), o Money Museum Deutsche Bundesbank, em Frankfurt (Alemanha), o The Design Museum, em Londres (Inglaterra), ou o Museo dell'Opera del Duomo, em Firenze (Itália).

Criado pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus atribui o Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award ou EMYA, na sigla original) desde 1977, ano da sua fundação.

Esta distinção é considerada uma das mais importantes entregues na área e tem como objectivo premiar o que de melhor se faz no sector museológico europeu, promovendo processos inovadores.

+ O Museu dos Coches em números

Últimas notícias

    Publicidade