A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
45 anos do 25 de abril
DR

Música, exposições, cinema, teatro e mais – assim serão as Festas de Abril em Lisboa

Com o mês da liberdade chegam as Festas de Abril, a iniciativa da EGEAC que celebra a Revolução dos Cravos. A programação arranca dia 14 e estende-se até Maio.

Escrito por
Daniel Monteiro
Publicidade

O fim de Março aproxima-se e já sabemos: deve estar a chegar a programação das Festas de Abril, da EGEAC. E chegou na manhã desta segunda-feira, com a promessa de encher a cidade de programação diversificada para celebrar o 25 de Abril, entre música, exposições, teatro, cinema, conversas, leituras e outras propostas culturais.

O ponto alto está marcado para o dia 24: o Terreiro do Paço recebe, a partir das 22.00, o espectáculo ao ar livre e gratuito Abril em Flor, apresentado por Vitorino, onde a música, o desenho e a poesia se vão cruzar. Mafalda Veiga, Márcia e Luís Trigacheiro são alguns dos artistas que vão dar voz a canções do período de resistência à ditadura, e, em vídeo, Aldina Duarte, Capicua, Carlão e Tim vão declamar a poesia de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Jonas Negalha e Ruy Belo. 

No dia 25, a tradição segue como sempre, com os Paços do Concelho e o Museu do Aljube Resistência e Liberdade de portas abertas das 10.00 às 18.00. 

Mas há muito mais para fazer e descobrir à boleia dos festejos do 49º aniversário da revolução. Nos dias 23, 24 e 25 de Abril, o Mural 25 de Abril, na Avenida da Índia, em Belém, é tomado de assalto pelas intervenções dos artistas do colectivo Estúdio Boa Hora. No campeonato das exposições, destaque para "Sinais da Liberdade – Iconografia da Democracia no Arquivo Ephemera", com imagens e objetos produzidos após o 25 de Abril de 1974, a partir do Arquivo e Biblioteca de José Pacheco Pereira, para ver no Antigo Tribunal da Boa Hora entre 14 de Abril e 28 de Maio. 

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge de 21 a 23 de Abril com muito mais do que cinema: estão marcados debates, concertos, humor e oficinas. Já a Biblioteca de Marvila acolhe, nos dias 23 a 25, sempre às 21.00, um espetáculo único criado por Joana Craveiro: "Revolution Junkies – Estrangeiros na Revolução Portuguesa". "Memórias de uma Falsificadora", na mesma biblioteca dia 22, e "Catarina (o Alentejo a viu nascer)", na Biblioteca de Alcântara, a 21, são outras peças de teatro para ver, além de "25 por 3" (LU.CA, 29 e 30 de Abril) e "Antónia Rodrigues", do ciclo Antiprincesas (Parque José Gomes Ferreira, 28, 29 e 30), ambos pensados para os mais novos.  

Entre a rua e os espaços municipais e culturais de Lisboa, as Festas de Abril contam ainda com leituras, conversas, percursos, visitas e oficinas, propostas para todas as idades e que são, na sua maioria, de entrada gratuita.

Texto editado por Vera Moura

+ Open House volta a abrir portas em Maio para mostrar "as diferentes vidas dos edifícios"

+ De Abril a Julho, o LU.CA afina a voz com festas e cantorias

Últimas notícias

    Publicidade