A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Carpintarias de São Lázaro
DRCarpintarias de São Lázaro

Open House volta abrir portas em Maio para mostrar “as diferentes vidas dos edifícios”

A 12ª edição do Open House, iniciativa que abre as portas de edifícios habitualmente fechados ao público, está marcada para o fim-de-semana de 13 e 14 de Maio.

Teresa David
Escrito por
Teresa David
Publicidade

O Open House Lisboa, uma iniciativa que abre as portas de edifícios históricos, casas privadas e outros lugares habitualmente fechados ao público, regressa nos dias 13 e 14 de Maio para apresentar “as diferentes vidas dos edifícios”, anuncia a Trienal de Arquitectura de Lisboa, que organiza o evento, em comunicado. Este ano, a curadoria é do ateliê lisboeta Embaixada. 

A proposta para a 12ª edição é "olhar para as arquitecturas que nos rodeiam enquanto entidades vivas, com um antes e depois, reflectindo as diferentes fases do ciclo de vida dos edifícios" numa visita a “mais de 50 projectos, passeios urbanos com quem melhor conhece cada bairro, desafios para crianças e visitas acessíveis sensoriais para pessoas cegas, com baixa visão, ou com deficiência cognitiva, a par das visitas com interpretação LGP para pessoas surdas”, revela a organização. 

Ritz Four Seasons Hotel
DRRitz Four Seasons Hotel

A isto junta-se uma colecção digital com os 372 diferentes projectos que participaram no Open House Lisboa desde o seu início, onde se incluem também os espaços visitáveis este ano, como a Casa Triangular, os Silos Portuários do Beato, o Observatório Astronómico de Lisboa, a Sinagoga de Lisboa, o Teatro Thalia, o Hotel Ritz, as Carpintarias de São Lázaro, o MUDE – Museu do Design e da Moda, o Centro Ismaili e o Reservatório da Mãe de Água. A restante programação será divulgada no início de Maio. 

Sob o lema da sustentabilidade, os voluntários do evento vão vestir novos coletes produzidos com materiais recicláveis criados pelo designer Jorge Moita, em vez das tradicionais t-shirts, “fomentando assim a reutilização futura e melhores práticas ao nível da sustentabilidade”, lê-se no press da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Com esta mesma missão a favor do meio ambiente, Lisboa acolhe, em Dezembro, o primeiro encontro presencial do Open House Europe, um projeto de cooperação financiado pelo programa Europa Criativa, da Comissão Europeia, com a participação de doze membros europeus da rede internacional Open House.

+ Dois dias de moda vintage, música e cocktails no Largo Residências

+ Festival Contacto chama fãs de ficção especulativa a Marvila

Últimas notícias

    Publicidade